Me ajudem POR FAVOR a achar a certidão de nascimento do meu avô brasileiro - RJ -1940

Bom dia, eu preciso de uma ajuda. Tenho a certidão de baptismo do meu avô português, porém não estou conseguindo achar a do meu avô que nasceu no Rio de Janeiro em 1940.

Nome: Luiz Santos Lopes

Data do nascimento: 23/05/1940

Filiação: Manoel Lopes

Maria Julia dos Santos Lopes

Região de Nascimento: Penha ou Parada de Lucas.

«1

Comentários

  • Foi na Freguesia de Irajá-12 circunscrição, porém não consigo achar o documento.

  • @pedrocabral3 realmente a irmã do Luiz, Lucy que nasceu em 1943 foi registrada na 12ª.

    Já pediu busca ao cartório?

  • Sim, porém não acharam. Hoje em dia é o 11 em Cascadura.

  • editado September 2021

    A minha avó nasceu na freguesia de Inhaúma/RJ, o cartório é esse também, 11a circunscrição - cascadura. Pedi a busca, a resposta será dia 11/09, próxima segunda. Liguei pra lá agora é me disseram que tem um único funcionário fazendo mais de 400 buscas pendentes. Eles nao tem site. Nao tem email. Meio confuso. Mas Estou torcendo para que eles achem...

  • Averiguei que ele realmente nasceu pela penha, porém os seus pais se casaram na 10 circunscrição e no documento dizia que ainda não havia sido registrado. Ou seja, pode ter sido registrado na 10 também.

  • @pedrocabral3 , você já procurou no 6º Registro Civil de Pessoas Naturais da Capital, Av. Geremário Dantas, nº 142 - Tanque - Rio de Janeiro, telefones: 3392-1596/2424-3920/98498-9957(Arquivo). Antiga 12ª Circunscrição de Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro, Freguesias de Irajá e Jacarepaguá, o cartório ficou por anos no Largo de Cascadura.




    Mauriceia.

  • @pedrocabral3 , o Luiz tem irmão de nome Lucio dos Santos Lopes?

  • Sim, Lucy também.

    Onde tem essas informações?

    Estou demorando para achar

  • @pedrocabral3 , como informei deveria fazer busca no Cartório do Tanque, pois foram remanejados documentos da 12ª Circunscrição, para este endereço.

  • Entendi, minha dúvida foi como que foi enocontrado o nome de seus irmãos, em que plataforma.

  • @pedrocabral3 , Arquivo Nacional, base de dados SIAN.

  • pedrocabral3pedrocabral3 Member
    editado September 2021

    Inclusive eu to olhando página por página, tem algum mecanismo de busca do site que possa ser mais específico? Estou indo pelas datas dos livros das freguesias da região.

  • Só se aparecesse em alguma base de referência pelo nome dos pais ou dele mesmo, para poder ir direto ao livro.

  • *...pelos nomes dos...

  • Minha dúvida foi o local onde você achou o nome do irmão por meio do nome dos pais, para eu tentar buscar por aí

  • @pedrocabral3 quem achou o nome da irmã foi o @lucas21

  • Oi @gsilvestre

    Ela achou o do irmão no caso. De qualquer forma, queria esse modo de pesquisa para me aprofundar mais. Tenho o site já mas é bem complexo

  • @pedrocabral3 só achei o nome da irmã, pq algum familiar seu solicitou as certidões dela. Desde 2007 quando um ato acontece imediatamente é remetido ao site do TJRj.

    por aparecer 2 vezes provavelmente pediram a certidão reprografia e a de inteiro teor. deve ser alguém buscando a cidadania também.

    Coloquei aqui também em o óbito do Luiz caso não tenha ainda, como foi em 2008 é normal ta no site do TJ.

    http://www4.tjrj.jus.br/SEIDEWEB

  • Obrigado ! Sigo na busca pelo nascimento dele, já que não foi registrado na data exata que nasceu, foi depois

  • @pedrocabral3 antes que eu me esqueça a @Mauri está correta, meus avos casaram na 12ª e fui encontrar a certidão de casamento deles na 6RCPN NO Tanque, lá ainda pertence ao Tribunal, por isso todo o pagamento é em dinheiro. O Arquivo deles é muito bom. Tem o telefone do Arquivo, mas não lembro. é só pedir que eles fornecem.

    sobre o Lucio, realmente tem no Sian, mas não achei nada do Luiz.

