Datas de emissão em Certidoes de nascimento
igormorgado
Member
Li em um guia que é necessário que as certidões tenham sido emitidas em prazo inferior a um ano no momento da abertura do processo.
Por outro lado, esta informação não consta no portal da Justiça portuguesa (https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-neto-de-um-portugues ).
Qual informação é a correta?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@igormorgado
Documentos antigos são mais sujeitos a fraude.
Se quiser evitar problemas, sugiro seguir as instruções e não mandar certidões com mais de 1 ano de emissão. Geralmente rejeitam se tiver mais que isso no momento em que forem dar entrada. Se tiver sorte, eles pedem para mandar outra (pagando novamente a remessa).
Pode clicar aqui em Nacionalidade -> maiores de 18 anos. Pedem explicitamente menos de 1 ano. https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#nacionalidade-para-maiores-de-18-anos-filhos-de-pai-e-ou-m%C3%A3e-portugu%C3%AAs
O mesmo se selecionar transcrição de casamento. Sempre menos de 1 ano.
As certidões portuguesas não vencem. Por isso não vai achar muita coisa sobre isso no site em PT.
Obrigado @gandalf
Solicitei a segunda via apostilada da minha certidao de nascimento em 2018. Entao terei que fazer outra.
[]s!
Outra coisa, ele fala em cópia reprografica. ELes querem uma FOTO carimbada pelo cartório do livro anotado no dia em que nasci? Ou serve somente o documento "Certidão de nascimento" brasileira, onde consta os dados da folha e livro apostilada.
[]s!
@igormorgado , você tem que pedir a certidão por cópia reprográfica do livro e apostilar.
@igormorgado
Há vários tipos de certidão: Breve relato (só os dados essenciais), inteiro teor (digitada com a transcrição integral), e reprográfica (literalmente um xerox do livro de registros). Essa última é a que precisa para a nacionalidade. O cartório sabe como fazer apostilada.