Como comprovar Vinculos com Portugal (NETOS)

Olá pessoal,

Gostaria que me ajudassem, essa nova lei para netos como esta sendo essa questão de comprovar vinculos com Portugal? Alguem sabe dizer o que esta sendo aceito, se alguem ja conseguiu o que comprovou? Sei que esta demorando quase dois anos! Mas alguem tem alguma novidade?

Muito obrigada pela ajuda

Comentários

  • @Adriana Rabello Jose não precisa mais comprovar vínculo

    o conhecimento da língua portuguesa é suficiente, e, para brasileiros, é presumido

  • @Adriana Rabello Jose

    Correção: está demorando 30+ meses (mais precisamente 998 dias).

    A menos que consiga um pedido de urgência: para estudar com a matrícula em universidade já feita, ou alguma oferta de trabalho, ou por problema de saúde (seja para tratamento da requerente, ou como cuidadora de um familiar doente em PT).

    Tem que ser condicionado a necessidade da nacionalidade para executá-la, presencialmente.

  • Eita, @gandalf tem até o prazo exato hehehe

    O meu já tem 30 dias, então faltam "só" 968

  • editado September 2021

    @Carlos Eduardo SP

    É melhor não criar falsas expectativas... Eu já te dei um desconto de 2 meses, considerando que os processos daqui pra frente vão ficando mais simples, e o tempo pode de fato reduzir, e talvez (veja bem: talvez) concluir em 2 anos os processos pela nova lei. :-)

    Se você entrar preparado para esperar 5 anos e sair em 3, você diz: Nossa, como foi rápido! Hehehe

    Já dei o caminho das pedras pra encurtar a espera: busque um trabalho em PT (tem a vantagem da língua), ou em outro país da UE.

    Na planilha do ACP (filhos) tem alguém que conseguiu o assento em 9 dias, da chegada na conservatória ao assento. Normalmente leva 180d.

  • Hehehe estou de boa, caro @gandalf . Nem adianta eu ficar ansioso, pois na verdade o processo é do meu pai, que é neto. Ainda terei de fazer o meu depois, então estou contando que tudo deve demorar uns 5 anos mesmo. Acho que a italiana sai antes, demora de 10 a 24 meses no Tribunal de Roma, e nessa eu pude entrar junto com meu pai, mesmo sendo bisneto.

    Infelizmente (ou felizmente) morar na Europa agora (para adiantar o processo) não é uma opção para mim, já que sou funcionário público e ainda faltam aaaaanos para me aposentar.

    Obrigado pela atenção e pelas sempre preciosas (e precisas) informações!

    Grande abraço e bom domingo a todos!

  • @Carlos Eduardo SP

    Nesse caso, como está a muuuitos anos, é que você poderia considerar trabalhar para ter uma aposentadoria em €uros.

    É triste eu lhe dizer isso, mas você provavelmente vai trabalhar, trabalhar, e quando chegar sua hora de usufruir, vão puxar seu tapete. Aquilo que combinaram com você, vão mudar as regras do jogo. Sua expectativa de renda não vai nem passar perto. Já vi esse filme antes.

    Ao passo que se for para PT e trabalhar mais de 10 anos, passa a ter direito a sua aposentadoria em Euros. Ganha experiência de viver no exterior, aprende novas línguas, e só aumenta seu valor no mercado de trabalho.

    Pense nisso com cuidado, e verá que tenho razão.

  • @gandalf

    Sim, já até mudou na verdade, se não fosse pela reforma da previdência me faltariam hoje 6 anos e 2 meses, com a reforma, passou para 11 anos e 2 meses...

    Com todos os riscos futuros, ainda assim não tem como largar emprego estável de delegado da PF a essa altura e partir. Ainda não sou oficialmente portuga, eles que são aventureiros hahahah

    Abc!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.