Arvore familiar para Sefardita

Eu estou montando a minha arvore pra ver se posso tirar a cidadania pela via sefardita. O problema e que eu tenho muita dificuldade em ler os arquivos com aquela letra.

Espero que possam me ajudar, ficaria muito agradecido. Estou a procura do batismo/nascimento dessas pessoas:


Pessoa: Justina Leite Dantas

Local de Nascimento: Fervença, Celorico de Basto, Braga, Portugal

Data: 15 Mar 1837


Pessoa: Ana Alves Leite

Local de Nascimento: Fervença, Celorico de Basto, Braga, Portugal

(Possivel) Data: 08 Abr 1816


E queria o casamento da seguinte pessoa:


Pessoa: Inacio Dantas

Esposa: Ana Alves Leite

(Possivel) data de casamento: 17 Abr 1836

Local: Fervença, Celorico de Basto, Braga, Portugal


Agradeceria muito tambem se alguem pudesse escrever o que esta escrito no arquivo para que eu possa continuar minha busca. Obrigado!

Comentários

  • editado September 2021

    Justina:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1013275&FileID=185673

    É o primeiro registro no alto da página da direita.

  • editado September 2021

    Casamento:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1013294&FileID=187154

    É o último registro da página da direita.

    Em geral a letra desse pároco é bem legível. Tente ler o máximo que conseguir, assim vai aprendendo.

    Depois disso, se tiver dúvidas específicas, ajuda você colocar o que já conseguiu ler (inclusive porque você já pode "deduzir" os nomes de parentes etc melhor do que outra pessoa não familiarizada) e aí podemos ajudar com o que falta. Ler outros registros na página ajuda a entender como o padre escreve cada letra e "decifrar" o registro que lhe interessa. Boa sorte!

  • @CarlosASP Muito obrigado Carlos! Te agradeço muito! Eu estava perto de dar entrada na cidadania do meu avo, por neto, mas ele veio a falecer recentemente. E por isso estou vendo se tenho direito pela via sefardita.


    Sera que poderia me ajudar com outro registro?

    Nome: João Marinho de Medeiros

    Data de Nascimento: 04 Jun 1847

    Local: Fervença, Celorico de Basto, Braga, Portugal


    Novamente, muito obrigado pela ajuda!

  • João:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1013275&FileID=185739

    O último registro da página esquerda.

    Aqui está o link para procurar mais registros na freguesia de Fervença:

    https://tombo.pt/f/cbt10

  • Bom dia! me chamo Jonathan, estou procurando informações de meus parentes de Portugal cujo o sobrenome é Barros. tenho informação do meu tataravô que se chama: BERNARDO JOSE DE BARROS, sua esposa se chama, CLODILDE OU CLEODILDE, seus filhos se chamam: ANTONIO nasceu 1890 casou em 1917 , MANOEL nasceu 1891 E LUIZ nasceu 1892 , todos foram batizados em Freguesia de Anais, Santa Marinha de Ponte de Lima. desde de já agradeço se souber de alguma informação.

    preciso: Documentos de casamentos dos rapazes ou de óbito de algum deles

  • editado September 2021

    @Johnsstore_123

    Você pode olhar os livros de batismo da freguesia de Anais para esse anos e tentar achar os batismos de Antonio, Manoel e Luiz. É possível que ao lado do assento de batismo conste alguma anotação de seus casamentos ou óbitos. Mas não é garantido.


    Os batismos podem acontecer com atraso em relação à data de nascimento.

    Por exemplo, o batismo de Antonio está aqui... TIF 100

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1105039

    Consta a anotação que Antonio casou em 7 de setembro de 1917 com Teresa de Jesus Gonçalves na freguesia de Anais. Com essa informaçao, você pode pedir por 10 euros uma cópia do assento de casamento de Antonio e Teresa no civilonline:

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    Também consta a anotação do óbito de Antonio. Mesma coisa, com isso pode pedir no civilonline.

    O sistema do civilonline tem uma falha conhecida que só aceita datas até 100 anos atrás. A solução já conhecida é colocar no pedido uma data de 1923 em diante - e nas observações, colocar a data certa do evento (em 07/09/1917 para o casamento de Antonio). Eles já estão ascostumados com isso e vão ler as observações.

    O assento de Luiz está aqui... TIF 129... mas não contem nenhuma anotação na lateral:

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1105039

    O de Manoel eu não achei numa busca rápida... busque por um período mais amplo no livro de Anais do link acima que pode achar.

    À propósito, o nome da mãe deles é Clotilde Júlia.

  • editado September 2021

    Olá, boa tarde! tentei solicitar no civilonline e quando finalizei deu erro e foi descontado os 10 euros do meu cartão, tenho o numero do pedido. oque eu devo fazer? já mandei um e-mail avisando o problema  civilonline@irn.mj.pt estou aguardando o retorno.


  • @CarlosASP Boa noite amg. consegui fazer o pedido da certidão de casamento com as informações que se encontrava no assento de batismo de Antonio, porém eles não localizaram, me mandaram a seguinte msg:

    Venho por este meio solicitar a V. Exª o favor de verificar aonde foi organizado o processo de casamento, respeitante Antonio Jose de Barros, pois feitas as pesquisas nos anos de 1912 a 1920, não foi localizado o assento de casamento, pelo que diz nas observações o averbamento foi feito com base em boletim, casaram em anais, mas o processo não é nosso, nos indique o seu nº telemovel correto.

  • @Johnsstore_123

    Bem estranha essa resposta. Talvez @Leticialele ou @gandalf tenham mais ideias de como localizar esse assento de casamento - pois está averbado no assento de batismo do noivo, com todas as informações.

