Preciso de ajuda para encontra Assento de Batismo ou Passaporte de meus avós Portugueses

Não sei se é possível localizar essas informações sem a data certa de nascimento, e sem saber o conselho e freguesia aos quais eles nasceram.

Na certidão de nascimento do meu pai José Lopes (já falecido) consta meu avó como declarante, nesse registro consta que meu avô em 1925 tinha 29 anos, no nascimento de outro filho (meu tio) consta que em 1927 meu avô tinha 34 anos, então baseado nessa informação tenho um ano aproximado do nascimento do meu avô e de minha avó.

Meu Avô - Feliciano Lopes / Ano de nascimento aproximado 1893 a 1896

Bisavós Paterno - José Lopes e Rosa Pereira

Minha Vó - Maria de Jesus / Ano de nascimento aproximado 1891 a 1897

Bisavós Materno - Maria de Jesus e José figueiredo


Desde já agradeço a quem puder me ajudar a traçar uma estratégia para encontrar essas informações, para então iniciar um processo de Cidadania Portuguesa.

«1

Comentários

  • @JRLopes

    Feliciano nº 9 https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1065467 ...m0112.tif freguesia de Eiras / Arcos de Valdevez / Viana do Castelo

  • @Kleber Silva Aguiar Nossa cara, você foi rápido demais, tu é o cara mano...rs

    Apesar da letra meio difícil bate direitinho os nomes, agora fiquei com uma dúvida porque achava que meus avós eram solteiro. Você saberia me dizer se essas anotações ao lado do registro pode ser algum tipo de averbação? Como faço para pedir essa certidão? E que tipo de certidão é a certa para dar entrada no processo?

    Desculpa ai tantas perguntas é que não tenho nenhuma experiência nesse assunto.

    Vlw irmão

  • @JRLopes parece que o casamento que está averbado é esse:

    Tif 158. Caso tenha curiosidade pode pedir uma copia para descarregar pela web, como está em duas paginas vao te cobrar 2 copias parciais …. Vai da 0,75 EUROS por pagina parcial, total 1,50 EUROS. Caso tivesse em apenas uma pagina seria 0,25 Euros tudo.

  • editado September 2021

    @JRLopes Crie uma conta no arquivo distrital Viana do castelo, vá em serviço de linha e peça uma certidão narrativa certificada integral, vai te custar 15 Euros(é a unica aceita para processos de nacionalidade quando se encontra nos Arquivos), caso queira a de casamento por curiosidade pede a descarregada pela web comum que sai baratinho como falei em cima.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • editado September 2021

    @JRLopes

    Sim, são averbações. Inclusive pela primeira (que dá para ler melhor), deu para achar o casamento do Feliciano... é o último de todos os registros no livro abaixo:

    Número 3 https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1111570 tif158

    Nas anotações do casamento (na proxima pagina tif 159), dá para ler que a cônjuge faleceu... Me parece que ela faleceu no dia 29 de dezembro (ou talvez seja 29 de novembro de um ano posterior - não consegui achar o ano que foi feita a averbação do falecimento da cônjuge). Talvez por isso a família sempre tenha pensado que ele era solteiro.

    Não consegui ler direito as averbaçoes, mas a @Leticialele é craque em letras de párocos portugueses

  • @JRLopes , @CarlosASP , o assento é de casamento do Feliciano Lopes com Carolina de Lima, ambos de 18 anos, ocorrido em 28 de dezembro de 1910.

    Feliciano Lopes, filho de José Lopes e Rosa Pereira

    Carolina de Lima, filha de Rosa de Lima

    Pelo que eu consegui ler, a letra é muito ruim, a cônjuge faleceu em 9 de novembro de 1968

  • Grato as colaborações de @Kleber Silva Aguiar @lucas11 @CarlosASP @Leticialele

    Com essas valiosas informações vou dar entrada no processo da minha cidadania.

    Uma dúvida, no caso eu conseguindo a minha cidadania, eu sendo casado minha esposa terá direito a viver legalmente em Portugal pelo fato de ser minha esposa, ou ela terá que ter um visto para ter direito a residência?

    O Avó dela também era Português, mais ela não conseguiu encontrar o registro, ou assento de batismo. Ela conseguiu achar pelo Family Search as certidões de casamento e de óbito.

    Avô dela Antonio Maria de Oliveira, data nascimento na certidão de casamento consta 10/05/1910, faleceu em 31/10/1966 e consta na certidão de óbito que nessa data ele tina 66 anos e 5 meses, ai da divergência no ano de nascimento dele.

