Divergência na data de nascimento

Olá pessoal e parabéns pela comunidade!

Gostaria que vocês me ajudassem com um problema.
Aparentemente a data de nascimento do nacional (meu bisavô) nos documentos brasileiros não coincide com o seu baptismo em Portugal.

Como devo proceder? Tenho um problema grave?

Obrigado!


«1

Comentários

  • Obrigado Al!
    Pois é, no fundo nem eu tenho certeza de que é a mesma pessoa, mas tudo indica que seja.
    Eu busquei todas as freguesias do distrito dele (Porto), em um intervalo de 5 anos, e não há ninguém com o seu prenome com nascimento na data "correta".

    Com a ajuda da certidão de casamento eu descobri a freguesia onde ele nasceu.
    Nessa freguesia, há um baptismo em exatos 5 meses após seu nascimento, com a mãe de nome correto, e testemunhas com sobrenome da família, reconhecidos pela minha avó.
    Contudo, para complicar mais, não aparece o nome do pai nesse assento, e a mãe está com outro sobrenome.

    Agora eu estou tentando garimpar algum documento aqui do Brasil que tenha essa data, para eu ter mais certeza... Mas acho difícil.

  • Rafael se o seu bisavô tiver se casado no Brasil,  peça uma cópia dos documentos que os seus bisavos entregaram no cartorio para poderem se casar.(normalmente é copia do Bilhete de identidade) Eu consegui os dados da minha bisavó pedindo uma cópia desses documentos, e lá tinha todas as informações sobre o local de nascimento e data correta do nascimento.
  • imageAl Tri:
    Qual a data de nascimento e qual a freguesia ?

    Na certidao de batismo fala a expressao "filho natural" de......

    Al, a data de nascimento é 24/06/1889.
    A freguesia é Arcozelo, e o baptismo ocorreu na Diocese do Porto.

    O assento de baptismo que encontrei é de 24/11/1889 (5 meses exatos), com nascimento em 14/11/1889.
    Nesse assento, consta como filho natural.
    imageFernanda Nandy:
    Rafael se o seu bisavô tiver se casado no Brasil,  peça
    uma cópia dos documentos que os seus bisavos entregaram no cartorio
    para poderem se casar.(normalmente é copia do Bilhete de identidade) Eu
    consegui os dados da minha bisavó pedindo uma cópia desses documentos, e
    lá tinha todas as informações sobre o local de nascimento e data
    correta do nascimento.
    Obrigado, Fernanda. Eu entrei em contato com o cartório e eles estão
    procurando a certidão. Quando encontrarem vou solicitar esses
    documentos.
  • Rafael,

    Quando procurei a certidão do meu avô também tive esse problema com datas divergentes, no caso dele era de 1 ano e 1 dia da data q ele dizia ter nascido.

    Então, resolvi arriscar e pedir a nacionalidade da minha mãe sem fazer o averbamento do casamento dos pais dela, e felizmente a CRC de Lisboa aceitou o pedido sem a transcrição. Assim, não houve problemas e nem precisei fazer a retificação das datas.

  • As divergencias de datas sao comuns quando se tratam principalmente de batismos (antesd de 1910). Quando os dados sao muito antiguos, no meu caso do inicio do seculo 20, a CRC presume que todos obviamente estao mortos e portanto pedir transcricao de casamento e de obito seria uma burocracia exagerada mesmo para eles. Dai que eu nao tive que transcrever nada dos meus avós. Uma vez minha mae adquiriu a nacionalidade tive que fazer tudo relacionado com os meus pais: transcricao de casamento e óbito dele para que os documentos da minha mae saissem com o estado civil correto.
    Entao, o melhor é, sempre que possível, fazer as transcricoes devidas para que tudo fique direitinho em Portugal e as exigencias nao venham na metade do processo.
  • [APAGADO]
  • Rafael,

                  reparou que tem um casamento averbado em 1910 neste assento de batismo? Tem certeza que é Arcozelo do distrito do Porto? Se não, pesquisa no site anafre Arcozel*, pois existem diversas freguesias com este nome.

  • Obrigado a todos pela ajuda.


    Al, eu procurei os casamentos na freguesia dele (Arcozelo) de 1880 até
    1902 e não encontrei meus trisavós. Agora eu deveria procurar em todas
    as outras freguesias de V. N. de Gaia, certo?


