Ajuda pra certidão do meu Bisavô

Galera, por favor me ajudem onde posso encontrar qualquer coisa a mais do que tenho, que aos poquinhos vou tantando chegar lá. O pedido de ajuda é mais no sentido de onde posso ir (fisicamente ou digitalmente), obrigado! Vou colocar os dados que eu tenho aqui, da minha bisavó eu já achei a certidão, falta do meu bisavô, de qaulquer forma vou colocar os dados aqui pra caso possa ajudar em algo.


Nome: Antonio Gomes

Filiação: João Gomes e Maria José Ferreira/Maria José Ferreira Gomes

Nascimento: Pela certidão de casamento, seria 1876, mas pode ser um pouco pra cima ou baixo

Óbito: No Rio de Janeiro e por uma certidão de casamento de um dos filhos, antes de 1930, provavelmente entre 1925/1930

Local de Nascimento: Dizem na família que era de Trás-os-Montes

Casou-se no Rio de Janeiro no dia 18/10/1902 e teve 6 filhos (entre 1903/1923), não sei dizer se teve irmãos.


Bisavó (Já tenho a certidão)

Nome: Maria da Conceição Corrêa/ Maria da Conceição Gomes

Filiação: Manoel Correa e Maria do Nascimento

Nascimento: 30/09/1877

Óbito: 18/12/1958 (Rio de Janeiro)

Local de Nascimento: Ponta Delgada, Ilha de São Miguel


Agradeço qualquer ajuda, obrigado!

Comentários

  • Obrigado Kleber, mas como havia dito, a dela eu já encontrei. Coloquei ali mais pra se pudesse ajudar em algo, como os dois se casaram aqui no Brasil, preciso da certidão dos dois.

  • Achei a certidão de óbito dele, de 03/10/1925. Por essa certidão diz que ele tinha 52 anos, fala só que era português.

  • @BrunoGomes

    chegou a solicitar a habilitação no AN? https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/copy_of_acervos-mais-consultados/registro-civil-da-cidade-do-rio-de-janeiro

    Ficha: 127154 / Fundo/Coleção: 6ª Pretoria do Rio de Janeiro, (Freguesia da Glória) - D5

    Assunto: Habilitação para casamento de Antônio Gomes e Maria da Conceição Corrêa

    Ano Inicial: 1902 / Número: 2128 / Caixa: 316 / Gal: A


    sabe se Antônio tinha irmãos e os nomes?

  • Oi @Kleber Silva Aguiar, tudo bem? Obrigado pela ajuda, não pedi. Me desculpa a ignorância mas o que seria essa habilitação para casamento?

  • @BrunoGomes

    são os documentos apresentados para poder casar. um desses documentos pode te levar às certidões de nascimento,

  • Obrigado @CarlosASP! Fiz o pedido aqui no Arquivo Nacional.

  • Pessoal, o arquivo nacional me mandou no mês passado a habilitação do casamento dos dois mas infelizmente só consta como sendo portugueses. Algum outro lugar que poderia procurar? Na família já tentei com todos mas infelizmente ele morreu cedo, todos os filhos já morreram também, então a história foi se perdendo. Existe algum local que eu consiga tentar procurar como ele chegou aqui? Obrigado!

  • @BrunoGomes

    Possíveis irmãos? Pais homônimos e do Distrito de Viseu.

    ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    33168 Manuel Gomes Quintela da Lapa Sernancelhe João Gomes Maria José Sem Indicação 22 Rio de Janeiro Solteiro

    172146 José Gomes Carvalhais S. Pedro do Sul João Gomes Maria José Sem Indicação 19 Rio de Janeiro Sem Indicação

    Boa sorte!

  • @BrunoGomes

    Você sabe se os seus trisavós paternos vieram para o Brasil?

    Eu encontrei um batismo de um João, filho de João Gomes e Maria José, do ano de 1915.

    Pode ser um caso de pessoas com o mesmo nome, mas o batismo ocorreu na freguesia da Glória, a mesma do casamento do seu bisavô.

    O batismo:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-GV2Z-K?i=208&cc=1719212&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A8BFV-TP3Z

  • Obrigado pela ajuda @guimoss, mas no primeiro caso, infelizmente não sei se havia irmãos, mas pelo sobrenome acredito que esses não sejam. Quanto ao segundo post, pela idade que meus trisavós teriam provavelmente no nascimento desse João, acredito não ser possível também.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @BrunoGomes

    O sobrenome dos pais batem (João Gomes e Maria José) e as localidades são próximas de Trás-os-Montes.

    Por isso, eu verificaria os livros dessas localidades na possível ano de nascimento do seu antepassado.