    Filho de José Maria de Oliveira e Emília Alves

    Será que vocês também conseguem achar? Ela ficaria muito feliz achar os antepassados visto que ela foi "adotada ainda bebezinha com falecimento da mãe, adoção informal pois foi criada por tios parte de mãe; e esse avô português era parte de pai a qual ela não teve nenhum contato"

    Gratidão a todos, inclusive pela existência desse Fórum.

    Deus Abençoe!!

  • editado September 2021

    @JRLopes

    tudo indica que Antônio Maria seja de Nespereira https://tombo.pt/f/cnf09 se quiser realizar uma busca

    caso não encontre pode solicitar informações do processo para o casamento no AN https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/copy_of_acervos-mais-consultados/registro-civil-da-cidade-do-rio-de-janeiro

    Ficha: 50268 / Fundo/Coleção: 2ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias de Santa Rita, Ilha do Governador e Sacramento) - Registro Civil - 6K / Título: Habilitação para casamento de Antônio Maria de Oliveira e Odete Normandia / Ano Inicial: 1935 / Número: 10752 / Maço: 2988 / Gal: A https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJ1-CGP9 cita Cinfães

  • @Kleber Silva Aguiar

    Ela já procurou nesses livros Nespereira, mais vamos ver a outra opção do arquivo nacional.

    Será que ele foi registrado tardiamente e já entrou no sistema de certidão de nascimento implantado pra quem nasceu a partir de 1911? É possível também né, nesse caso como podemos consultar, você saberia me dizer?

    vlw irmão

  • JRLopesJRLopes Member
    editado November 2021

    @lucas21 @CarlosASP e quem possa me ajudar

    Bom dia, estou precisando de ajuda mais uma vez, eu fiz o cadastro no arquivo distrital conforme orientação e solicitei uma certidão narrativa certificada integral do meu avô para o processo de cidadania para neto. Pedi que enviasse a que seja aceita para esse processo e perguntei se vinha com as averbações de forma legível.

    A atendente está me respondeu:

    Seja certidão de teor integral ou certidão narrativa depende sempre do entendimento da instituição à qual deverá ser exibida.

    Posto isto, peço-lhe novamente por favor, que esclareça qual a modalidade que pretende obter, isto é se uma certidão de narrativa ou de teor integral. Esta última obtém-se a partir de uma reprodução (fotocópia ou xerox).

    A narrativa é, em termos simples, uma cópia extratada do original, sendo, portanto, muito sumária. Só lhe fornece alguns elementos. É aqui que reside a diferença entre as duas modalidades.

    Relativamente aos averbamentos que constam no assento de batismo, os mesmos farão parte da certidão.

    Minha duvida, qual devo esclarecer ao atendente? A xerox eu não vou conseguir entender o que está escrito nas averbações, e eu acho importante saber sobre essas informações.

    Desculpe tomar seu tempo, caso possa me ajudar fico agradecido.

    Abraço irmão.

  • @JRLopes escolha narrativa total

  • editado November 2021

    @JRLopes quando você pede a certidão no Arquivo distrital, você deve marcar que a certidão deve ser narrativa, certificada e de copia total com finalidade de investigação.

    Aqui no fórum tem um passo a passo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Sugiro que leia com atenção e faça seu pedido de forma correta, eu não paguei para rastrear, mas é uma opção, mesmo assim tive um código de acompanhamento, pois foi uma remessa para o exterior, mas tive que abrir um chamado e pedir o código, se for enviar para PGR só terá codigo de rastreio se pagar.

    Editado: As averbações vem escritas no final da certidão. vai dar tudo certo.

  • @lucas21 Ok, eu fiz o pedido conforme está no tópico, Reprodução em papel, Certificada, Narrativa, total, e na finalidade tinha colocado certificação, agora vou trocar por Investigação conforme vc me sugeriu, e pedi entrega por correios.

    Eu vou juntar todos documentos e enviar por uma sobrinha que mora em Lisboa e está de férias aqui no Brasil, pelo menos economizo o custo do enviou, e ela entrega pessoalmente na Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa.

     Lucas desculpa ficar te perguntando é que vou tentar fazer por conta própria então não posso errar nada, porque pagar assessoria em euro fica puxado.

    Se tiver certinho me dê um Ok por favor.

  • @JRLopes , relaxe, fazer sozinho é bem fácil! Não precisa contratar assessoria. Aqui podemos ajuda-lo.