    Não conheço esse detalhe de "feito com base em boletim". Há menção no assento ao "boletim" ter sido feito em 25 de janeiro de 1988. Alguém deve ter mexido nesses assentos de casamento e óbito nesse ano.

    Talvez responder ao civilonline perguntando se não conseguem localizar algo através do ÓBITO - que também está anotado lá:

    Freguesia: Braga (São João do Souto); no concelho e distrito de Braga também. A data me parece ser 13 de maio de 1958 e o assento parece 385/88.

  • @Johnsstore_123

    Quando o casamento está na certidão de batismo eles não têm acesso pelo sistema. Somente casamentos após 1911 estão informatizados. No caso, um casamento de 1912-1920 foi a faixa que pesquisaram. Pode ter sido antes, e portanto ter sido somente religioso.

    Você terá que localizá-lo, e pedir ao Arquivo Distrital uma cópia para enviar para a Conservatória.

    As pessoas nasciam, casavam e viviam geralmente numa mesma localidade. Terá que buscar pelo casamento.

    Ele provavelmente tentaram entrar em contacto telefônico e o número informado estava errado. Números do BR são muito complicados para quem disca do exterior. O formato do número deve ser: +55-XX-YYYY-YYYY onde 55 é BR, XX é o seu DDD sem o zero, como 21=RJ, 31=MG, 11=SP, etc e YYYY-YYYY é o número do telefone.

    Responda por e-mail para eles com o número correto, e diga que está buscando o assento de casamento para enviar, e portanto pede dilação do prazo.

    Boa sorte na busca.

  • @gandalf

    A anotação no assento de batismo diz que Antonio casou em 7 de setembro de 1917 com Teresa de Jesus Gonçalves na freguesia de Anais.

    Por ser pós 1911, não deveria estar informatizado?

    É o tif 100, assento número 10:

    No AD, para a freguesia de Anais, só há casamentos até 1911, não tem como localizar um casamento de 1917 no AD.

  • @CarlosASP

    Tentou pedir o assento de casamento no civilonline? (€10)

  • @gandalf

    Eu indiquei o civilonline para o @Johnsstore_123

    A resposta que ele recebeu do civilonline alguns comentários acima:

    "consegui fazer o pedido da certidão de casamento com as informações que se encontrava no assento de batismo de Antonio, porém eles não localizaram, me mandaram a seguinte msg:

    Venho por este meio solicitar a V. Exª o favor de verificar aonde foi organizado o processo de casamento, respeitante Antonio Jose de Barros, pois feitas as pesquisas nos anos de 1912 a 1920, não foi localizado o assento de casamento, pelo que diz nas observações o averbamento foi feito com base em boletim, casaram em anais, mas o processo não é nosso, nos indique o seu nº telemovel correto."


    Ou seja, tem algo faltando nessa "informatização" pós 1911. Há os dados de local e data de casamento em 1917, mas não acharam. Se olhar o assento no link acima, há sim uma menção a "boletim", algo que desconheço. Achei que talvez você ou leticia pudessem dar uma luz nesse caso - que parece ser algo mais complicado que o feijão com arroz do civilonline.

  • @CarlosASP

    Entendi. Não sei o que seria esse boletim.

    Mas ele informando o numero do celular, eles entrarão em contato, e explicarão o que precisa ser feito.

    Ele pode ligar na Linha de Registos e perguntar o que seria esse boletim. LR é o lugar de perguntar as coisas.

  • Olá gente! agradeço a ajuda de todos, @CarlosASP @gandalf @Leticialele. Estou quase lá, através da ajuda de vcs, fiz o procedimento que havia me orientado e dessa vez não deu erro, me enviaram aquela msg que repassei a vocês e em seguida enviei a foto da pagina do assento de batismo de Antônio, eles conseguiram identificar a certidão. meus muito obrigado!

    Eu gostaria de ir mais além, com essa informação, se alguém consegue através dessas informação identificar os dessedentes desse casal, Antônio e Tereza. eles são meus tios avós, a essa altura estão falecidos, procuro os meus primos de 2º e 3º grau


  • @Johnsstore_123

    O pessoal do civilonline é muito bom. Não sei se você percebeu qual era o problema no fim, mas eles desvendaram.

    O Antonio nasceu na freguesia de ANAIS, concelho de Ponte de Lima.

    Mas ele se casou na freguesia de Rendufe, concelho de AMARES.

    Eu estava meio desconfiado que a averbação do casamento - com aquela letra bem pequena ao lado assento de nascimento - poderia não ser de Anais, mas não consegui ler AMARES tampouco.

    E, no fim das contas, mesmo sendo um casamento de 1917, ainda não estava informatizado. Você pode ver no alto que o número do assento de casamento é 131/2021. Ou seja, só fizeram a informatização agora em 19 de outubro.

    Ponte de Lima é no distrito de Viana do Castelo e Amares no de Braga, mas são quase vizinhas:

    https://geneall.net/pt/mapa/-1/minho/

    Sobre achar descendentes. Os livros online só vão até 1911. Por isso, não poderá tentar achar filhos de Antonio nos livros das freguesias onde casou e nasceu (ou a da sua esposa), o que seria o caminho normal.

    Caso não tenha feito, sugiro criar no Family Search (é grátis) a árvore genealógica da sua família. Inclua o maior número de parentes (tios, avós, primos etc) e informações sobre eles que já tem (por exemplo, sobre o irmão Luiz cujo assento foi achado num post anterior). Com isso, o FS vai tentar achar conexões com outras árvores já existentes e dar sorte.

    Outro caminho são os matches por testes de DNA, mas vai depender se os descendentes dele fizeram isso também;

  • editado July 2023


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.