    Registro de Lucio dos Santos Lopes, n. 1186 em 18/05/1933, rua California, n. 148. N3.IRP.LTN.048/f.166 numero 3588

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 7 (Freguesias do Irajá, Penha e Jacarepaguá) - Registro Civil - N3

  • @pedrocabral3 , achei a Certidão de Nascimento, 12ª Circunscrição - Freguesia de Irajá e Jacarepaguá

    Luiz Santos Lopes, Livro 2 - E 17, Folha 9 V, Termo 14.854, Data Nasc.: 23/05/1940.

    Filho de Manoel Lopes e de Maria Julia dos Santos Lopes

    Registrado em 23/05/1944

    Como falei, o melhor seria entrar em contato com o telefone do arquivo do Cartório do Tanque, a certidão estaria lá.




    Mauriceia.

  • Muito obrigado !!!!

  • @pedrocabral3 essa certidão la no TANQUE (6º RCPN) vai custar perto de 200 reais(inteiro teor), lembra-se de que só aceitam pagamento em dinheiro, em 3 dias eles te entregam.

    Parabéns pelo achado.

  • @Mauri tenho uma tia que foi registrada no 12º RCPN e ex marido dela não consegue achar a certidão de jeito nenhum. No 6 RCPN deram certidão negativa para ele.

  • @Destefano , quais seriam os dados de sua tia, poderia colocá-los aqui, para ver se alguém poderia ajudá-lo. Seria a Certidão de Nascimento, qual o nome, data de nascimento, filiação, local em que nasceu, certidão de casamento, etc...

  • editado September 2021

    @Mauri ele pesquisou lá os seguintes dados:

    Vou digitar para não dificultar muito:

    Nome: MARIA ALICE GOMES DA SILVA

    Data de Nasci: 08/04/1953

    País:

    José Gomes da Silva

    Maria José Gomes da Silva

  • @Destefano , tem alguma informação de onde moravam os pais dela e em que bairro nasceu?

    Por isso, procuraram na 12ª Circunscrição?

  • @Mauri foi feito no mesmo cartório que a da minha mãe, que foi 12 RCPN, mas não encontraram nada lá. Nem no 6rcpn. Moravam na Barra.

  • @Destefano

    Busca por esses cartórios no Rio são notoriamente mal feitas. Há vários casos já relatados aqui de gente que recebeu "não encontrado" e depois a certidão estava lá.

    Por sorte, há um outro caminho e você mesmo pode fazer direto a busca.

    O Arquivo Nacional tem cópias dos "Livros Talão" de nascimento da cidade do Rio de Janeiro até por volta de 1960. O LTN é como uma "cópia" da certidão de nascimento e nela você achará o número, livro, folha e data que foi feito o registro. Como é um PDF, você imprime a cópia e leva de volta no cartório que "não encontrou". Aí eles vão encontrar. Já aconteceu inúmeras vezes.

    Entre no site do AN e crie um login grátis:

    https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp

    Depois, acesse em Favoritos a parte "Registros Civis". Vai aparecer a lista. Veja qual dos "fundos" corresponde ao bairro que procura. Clique nele. Vai aparecer uma lista de Freguesias... por exemplo, se for na area do 6RCPN atual, escolha Jacarepaguá, Clique nele e depois em LTN. Pronto, Vai aparecer uma lista em ordem cronológica dos vários LTNs. Escolha pelas datas. Cada LTN vai ter as imagens PDF de umas 200 "certidões", em ordem cronológica. Vai ter que olhar uma a uma. Quando o registro é feito logo depois do nascimento é fácil achar, Fogo é quando foi feito com atraso.

    Os arquivos PDF são meio pesados e podem demorar algo para baixar. Sugiro fazer isso tudo em computador e não em celular - inclusive para ter uma tela maior e ler o nome que está escrito em cada "cópia" da certidão no LTN.

  • editado September 2021

    @CarlosASP muito obrigado pela aula. Valeu mesmo. Eu acabei de ver que tenho conta nesse site do SIAN. Eu fiz uma consulta há muito tempo para o meu nome descendente de itaiano. Na verdade para o nome dos meus antepassados. Vou tentar por lá. Muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.