    Ou, se vc não tiver paciência e/ou tempo para isso, pedir os dois passaportes acima pelo cepese a um custo total de 26 euros.

    Pode haver mais informações úteis, mas eu, se estivesse no seu lugar, verificaria os livros primeiro.

    O pagamento (transferência bancária) pode ser feito pelo Remessaonline, pois o valor supera R$ 150,00.

    ---

    Com relação ao segundo caso, eu estranhei as datas, mas pode ser um parente ou eles tinham pouca idade qdo o seu bisavô nasceu e tiveram outro filho no Brasil.

    Pode ser uma coincidência, mas o fato de terem o mesmo nome e serem da mesma área não é algo que possa ser desprezado.

    Por isso, eu buscaria os batismos brasileiros dos fllhos do seu bisavô, bem como, o casamento religioso dele, se existirem, na igreja da freguesia da Glória.

    Boa sorte!

  • @guimoss Obrigado! Eu tô em Portugal de férias agora inclusive, mas chegando no Brasil vou dar uma olhada melhor nesses casos que você me passou sim.

  • Tenho quase certeza que encontrei um irmão do meu bisavô aqui no Brasil, o nome dos pais batem e o endereço que moravam quando tiveram os primeiros filhos fica na mesma rua, José Gomes. Mas por enquanto ainda não me ajudou em nada.

  • @BrunoGomes

    Se há um José Gomes como seu parente, eu sugiro que vc busque nos livros das freguesias citadas acima.

    Também sugiro que você pesquise e faça os pedidos necessários durante a sua estadia em Portugal.

    Se você esperar até o retorno, os custos e tempo irão aumentar.

    Verifique se há alguma divergência nas certidões brasileiras, pois, se houver, é bem provável que seja necessário o apostilamento de documentos portugueses para que estes sejam usados no Brasil.

    As freguesias:

    1) Quintela da Lapa:

    https://tombo.pt/f/srn14

    2) Carvalhais:

    https://tombo.pt/f/sps04

  • Obrigado @guimoss, já tô procurando aqui!

  • Uma pergunta @guimoss, assim como você, eu vejo outras pessoas aqui no fórum achando pessoas em arquivos portugueses, existe algum lugar que tenha algum índice, algo assim? Pq eu pesquiso bastante pelo family search e pros documentos do Rio funciona bastante, mas de Portugal não. E tem alguns parentes na árvore que são portugueses e que acho que poderia ajudar também, mas nunca acho nada, obrigado!

  • @BrunoGomes

    Infelizmente, não. A busca deve ser manual ou pelo AD.

  • @BrunoGomes , às vezes, se encontra alguma coisa pelo site - http://infogestnet.com/

    Para Portugal, aparecem arquivos de várias entidades. Com sorte, se encontra logo a informação pretendida. Outras vezes, indica a Freguesia, e tem que se procurar pelo tombo.pt. É um trabalho de detetive!!

  • BrunoGomesBrunoGomes Member
    editado January 2022

    Obrigado @Leticialele! não conhecia esse

  • Galera, vê se vocês conseguem me ajudar de novo por favor. Eu acabei descobrindo mais algumas coisas procurando pelos sites e também surgiu um primo muito distante que também está fazendo a árvore genealógica sendo meu parente através de um tio-trisavô, mas ainda não achei a data de nascimento dele.

    Os dados novos que surgiram foram, meu bisavô, além do José Gomes (1882 - ?), também tem uma irmã chamada de Anna Gomes (1883 - ?) e os avôs paternos seriam Joao Antonio Gomes e Maria Gomes, e maternos José Guilherme e Ana Ferreira. Esse primo coloca eles como sendo de Linhares, São Tomé do Castelo, Vila Real.

    Ps. Esse primo é francês e a comunicação com ele não é muito boa, acabo às vezes não entendendo muito bem como ele conseguiu essas informações.

    Ps2. Pra eu pedir as informações no arquivo distrital, eu não consigo apenas visualizar uma cópia online? Tenho que pagar todas as vezes? Digo isso pois as vezes acho que pode ser relacionado algo a minha família almas não tenho certeza realmente.

    orbigado,

  • @BrunoGomes

    E não é que é mesmo!

    Assento no. 40, ano de 1875, freguesia de São Tomé do Castelo, concelho e Distrito de Vila Real (tif 132):

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097795

  • Muito obrigado @Guilherme Moreira, nem acredito que finalmente consegui isso :) Uma pergunta, como você conseguiu achar tão rápido, pq eu tava indo olhando folha por folha, e imagino que você tenha usado algum sistema de busca, abração!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.