Certidão de nascimento
Prezados, boa noite!
Gostaria de pedir a gentileza e expertise de vocês em encontrar a certidão de nascimento do meu trisavô.
Nome: AURELIANO RODRIGUES BICAS
Pai: Manoel Rodrigues Bicas
Mãe: Thereza das Neves
Achei até agora apenas um tal de Auriano Rodrigues Bicas ...mas não tenho certeza que seja ele ou irmão etc.
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Patrickdelaia , onde você encontrou o Auriano? Os pais eram os mesmos?
Coloque o link aqui, pode facilitar a pesquisa
@Patrickdelaia
Precisa conferir na certidão de casamento ou no óbito qual a data de nascimento. Abaixo o assento do Auriano
nº 18, ano 1884, freguesia de Avelãs de Cima, concelho de Anadia, distrito de Aveiro (clica no tif 16):
PT-ADAVR-PAND05-1-32_m00016.tif - Batismos - Arquivo Distrital de Aveiro - DigitArq (arquivos.pt)
@Patrickdelaia , qual o ano estimado de nascimento do seu avô?
O @Guilherme Moreira encontrou o assento do irmão, Ariano!!
@Patrickdelaia , @Guilherme Moreira e @Leticialele aqui no cepese tem a viagem do pai Manoel.
por sorte encontra a migração da família inteira, daí pode ser um irmão ou erro aqui no Brasil. Eu descobri esse mês um avô meu italiano que mudou o sobrenome da família... por isso ninguém descobria nada sobre ele, eu ja achava estranho pq o nome não parecia italiano.
EDITADO OBS: tem um outro Manuel Bicas no cepese, mas deve ser algum primo, pois os pais são Antonio Bicas e Raquel, difere dos pais da Manoel Rodrigues Bicas que pelo que vi é José Rodrigues Bicas e Maria Joaquina. Mas todos de Anadia.
@Guilherme Moreira , @Leticialele e @lucas21 , muito obrigado pelo apoio de vocês...
Consegui levantar as seguintes informações com os dados postados:
Na certidão de óbito do Manoel Rodrigues Bicas apenas consta a data de falecimento (1899) com 77 anos, ou seja, nasceu em 1822 e que seu Filho Joaquim declarou a morte no cartório.
Quanto ao Aureliano Bicas (não achei Aureliano Rodrigues Bicas), encaminho
as informações contidas no http://imigrantes.es.gov.br/Imigra.aspx, anexo.
Em especial ao Aureliano Rodrigues Bicas, solicitei a certidão de casamento dele apenas para obter informações e, descreve que:
Casou-se em 1912 (com 24 anos) com Amabili Altafim Bicas.
Quanto a Hipótese do Aureliano Rodrigues Bicas ser o Auriano, tem-se que esse foi batizado 1884-04-27(https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1182083) e aquele 1888-04-15. Creio que possa ter havido um delay entre o nascimento e batismo.
No mais, os Pais do Auriano são: Manoel Rodrigues Bicas e de Theresa Coelho.
Creio que o nome da Theresa Coelho seja Theresa das Neves Coelho, mas não consegui fechar esse raciocínio.
Desse modo, gostaria de saber se consigo mais elementos para comprovar que o Aureliano Rodrigues Bicas é o Auriano, se realmente for, bem como se haverá a necessidade de retificação de certidão.
@Patrickdelaia
O arquivo xlsx que anexou tem a data de nascimento do Aureliano 15/04/1884 (não 1888 como postou), exatamente a data de nascimento constante do batismo do Auriano encontrado.
@Guilherme Moreira , Sim, errei aqui na digitação....
Será que é preciso retificar as certidões em virtude do nome dele de da mãe?
Não sei como estão sendo de fato as exigências de Portugal...
@Patrickdelaia
Quanto ao nome da mãe, entendo que não precisa alterar. Veja como está em outros assentos da família.
Irmãos:
António - Manoel Rodrigues Bicas e Thereza das Neves Coelho (tif 11):
PT-ADAVR-PAND05-1-18_m00011.tif - Batismos - Arquivo Distrital de Aveiro - DigitArq (arquivos.pt)
Joaquim - Manoel Rodrigues Bicas e Thereza Coelho (tif 7):
PT-ADAVR-PAND05-1-23_m00007.tif - Batismos - Arquivo Distrital de Aveiro - DigitArq (arquivos.pt)
Casamento dos pais - Manoel Bicas e Thereza das Neves Coelho (tif 15):
PT-ADAVR-PAND05-2-45_m00015.tif - Casamentos - Arquivo Distrital de Aveiro - DigitArq (arquivos.pt)
Muito obrigado @Guilherme Moreira,
Teria como me ajudar a encontrar o registro de passaporte do Auriano?
Tentei pelo familysearch, mas não consegui localizar....
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:ZFKK-NMN2
Creio que o Auriano "adotou" o nome de Aureliano quando chegou no Brasil, tendo como referência as informações de Imigrante.
Desse modo, eu só queria saber se há alguma possibilidade de estar escrito Aureliano no Passaporte ou no Visto do Auriano.
Desde já agradeço o empenho de todos vocês @Guilherme Moreira,@Leticialele, @lucas21
Prezados, boa tarde!
Consegui encontrar o passaporte do Auriano, no registro 294.
Muito Obrigado a todos.
At.te,
Prezados, boa noite! Tudo bem?
Estou desde 2021 procurando a certidão de batismo do avô (AURELIANO RODRUGES BICAS) da minha avó, mas ainda não Localizei, será que vocês poderiam me ajudar? Preciso da ajuda de pessoas mais experientes....
Não conseguir ter certeza que o Auriano seria o Aureliano....para pedir até eventual retificação...
Como minha avó está com uma idade bem considerável, solicito o apoio de vocês nessa jornada.
Obrigado