    Luiza e Denise, muito bom saber disso. Então não sendo necessário
    transcrever casamento/óbito do meu bisavô, essa divergência de datas não
    deve ser um problema?

    Guilherme, eu vi o casamento averbado, mas no ADPORTO só tem os casamentos até 1902.
    Sobre a freguesia, a minha avó sempre disse que ele era de V. N. Gaia / Porto, e na certidão de casamento dele consta como batismo na Diocese do Porto, então deve ser Arcozelo do Porto mesmo.
  • Obrigado pela ajuda, Al.
    Na certidão de casamento dele consta o baptismo como Arcozelo, diocese do Porto. E a minha família sempre disse que ele era de V. N. de Gaia, então deve ser Arcozelo do Porto mesmo.
    Mas de todo modo vou buscar nos outros distritos.
  • [APAGADO]
  • Al, eu estou pesquisando pelos livros de baptismo do ADPorto. Cada freguesia tem um livro, enŧão não preciso me preocupar com as paróquias.
  • Aparentemente só havia a paróquia de São Miguel em Arcozelo.
  • imageRafael Cavalcanti:
    Obrigado pela ajuda, Al.
    Na certidão de casamento dele consta o baptismo como Arcozelo, diocese do Porto. E a minha família sempre disse que ele era de V. N. de Gaia, então deve ser Arcozelo do Porto mesmo.
    Mas de todo modo vou buscar nos outros distritos.
    Rafael, na certidão de casamento consta o "batismo"?
  • imageGuilherme Moreira dos Santos:
    Rafael, na certidão de casamento consta o "batismo"?
    Sim, na religiosa.
  • Rafael,

                  mesmo sem ter o conhecimento das reais diferenças que vc diz existir nas certidões, acredito que vc não deveria descartar a possibilidade de que o portuga do assento de batismo do início do tópico possa ser o seu bisavô.

                  Outra coisa já checou na certidão de sua avó, os avós paternos.

                  As certidões de alguns estados brasileiros estão no familysearch.org.

                  P.ex.: Se forem do Rio de Janeiro tem muita coisa: Nascimentos até +/- 1930 e Casamentos +/- 1950. 

     

  • Obrigado pelo apoio, Guilherme.
    Boa idéia a da certidão da minha avó, vou verificar.
  • Boa ideia, Al.
    Apareceu que houve um erro, e a pesquisa será feita diretamente por eles e enviada por e-mail.
    Ficarei no aguardo.
  • [APAGADO]
  • Vocês sabem como eu posso consultar os livros de matrimônio de 1910 dessa freguesia?
    É que o baptismo tem um casamento averbado nessa data.

    Como tem mais de 100 anos, deve estar no Arquivo Distrital do Porto, correto?
    Porém não está disponível no site.
    Eu enviei um e-mail para lá e disseram que não podem fornecer...

    No FamilySearch também não está disponível.
  • Entendi.
    Bom, enviei um e-mail pra conservatória.
  • Al, recebi uma resposta do MJ:
    "Sua solicitação foi analisada, mas, em face das informações apresentadas, não foi possível concluir se o requerido foi naturalizado brasileiro ou não."
  • Eu mandei com o primeiro nome dos pais e o ano do nascimento. Vamos ver se acham... =P
  • Rafael, tentou a pesquisa no familysearch que lhe sugeri? Encontrando as certidões brasileiras talvez vc conseguisse novos dados.
  • imageGuilherme Moreira dos Santos:
    Rafael, tentou a pesquisa no familysearch que lhe sugeri? Encontrando as certidões brasileiras talvez vc conseguisse novos dados.
    A certidão de casamento dele eu já tenho.
    Eu quero confirmar a de nascimento da minha avó, mas não tem no Familysearch. Eu vou pedir diretamente a ela.

    Al, o MJ respondeu me dando uma certidão negativa de naturalização.
  • MEU DEUS QUE SITE MARAVILHOSO.... Achei dados sobre um parente meu búlgaro, até foto! Nicola Belouhof 

  • [APAGADO]
  • Al, de novo muito obrigado por toda a atenção e a ajuda.
    Mesmo ainda pesquisando essa divergência, eu estou mais convencido de que o assento que encontrei é de meu bisavô.
    Eu achei alguns assentos de baptismo na mesma freguesia, em um intervalo de menos de 10 anos, que me levam a ter mais certeza.

