Falta de documentação

Pessoal, alguém poderia me auxiliar?

Já encaminhei a documentação toda pra Portugal, porém, não incluí a certidão de nascimento do cidadão português. Tinha entendido que apenas indicando o livro e onde encontrar eles fariam a identificação. Ocorre que esse caso não se aplica aos registros que ainda estão no arquivo digital, correto? Quando enviei não tinha me atentado.

Vocês acham que eu envio agora ou espero o pedido entrar em pendência? Meu medo é o pedido ser indeferido direto.

Comentários

  • @Carolsrf se você já tem o número do processo, compensa enviar... pq com certeza vai cair em exigência

  • @Carolsrf , exatamente o que o @gsilvestre disse, vai cair em exigência, se seu avô nasceu antes de 1911. Neste caso, tem que mandar a certidão certificada pelo Arquivo Distrital.

    Se, no entanto, ele nasceu após 1911, a certidão já está informatizada, e basta mandar o número e a Conservatória que expediu, pois o Conservador, ao analisar, irá consultar o sistema online.

    Não se preocupe, a falta de um documento não faz com que o processo seja indeferido de plano.

  • editado September 2021

    @Carolsrf

    É uma unanimidade: Não vai ser indeferido, mas vai ter exigência do documento original. (no mínimo)

    Pode começar a se mover e pedir uma certidão original do Arquivo Distrital (descritiva ou de preferência reprográfica), para mandar assim que receber o número do processo, mesmo que ainda não tenha a exigência, porque certamente virá.

    Basta mandar o original e pedir que juntem ao processo número tal, e Fulano de tal.

    Já que está nisso, e esse foi um item essencial onde houve o deslize, recomendo que descreva o caso, e relate quem era o português, quem é o requerente, qual o tipo de processo (ou qual o próximo descendente do português ainda vivo). Se era casado ou solteiro, se casado, onde se casou se no BR ou em PT, e se tem a certidão de casamento (porque a certidão de batismo consta somente o primeiro nome, e vai precisar da certidão de casamento para fixar o nome adotado na maioridade). Quem foi o declarante na certidão do filho/fila do português e com que idade.

    Muitos pequenos detalhes que devia olhar antes de enviar o processo.

  • Pessoal, muito obrigada.

    O processo está todo correto, o envio da certidão de casamento foi feito, os declarantes de todas as certidões foram os descendentes portugueses, além de terem sido efetuadas na menoridade.

    Esse deslize foi apenas porque no formulário diz que basta indicar os dados do livro que eles encontrariam a certidão. Entendi que eles fariam isso mesmo se fosse no arquivo distrital, mas depois entendi que fazem isso apenas se o registro estiver informatizado (após 1911).

    Já pedi a certidão, já está nos correios. Vou enviar e pedir para anexar ao processo como me instruíram (já recebi o número).

    Muito obrigada mais uma vez!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.