Preciso ir no Consulado para processo para filho de Português?

Olá pessoal. Estou fazendo o processo de cidadania do meu avô (o pai dele era português), mas não estou conseguindo agendar no consulado de Curitiba. Eu sei que para netos pode enviar direto para Portugal, mas no caso dele que é filho parece que tem uma prova de vida ou algo parecido onde ele tem que assinar a solicitação no consulado. Isso pode ser feito de alguma outra forma? Tem como assinar em cartório e enviar direto para Portugal?

Obrigada desde já.

Comentários

  • @josianeads , pode mandar direto para o Arquivo Central do Porto, preferencialmente por DHL, mais rápida e segura nesses tempos de pandemia,

    Quantos anos tem seu avô?

  • @Leticialele meu avô tem 76 anos. Preciso da prova de vida?

    Minha outra dúvida é quanto a certidão de antecedentes criminais. O consulado de Curitiba (não vou enviar por eles) me informou que preciso apostilar. Mas o cartório disse que o requisito básico para apostilamento é que haja assinatura na certidão, o que a Polícia Federal se negou a fazer. Mesmo no balcão a única certidão que a Pf me deu foi semelhante a que consegui no site, com a validação no verso.

    Afinal, preciso ou não apostilar? Caso sim, o cartório me sugeriu um termo de fé pública ou algo assim que me custará algo em torno de 120,00. Tem algum conhecimento sobre isso?

  • @josianeads , não precisa apostilar a certidão de antecedentes criminais!! Imprima a certidão e, no verso, a validação. Não precisa fazer termo de fé pública, nada disso!!! os Consulados costumam exigir o que nem saber se é possível!! Esqueça!

    Não precisa de prova de vida.


  • @Leticialele Obrigada pela resposta anterior.

    Já fiz o pagamento da Taxa 175€ e estou fazendo o preenchimento do formulário. Uma dúvida quanto a isso é o QUADRO 6 referente ao Pagamento.

    No manual de preenchimento fixado no fórum li a seguinte informação: QUADRO 6: Assinale um X em "VALE POSTAL". A numeração você deixa em branco pois só deverá ser preenchida no momento em que for fazer o vale e postar o Sedex nos Correios.

    Pergunta: Vou enviar por DHL, o que devo preencher neste caso? Vale postal é referente ao envio pelos correios, correto? Pensei que esse campo se referisse ao código de pagamento feito pelo cartão de crédito ao IRN.

  • @Leticialele Mais uma pergunta, (tentei editar a anterior mas não consegui)

    Estou fazendo todo o processo de cidadania do meu avô pela linha do pai dele. Porém, observei que na certidão de nascimento de meu avô consta como nome de sua mãe: Erminda dos Anjos.

    Nos documentos como RG, CNH e Passaporte: Erminda dos Santos.

    Na averbação de casamento e óbito do meu bisavô, em Portugal, consta: Erminda dos Anjos Santos.

    Posso enfrentar algum problema com relação ao nome dela, haja visto que o processo está sendo feito pelo nome do pai dele?

    O que fazer caso haja algum empecilho com relação ao nome da mãe?

  • @josianeads , se você pagou cm cartão de crédito, o recibo está no cabeçalho. Deixe o quadro 6 em branco!!

    A DHL é apenas uma empresa privada de envio, nada tem a ver com vale postal!!

    Mande, junto com os documentos, um print do email que encaminhou o formulário. Ele também vale como recibo.

    Quanto à segunda pergunta, só vai precisar da certidão de nascimento (ou assento de batismo, certificado) , não precisa de RG, CNH ou passaporte.

  • Muitíssimo obrigada!!! @Leticialele

    Quanto a questão do passaporte eu pedi que meu avô fizesse um pois o RG dele era muito antigo (e em Curitiba o processo de RG está praticamente parado por causa da pandemia) e só o fizemos porque em todas as listas de documentos necessários (inclusive aqui do fórum) eu entendi que era necessário um documento oficial do requerente, autenticado e apostilado. Entendi errado? 

    Abaixo segue o check list da documentação que tenho em mãos, prontos para serem enviados para ACP por DHL!