    Na situação atual, se eu decidir dar entrada no processo de atribuição de nacionalidade da minha avó, eu posso ter algum problema?
    Pelo que alguns colegas relataram aqui, o casamento do meu bisavô provavelmente não precisará ser averbado, nem o óbito.
    Mesmo assim, eu posso ter algum problema em relação à diferença na data de nascimento e nome da mãe?
    Qual seria o próximo passo, solicitar a impressão desse assento de 1889 à ADPorto?

    De novo, muito grato.
  • Rafael,
    Se fosse so a data de nascimento nao haveria tanto problema se todos os outros dados estivessem corretos. A data do meu avô tambem estava errada y com um ano de diferenca, porem os nomes dos pais dele estavam ok.
    Consegui tambem na epoca o passaporte do meu bisavô onde constavam os nomes e datas de nascimento de todos os filhos e da esposa, o que me ajudou a comprovar que o assento de batismo  que havia encontrado correspondia ao do meu avô.
    Qual é a diferenca no nome da sua bisavó?

  • imageDenise A. Espinal:
    Qual é a diferenca no nome da sua bisavó?
    Então, o nome da mãe do meu bisavô é Thereza Pereira da Rocha, mas no assento de baptismo que eu encontrei está como Thereza da Silva. Mesmo assim eu desconfio que o assento seja dele por alguns motivos. Um deles é que eu encontrei um baptismo de outra criança com os mesmos avós, e mãe Thereza Pereira. Além disso, o pai do meu bisavô e meu bisavô tinham sobrenome Silva.


    imageAl Tri:

    Ali pelo Porto tu farias sem precisar averbar, desde que o declarante da sua só na certidao dela fosse o pai, só que da epoca do batismo o Porto nao faz a nacionalidade mas podes tentar.

    Al, a minha família é de Vila Nova de Gaia. Mesmo assim eu faria pela CRC do Porto?
    Obrigado pela ajuda com as certidões. Os documentos todos estão com a minha avó, então não tem como eu escanear e te mandar. Quando eu tiver, falo contigo. Se quiser apagar a sua mensagem com seu e-mail, fique à vontade, pois já o anotei. 
  • Al, bom saber disso dos nomes. Então fico ainda mais convencido de que se trata do baptismo do meu bisavô.

    Eu encontrei quatro baptismos no período de 1882 a 1900 que parecem ser da mesma mãe.

    O primeiro é esse, que julgo ser de meu bisavô, com mãe Thereza da Silva, em 1889.
    Essa mesma mãe, com o mesmo nome Thereza da Silva, baptizou outra criança em 1893.
    Contudo, em 1898 e 1899 é que estão os assentos mais interessantes.
    Em 1899, há um baptismo de uma criança filha de Thereza PEREIRA, e com mesmos avós que nos baptismos anteriores (1889 e 1893), o que me leva a concluir que Thereza Pereira e Thereza da Silva são a mesma pessoa.
    Em 1898, foi baptisada uma criança com mãe Thereza DA ROCHA. Essa, contudo, eu não tenho certeza de que é a mesma pessoa que os assentos anteriores. Ela morava na mesma localidade, o pai não aparece, como em nenhum outro assento, e os avós da criança têm o mesmo prenome, mas seus apelidos (os dos avós) são distintos. Contudo, Thereza não era um nome tão comum nessa freguesia nessa época. Então talvez essa também seja minha trisavó.

    Relembrando, o nome da minha trisavó é Thereza Pereira da Rocha, então esses 2 assentos são muito interessantes, já que confirmariam que a Thereza da Silva no possível baptismo do meu bisavô é a própria.

    Os assentos mencionados:
    Thereza da Silva (1889) - direita:
    http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=32259&FileID=_1407473
    Thereza da Silva (1893) - direita:
    http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=32259&FileID=_1407821
    Thereza Pereira (1899) - direita:
    http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=32259&FileID=_1408561
    Thereza da Rocha (1898) - esquerda:
    http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=32259&FileID=_1408420

    Também achei uma provável parente, Jacintha Pereira da Rocha.
    Ainda não pude conversar com a minha avó sobre esses achados.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.