  • @JRLopes ta tudo certinho, esse lance de investigação ou certificação não vai fazer diferença. repare no tópico que está escrito um ou outro. Como a @Leticialele disse não precisa gastar com advogados, inclusive a Letícia ajuda muita gente aqui, qualquer duvida posta aqui e vamos em frente.

  • Obrigado @lucas21 @Leticialele e outros colaboradores, com certeza vou precisar de ajuda muitas vezes...rs

    Vamos começar agora mesmo então,

    1 - Enquanto aguardo o assento do meu avô Português o que eu já devo fazer com relação ao registro de nascimento do meu pai, como tem que ser emitido no cartório, cópia de inteiro teor ou reprográfica?

    2 - Depois acho que precisa fazer alguma coisa na certidão de casamento do meu pai também?

    Para não abusar por enquanto essa duas.

    Abraço

  • editado November 2021

    @JRLopes

    Pelo que entendi, seu pai é filho do português. Se foi o português o declarante do nascimento dele, peça a certidão de nascimento inteiro teor, digitada, apostilada;

    Se não foi seu avô o declarante, terá que transcrever o casamento dele em Portugal.

    Não vai precisar da certidão de casamento de seu pai.

    Para você, como Requerente, a certidão de nascimento será por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • @lucas21 @Leticialele e outros colaboradores que possam me ajudar.

    Fiz o pedido do assento de batismo do meu avô no Arquivo Distrital, meu filho fez o pagamento com cartão de crédito dele, o pagamento passou certinho, mais recebi esse e-mail e não sei como proceder, então venho pedir help mais uma vez.

    Exmo. Senhor

    J Lopes

    Verificamos que JÁ FEZ O PAGAMENTO, no entanto tem que entrar no pedido em CRAV e colocar os dados de pagamento (como fez o pagamento) bem como a morada de envio e faturação - NÃO VOLTE A PAGAR - Depois de colocar esses dados deverá clicar em "Prosseguir" para que o pedido passe para o lado deste serviço e nos seja facultado os referidos dados.

    obrigado gente.

  • @JRLopes , faça exatamente o que eles estão pedindo.

    Entre no pedido e mande as informações. Eles não devem estar conseguindo acessar seu pagamento. Relaxe.

  • @JRLopes confesso que até hoje ja emiti certidões pelo civil online, direto da conservatória e somente do Arquivo distrital de Viseu.

    No Arquivo distrital de Viseu mesmo pagando direitinho eles pedem pra enviar o comprovante:

    “Após pagamento, deverá, obrigatoriamente, remeter o respetivo comprovativo para o e-mail geral do Arquivo Distrital de Viseu, indicando em assunto: “Envio de comprovativo de pagamento e o nº de pedido inicial.”

    o restante acontecia sempre dentro do próprio serviço em linha, como validar orçamento e efetuar pagamento. Mas se você recebeu um email, não deixa de ser uma nova via de informação e como a Letícia disse acima, segue a orientação deles e forneça todos os dados solicitados.

  • Boa noite pessoal, peço ajuda a todos que já tenham enviado seus processos de netos.

    Eu mesmo estou juntando os documentos para enviar o meu processo de cidadania para neto direto para Lisboa, eu tenho buscado informações sobre os documentos a enviar e já encontrei algumas divergência, eu não posso errar para não ter problemas de falta de documentos para meu processo não ser indeferido.

    O @Kleber Silva Aguiar Localizou o assento de batismo do meu avô, depois eu segui as orientações de @lucas21 e já tenho em mãos a certidão do meu avô em papel especial do Distrito. @CarlosASP encontrou a certidão de casamento do meu avô português, mais minha vó não é a mesma que consta na certidão Carolina e sim Maria de Jesus. Na certidão do meu pai diz que meu avô (pai dele) era solteiro então acho que não precisa anexar essa certidão que inclusive está averbada no assento de batismo do meu avô e consta o falecimento da Carolina @Leticialele também me ajudou.

    Minhas dúvidas são:

    1 - Fiz o pedido da certidão do meu pai na forma inteiro teor digitada, e após conferir vou apostilar (mais li um post e assisti vídeo de advogados que dão acessória) dizendo que é necessário também a certidão por cópia reprográfica do livro, tanto a de meu pai como a minha também da mesma forma, e ainda tem reconhecer a firma do escrevente que lavrou a certidão e apostilar.

    2 - Tenho que enviar a certidão de casamento do meu pai?

    3 - Tenho que anexar também o certificado diploma escolar com firma reconhecida e apostilado, e o antecedente criminal não precisa apostilar.

