Ajuda para encontrar certidão nascimento no RJ

Olá pessoal!

Estou tentando ajudar minha esposa a tirar a cidadania dela, mas emperramos pra achar uma certidão de nascimento que temos poucas informações sobre ela.

Peço a ajuda dos entendidos do Forum nessa busca, por favor.

Dados que sabemos:

Nome: Angelo Francisco Thomazini

Filiação: Francisco Thomazini e Angelina Sacca

Ano de Nascimento: 1880 ou 1879 (casou com 26 anos em 1906)

Local Nascimento: Cidade Rio de Janeiro

Comentários

  • Se ele realmente nasceu por volta de 1880 na cidade do Rio de Janeiro, ele terá apenas uma certidão de batismo, já que o registro civil não existia ainda nessa data.

    A buscar seria através da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro. Mas acho que precisa saber em que igreja foi batizado. Tem ideia de onde os pais moravam? Isso pode dar uma pista para a igreja mais próxima.


    Viu que tem um homônimo no Family Search que faleceu em Itaperuna em 1974? É a mesma pessoa? (as datas não batem exatamente, mas pode ter alguma informação errada)

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GC4X-HK6

  • @Rodrigo Carvalho8 , seria o José Francisco Thomazini, nascido em (06/12/1905), filho de Francisco Thomazini e Carmelia Durande, parente do Angelo Francisco Thomazini que você procura?

    O José Francisco Thomazini, teria nascido em Lage do Muriaé, Estado do Rio, casado com Iracema Ramos Thomazini.

    O Angelo Francisco Thomazini foi casado com Emilia Gadioli?

    E ainda teria o óbito comentado pelo @CarlosASP , de Angelo Francisco Thomazini ocorrido em 12/04/1974, Itaperuna, declarado pelo filho Abel Francisco Thomazini.



    Mauriceia.

  • Obrigado pelas respostas @CarlosASP e @Mauri!

    Esse Angelo de Itaperuna é um homônimo mesmo, nenhum nome e data bate com os documentos que nós temos.

    Vou ter que seguir a busca pela Cúria do Rio, só não sabemos a igreja que ele foi batizado.

    Se tiverem algum outro caminho que talvez possamos seguir será de grande valia também rsrs

  • Por acaso Linda Thomazini é parente?

    Existe no Arquivo Nacional uma habilitação de casamento dela em 1920 com José Ferreira de Lima, na 2a Pretoria do Rio.

    Francisco e Angelina tiveram outros filhos?

    Muitas vezes, quando se trava na pesquisa de uma pessoa, um caminho é pesquisar irmãos e outros parentes que podem acabar dando uma pista de onde deve estar a certidão da pessoa que buscamos.

    Já criou no Family Search a árvore genealógica dessa família? É grátis. Mas acrescente o máximo de parentes possíveis que souber (irmãos da pessoa, do pai etc). Isso porque o sistema vai automaticamente tentando achar certidões e elos com essas pessoas. Numa certidão de casamento, nascimento etc de um desses pode aparecer alguma informação que leve ao que procura.

  • @CarlosASP , estou há exatamente 1 ano aguardando a emissão da certidão do batismo de minha avó.

    Já recebi alguns email da Cúria, o último informando que a certidão custaria 500 reais. Eu aceitei e eles sumiram, Não respondem mais aos meus apelos. Uns abusados!!

  • @Leticialele

    Sim, a Curia do Rio é complicada.

    Primeiro foram muitos meses para responder que tinha uma taxa de R$25 para procurar o batismo (eu já havia mandado até em que página exata do livro e um PDF do batismo - que está no Family Search), Paguei, e responderam que acharam e que seria R$250 mais o sedex para obter a certidão. Respondi pedindo o valor do sedex para poder fazer uma transferência com o valor total. Já faz outros meses e nunca mais tive resposta. Daqui a pouco faz um ano de aniversário também desde o pedido inicial.

    Estou torcendo para não cair em exigência de transcrição de casamento que necessitaria desse batismo.

  • @CarlosASP , pedi para meus primos, pois não foi o português que declarou o nascimento da filha mais velha!!

    Minha avó nasceu Maria e se casou Maria de Lourdes. Achei o batismo no Family Search. Pedi a certidão em setembro do ano passado!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.