Nacionalidade obtida de avós portugueses casados em Portugal

Minha sogra é neta de portugueses que vieram casados de Portugal. Ele Antônio da Costa Patrão e ela Maria da Cruz, ambos nascidos em Mira distrito de Coimbra. Já encontrei as certidões de batismos de ambos mas solicitei somente a dele (universidade de Coimbra). Para dar entrada vou pagar a taxa, e qdo chegar o comprovante via e-mail do pagamento vou preencher o formulário 1D e levar minha sogra até o consulado para prova de vida e autenticar a assinatura dela ( ela tem 84 anos). Feito isso anexo ao formulário a certidão de batismo do português, a certidão de nascimento do filho do português + fotocópia do livro, certidão de nascimento da neta do português + fotocópia do livro e registro criminal. Todas as certidões apostiladas. Após sair a nacionalidade da minha sogra tenho que enviar a certidão de casamento dela para transcrição, qdo transcrever inicio o processo da minha esposa como filha de cidadã portuguesa.

Quanto ao casamento religioso dos portugueses, que creio que foi em Mira, será necessário pedir também?

Será preciso solicitar também a certidão da Portuguesa que chegou casada?

O Português ficou viúvo no Brasil e se casou novamente (não estou certo se realmente casou ou juntou-se) e vi que no site sugerem de anexar a certidão de óbito para comprovar o nome usado qdo adulto, esse novo "casamento" pode ser um complicador? Seria preferível pagar uma busca do casamento em Portugal na universidade de Coimbra para tampar essa lacuna?

Desculpem pelo tamanho da mensagem, mas fiquei com essas dúvidas mesmo lendo vários posts no grupo.

Obrigado

Comentários

• @rcrechia . se ele casou em Portugal, o nome usado na vida adulta já está fixado.

Não precisa mandar a certidão de óbito!!

Se sua sogra mudou o nome com o casamento, tem que mandar uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e no RG.

• Na certidão de nascimento da minha sogra tem a anotação da alteração do nome devido ao casamento (ela casou-se na cidade de nascimento) então creio que não será necessário anexar a de casamento, ou mesmo assim precisa?

Os passos que descrevi estão corretos?

• @rcrechia , precisa anexar a certidão de casamento, sim, Não precisa apostilar.

Veja se o casamento está averbado na certidão portuguesa. Se não estiver, peça uma cópia certificada do casamento, também.

• Não entendi qual certidão Portuguesa vc se refere, a minha sogra é brasileira casada no Brasil e vai entrar ainda com o processo de nacionalidade.

A certidão de casamento que me referi na pergunta é do português (avô da minha sogra) que casou-se na igreja em Portugal (provavelmente em 1885) e na certidão de batismo dele e da esposa (portuguesa) não consta o casamento anotado na lateral.

• Essa certidão Portuguesa que vc se refere é o do Português né? Como não consta no batismo então preciso pedir para Coimbra fazer uma busca, não consta o livro de casamento para que eu possa pesquisar. Os batismos consegui localizar os registros do português e da portuguesa, mas até agora só pedi a certidão de batismo dele. São muitos detalhes pra pensar, ainda bem que tem vc pra ajudar!!

• Na certidão de nascimento da minha sogra o sobrenome da avó portuguesa está errado, vou verificar se está errado na de casamento e já solicitar a retificação e solicitar a certidão de casamento e nascimento inteiro teor já corrigidos. Na certidão de casamento do pai da minha sogra que está no mesmo cartório está correto.

• @rcrechia , sim, a certidão de casamento dos portugueses.

Qual é o erro no sobrenome da avó?

• O nome correto é Maria da Cruz e na certidão da minha sogra está Maria do Nascimento Patrão, não tem Nascimento em nenhuma certidão (Batismo da portuguesa, casamento do filho no Brasil, registros dos demais filhos...) não sei onde arrumaram isso, já o Patrão é o sobrenome do marido português

• @rcrechia , sim, terá que retificar

• Estava lendo agora a pouco que posso reconhecer por autenticidade o formulário 1D no cartório, minha sogra nasceu em 1937, então não precisa levar ela em São Paulo para fazer a prova de vida? Ela mora em Ribeirão Preto...Só essa autenticação ja é a prova de vida?

• A Conservatória dos Registos Gerais acabou de responder que o reconhecimento no Modelo 1D pode ser feito em cartório de notas brasileiro. Indaguei agora sobre a prova de vida.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.