Cidadania ou Visto D7

Bom dia amigos do Fórum, 

Estou com uma dúvida cruel e gostaria da sugestão e opinião de vocês. 

Em breve, eu e minha esposa nos aposentaremos e pretendemos viver um tempo em Portugal para conhecer melhor o país. Para isto, pretendo tirar o Visto D7.

Tenho uma filha que em breve será maior de idade e que também irá conosco. 

Como sou neto de português, também tenho a opção de tirar a cidadania para toda minha família. 

A dúvida surge quando penso se compensa tirar a cidadania de nós três ou se apenas tirar o Visto D7. A questão aqui são os custos envolvidos, pois o valor para as cidadanias é muito mais alto que o do Visto D7.

Além disto, com o Visto, minha filha, maior de idade, terá que estar matriculada em uma escola portuguesa. Deve obrigatoriamente ser ensino curricular normal (Universidade, Mestrado etc) ou pode ser outro curso qualquer? 

Obrigado. 

Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @JorgeHC questão de custo, você tem que fazer as contas... mas, sinceramente, compensa muito tirar a nacionalidade, principalmente para sua filha... para sua mulher, nem precisaria tirar e você economizaria isso (aí nem de visto ela vai precisar, sendo casada com português).

    se sua filha decidir fazer faculdade na Europa, por exemplo, o custo para estrangeiro pode chegar a 7x do valor para um europeu... (ex.: mestrado na Uni. de Coimbra é 7000 euros/ano para estrangeiros e 1200 euros/ano para cidadão da UE...)

    a nacionalidade é um ótimo investimento/herança

    no seu lugar, eu faria a sua nacionalidade, transcreveria seu casamento e faria a nacionalidade da sua filha.

  • @JorgeHC

    Concordo plenamente com o gsilvestre.

    Faça a sua nacionalidade (que demora 3 anos), e você estará passando o direito aos seus filhos e netos. Isso só acontece com o descendente vivo. Se o seu pai tivesse feito, demoraria menos de 6 meses, porque seria um processo muito mais simples.

    Então faça isso pelos seus filhos.

    no seu lugar, eu também faria a sua nacionalidade, transcreveria seu casamento e faria a nacionalidade da sua filha.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.