    Já conferi que meu avô foi o declarante do meu pai, e meu pai foi o declarante no meu registro também ambos logo após o nascimento

    Agradeço a todos

    Um abraço.

    Jr Lopes

  • @JRLopes

    1 - Fiz o pedido da certidão do meu pai na forma inteiro teor digitada, e após conferir vou apostilar (mais li um post e assisti vídeo de advogados que dão acessória) dizendo que é necessário também a certidão por cópia reprográfica do livro, tanto a de meu pai como a minha também da mesma forma, e ainda tem reconhecer a firma do escrevente que lavrou a certidão e apostilar. Do seu pai, filho do português, basta mandar a certidão de nascimento inteiro teor, apostilada. Quem apostila também reconhece a firma de quem assinou a certidão.

    2 - Tenho que enviar a certidão de casamento do meu pai? Não. Seu pai será apenas o elo entre você e seu avô português.

    3 - Tenho que anexar também o certificado diploma escolar com firma reconhecida e apostilado, e o antecedente criminal não precisa apostilar. Não precisa mandar diploma escolar . O domínio do idioma é presumido para os naturais de países lusófonos. O atestado de antecedentes criminais tem que ter a validação impressa atrás. A validação está na mesma página da PF que emite a certidão, e aparece como um "pop up". Dê um CtrlP e imprima atrás da certidão. Não precisa apostilar.

    Boa sorte!

  • Boa tarde pessoal, @Leticialele @CarlosASP @lucas21

    Estou com uma dúvida, eu recebi do arquivo distrital a cópia do assento de batismo do meu avô, e só agora reparei que o nome veio "Feleciano" e o certo é Feliciano conforme consta no livro apesar da letra estar ruim, isso pode dar problema no processo eu releva-se?

    Outra coisa na certidão e no assento de batismo não consta o sobrenome dele, é prudente enviar certidão de casamento ou óbito para certificar ou ratificar sobrenome?

    desde já sou grato.

  • @JRLopes , se veio com a cópia reprográfica do livro, não tem problema algum.

    Sim, deve mandar certidão de casamento ou de óbito (verifique se há erros) para fixar o nome utilizado na vida adulta.

  • Olá @Leticialele Nesse caso então acho que fica mais barato eu pedir uma cópia simples pela web da certidão de casamento que foi realizado em Portugal em1910, foi no mesmo distrito do assento de batismo, mais a minha vó não é a mesma pessoa com a qual ele casou, tem algum problema??

    Ele faleceu aqui no Brasil, achei a certidão de óbito mais fica mais caro pedir a reprográfica e ainda apostilar né.

    Desde já obrigado Leticia, devo tirar mais dúvidas algumas vezes blz?? ...rs

  • @JRLopes , se o casamento foi realizado em Portugal, sim, o nome já está fixado.

  • Boa tarde a todos, @Leticialele @CarlosASP @lucas21

    Eu já estou com todos documentos em mãos, e já até paguei a taxa de 175 euros, fazendo uma revisão nas certidões e vi que a certidão do meu pai (filho do português) só consta o primeiro nome não tem o sobrenome do meu avô, minhas dúvidas são:

    1 - Seria necessário enviar a certidão de óbito dele para fixar o sobrenome??

    2 - Na minha certidão consta o nome dele completo e o nome dos meus avós, será que isso já seria suficiente para fixar o nome dele ou é arriscado cair em exigência??

    3 - Caso eu tenha que enviar essa certidão de óbito eu tenho que reconhecer a firma do escrevente e apostilar também??

    Por último o formulário 1D tem que apostilar também, ou é só autenticação por autenticidade??

    Agradeço a todos.

  • editado August 2022

    @JRLopes

    Esse é um assunto bastante abordado aqui no fórum e seu questionamento é bastante interessante, no que diz respeito da sua certidão citar todos com nomes de vida adulta, mas se você pesquisar um pouco verá que pessoas que não enviam documentos de apoio para fixar nome na vida adulta de seus familiares acabam caindo em exigência. E já li dicas aqui da @Leticialele que não há necessidades de apostilamento para esses documentos de apoio, mas já li outras dicasque e importante ter o QRcode no documento, acho que foi o @gandalf q explicou.

    Eu, no processo da minha mãe, enviei a certidão de casamento inteiro teor do meu avô para fixar o seu nome de vida adulta.

  • Ok @lucas21 agradeço sua ajuda, vou enviar a certidão de óbito apostilada pra evitar que caia em exigência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.