Fazer cartão cidadão sem realizar transcrição de casamento

Olá pessoal!


Dei uma pesquisa no fórum mas não achei uma resposta completa sobre o assunto.

É possível fazer o CC sem transcrever o casamento antes? Ao preencher os dados, se eu colocar que sou casado eles podem se recusar a realizar o pedido? E, por último: após fazer a transcrição, preciso fazer um novo CC, mesmo que não haja mudança nos dados escritos nele?

Comentários

  • @Leticialele

    Boa noite!

    Chegou essa semana a certidão de batismo do meu bisavô português, mas algumas informações que constam nela me causaram preocupação pro andamento do processo.

    Nas certidões brasileiras, o nome da mãe dele consta como Albina Pacheco, mas na certidão portuguesa colocaram Albina Pacheca, apesar do sobrenome Pacheco do pai dela na mesma certidão.

    Além disso, na certidão portuguesa, o nome do meu bisavô veio apenas como José, sem sobrenome. Tem o nome dos pais e data do nascimento convergindo com as certidões brasileiras, mas fiquei em dúvida se essa ausência do sobrenome pode causar algum problema pro processo.

    Por favor, você saberia dizer se algum desses dois casos seria um obstáculo para o andamento do processo?

  • @aarmaroli , não há problema algum!

    Houve uma época em que, em alguns lugares de Portugal, flexionavam o gênero dos apelidos (sobrenomes). Assim, uma filha de Antonio Coelho poderia ser Maria Coelha, por exemplo.

    Foi o que fizeram com o a Albina Pacheca. Isso não é problema.

    Nos assentos de batismo, eram colocados apenas o nome do batizado. Os nomes completos eram fixados na vida adulta. Quando tiravam passaporte, quando casavam ou quando morriam.

    Por isso, recomendamos mandar uma certidão de casamento ou de óbito, sem precisar apostilar, apenas para fixar o nome que o português adotou na vida adulta.

    Relaxe.

  • @Leticialele

    Muito obrigado novamente!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.