Como buscar certidão de baptismo ou passaporte do meu triavô
Olá, pessoal.
Estou buscando informações sobre meu triavô português, principalmente uma forma de conseguir sua certidão de nascimento pois as informações que tenho por enquanto são muito vagas.
Meu triavô chamado Antonio Isalto Motta veio para Salvador, Brasil por volta de 1910-20 com 3 filhas do primeiro casamento dele em Portugal. Se casou novamente no Brasil e teve outros filhos, sendo um deles minha bisavó. Eu ainda não tenho informações da onde ele veio de Portugal, o ano exato e nem aonde e quando ele nasceu, estou vendo se minha bisa lembra pelo menos os nomes das irmãs dela.
Eu gostaria de saber se na certidão de inteiro teor de minha bisavó teria informações sobre o pai dela, como nacionalidade e data de nascimento, para que eu pudesse a partir disso fazer a busca da certidão de meu triavô?
Obrigada.
Comentários
@BibRuby sim, na certidão de nascimento da sua bisavó pode ter informações que ajudem na localização e na certidão de casamento dele também
Obrigada!
Boa tarde!
Será que alguém poderia nos ajudar a localizar um antepassado de nossa família que veio para o Brasil novo, e por algum motivo não quis se identificar como português e portanto em todos os documentos que ele tirou no Brasil, adotou o estado de Minas Gerais como sua naturalidade, dificultando muito nossa pesquisa sobre onde solicitar seu registro. O que temos são referências de outros antepassados sobre o local de sua origem que neste caso, seria "Trás os Montes"...Vila Real...o nome dele é José Lopes de Figueiredo, nascimento 4/2/1891, mãe: Helena Maria de Jesus e pai: João Lopes de Figueiredo.
@anamaia
deve ser o registro do José nº 3 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1204809 ...m0109.tif freguesia de Santiago de Besteiros / Tondela / Viseu
@Kleber Silva Aguiar
Parece ser ele sim...apesar de divergir na data de 2 para 12...e no nome da mãe não constar o Helena...
Muito obrigada! Vamos ver agora como proceder para solicitar uma via desse documento para poder ver se conseguimos dar seguimento.
Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda!!
@anamaia https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
@gsilvestre
Muito obrigada pela ajuda! Vou entrar e pedir!!!
@anamaia
Foi batizado em 12 e nasceu em 04 de fevereiro.
@Guilherme Moreira eu realmente não consegui ler quase nada...mas notei que a data está diferente dos documentos dele aqui no Brasil e Tb no nome da mae, falta o Helena...aqui é Helena Maria de Jesus...
Mas deve ser ele mesmo...
Muito obrigada pela ajuda!!
@anamaia , eu leio "Ellena de Jesus" no nome da mãe!!
O que parece a "perna do M" é o J da linha de cima!!
Repare o "E" em "E para constar".
A avó materna é Joaquina Maria, de onde pode ter vindo o "Elena Maria"
@Leticialele olá Leticia! Muito obrigada pela dica, como disse, não consigo ler quase nada...kkkk
Realmente, depois que vc falou, consegui identificar o Ellena de Jesus...e o Maria pode ser adotado da avó materna mesmo...complicado para nós!!!
Muito obrigada pela ajuda mais uma vez!!! Bjs!!!