    • Certidão simples de nascimento do progenitor português (pai) já constando averbação de casamento e óbito em PT (enviado pelo Arquivo Distrital de Bragança por email)
    • Certidão de nascimento de inteiro teor do filho de português - apostilado
    • Certidão de nascimento por cópia reprográfica do filho de português -apostilado
    • Cópia do passaporte contendo filiação autenticado e apostilado
    • Antecedentes Criminais com validação no verso
    • Email com recibo de pagamento Taxa 175€
    • Formulário (já com o recibo de pg) preenchido e assinado no cartório por autenticidade 

    ESTÃO CORRETOS?

  • @josianeds, a atribuição de filho não precisa de antecedentes criminais, só se fosse como neto ou cônjuge. Seu avô seria filho de português, então será de pai para filho, e como a @Leticialele falou acima mandar para o Arquivo Central do Porto. A Certidão de Nascimento do filho do português, bastaria Inteiro Teor por Cópia Reprográfica do livro, reconhecida a firma do escrevente e apostilada, geralmente deve ser enviada a Inteiro Teor, digitada, reconhecida e apostilada do filho, quando a reprográfica do livro estaria de difícil leitura.

    Na questão do Assento do progenitor português, deve ser enviado o original com marca d'água, enviado pelo Arquivo Distrital, caso tenha nascido antes de 1911 e, portanto não tenha sido informatizado.

  • Sobre o nome da mãe do seu avô, foi averbado o casamento em Portugal com o nome de Erminda dos Anjos Santos.

    @Leticialele , teria algum problema pelo nome da mãe estar na Certidão de Nascimento do filho: Erminda dos Anjos e Passaporte: Erminda dos Santos ?

  • @Mauri , se o casamento está averbado em Portugal, problema algum

  • editado October 2021

    @Mauri Aproveitei um outro post com essa temática e enviei lá para a @Leticialele a foto da certidão que o Arquivo Distrital me enviou. Ela possui uma espécie de "validação" dizendo que a certidão enviada corresponde a original. Sabe dizer se essa certificação anexa a cópia reprografica da certidão ainda assim é insuficiente? Há uma divergência entre a Lelê e uma outra pessoa a respeito disso.

    Uma correção: a referida certidão foi obtida através do site: https://adbgc.dglab.gov.pt/ e não por email. É que não sei como seria uma certidão digitalizada, creio que a minha não seja.

    @Leticialele me perdoe por abordar em dois tópicos esse tema, não foi a intenção. Sinta-se a vontade para me puxar a orelha, rsrs

    No caso do nome de minha bisavó, obrigada pelo esclarecimento. Só estou em dúvida sobre qual nome preencho no formulário. O que consta na averbação ou o que consta no passaporte?


  • @josianeads , vamos aguardar a decisão se pode ser enviada ou não, e sobre o nome a ser colocado no requerimento.

  • Mas, acredito que seja o nome da mãe que está escrito no documento de identificação(passaporte) do seu avô.

  • @josianeads , pode colocar o nome que consta da certidão. A Erminda dos Anjos, ao se casar no Brasil, foi obrigada a adotar o sobrenome do marido, de acordo com o código civil vigente à época. Assim, após o casamento, seu nome ficou Erminda dos Anjos Santos.

  • editado October 2021

    @Leticialele Hoje, estudando mais um pouco o fórum, vi o relato de uma pessoa (não consegui localizar a resolução do caso e não me recordou quem foi, para me esclarecer) que ano passado o caso dela caiu em exigência e pediram novamente o envio de documento de identificação. Ela relata que achou estranho pois enviou as paginas 2,3,4,5 do passaporte e não saberia o que mais enviar.

    Eu já apostilei o passaporte do meu avô que foi feito há um mês, com cópia apenas das páginas 2 e 3, onde consta filiação, assinatura dele, foto, numero de identificação de passaporte. Nas paginas 4 e 5 não há nada anotado. Há um campo em branco destinado às autoridades brasileiras.

    Não vi em local algum especificação sobre quais páginas enviar. Saberia me dizer algo a respeito? Já estou chorando se tiver que refazer o apostilamento.

  • @josianeads , não precisa chorar. Você tirou as cópias corretas! Só são necessárias as páginas 2 e 3, está correto.

    Nem sempre o relato das exigências é preciso. Pode ser que o documento estivesse com o prazo de validade vencido, ou a cópia não estivesse apostilada...

    Relaxe!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.