Dificuldade em encontrar o Nascimento brasileira1932

Ola boa tarde

Estou precisando de ajuda pra encontrar a certidão de nascimento da minha avó ( já busquei no family search e nada) ja abri 5 buscas tambem.. ela é brasileira , preciso para transcrever o casamento dela com meu avô português, eu possuo a segunda via da certidao de casamento deles.

Descobrindo a folha livro ou cartório do nascimento dela já me ajudaria bastante..

Nome: Anisia dos Santos Cocos

Data de nascimento: 10.01.1932

Pai: Francisco Bernardo Cocos

Mãe: Laudelina dos Santos Cocos

Caso precisem do casamento eu deixo os dados

«1

Comentários

  • @Joaopcaro

    qual o nome do cônjuge? ...o casamento foi no RJ?

    em outro comentário citou nascimento na "Bahia"?!

  • @Kleber Silva Aguiar boa tarde

    O nome do conjuge é Américo Francisco Alves, o casamento foi no RJ no 8° Registro Civil de pessoas naturais da comarca da capital dia 12/03/1960,livro03 folha 150 ordem 748, já fiz a busca nesse cartorio e na Paróquia aonde foi o casamento.

    Sim ela nasceu na Bahia na localidade Lagoa do Morro proximo ao municipio de Santa ines e Brejoes,interior da Bahia isso dificulta ainda mais a busca, ja tentei em Sta ines, DetranRJ, Hospital federal dos servidores, em Salvador e aonde ela casou na 8°, essa semana chega a busca de Brejoes.

  • @Kleber Silva Aguiar boa tarde

    A busca deu negativo, infelizmente vou desistir do processo pelo consulado do Rio e vou pagar um advogado pra fazer por Portugal assim nao transcrevo o casamento.

    Muito obg

  • @Joaopcaro o português foi o declarante do nascimento do filho? acho que vc n precisa de advogado…

  • @gsilvestre Sim te envio o anexo do nascimento de minha mãe. Como eu procedo ? Já que eles me exigem o nascimento da esposa dele brasileira ( minha avó).

    Pode me ajudar ?


  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Joaopcaro nao precisa de advogado…

    se o português foi o declarante do nascimento da filha, faça o processo normalmente… n precisa transcrever o casamento

    vai fazer como neto ou o da sua mãe primeiro?

  • @gsilvestre o Consulado diz no site que é obrigatório a transcrição de casamento e óbito, e por email reiteraram isso. Então o Sr. me recomenda agendar uma visita ao Consulado ? O sr poderia me fornecer seu contato de wpp pra me orientar melhor ?

  • @Joaopcaro , diga o tipo de processo e damos o passo-a-passo. Não precisa de advogado, mande direto para Portugal.

    É tudo muito simples.

    É processo de filho ou de neto de português?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Joaopcaro não faça pelo consulado.

    você vai fazer o processo de nacionalidade da sua mãe?

    posso te explicar tudo por aqui mesmo...

  • @Leticialele @gsilvestre São dois, primeiro eu preciso tirar o da minha mae que é filha de portugues e depois eu gostaria de tirar o meu que sou neto. Eu possuo alguns documentos. Voces podem me dar o passo a passo? Como eu envio isso a Portugal ? Eu achava q só poderia ser feito no Consulado ou indo a Portugal fisicamente. Muito obrigado

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Joaopcaro ok, pelo que vi você tem uma cópia antiga do assento do seu avô, que nasceu em 1908 em Paraíso, concelho de Castelo de Paiva, distrito de Aveiro

    1- solicitar uma cópia certificada do assento de baptismo do seu avô ao Arquivo Distrital de Aveiro - https://digitarq.adavr.arquivos.pt/oservices (guia para solicitar: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1)

    2- juntar os seguintes documentos: certidão de nascimento por cópia reprográfica (fotocópia da folha do livro) da sua mãe, com apostila de haia; certidão de casamento inteiro teor do seu avô com apostila de haia (apenas para mostrar qual o nome que ele adotou quando adulto, já que recebeu somente o primeiro nome no baptismo); cópia autenticada do RG da sua mãe, que deve ter sido emitido há menos de 10 anos, com apostila de haia.

    3- https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C - fazer o pagamento da taxa do processo, no valor de 175 euros, com cartão de crédito internacional. Você vai receber um e-mail com o formulário em anexo para preencher. Imprima o formulário, frente e verso colorido, e também imprima o e-mail (como preencher o formulário: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1). Sua mãe precisa assinar esse formulário no cartório e reconhecer a assinatura por autenticidade (tem que assinar na frente do funcionário!).

    4- Junte tudo e mande, preferencialmente por DHL (https://locator.dhl.com/), para Arquivo Central do Porto - Rua Visconde de Setúbal n.º 328, 4200-498 Porto

    Em menos de 6 meses após a chegada dos documentos o processo é finalizado, e aí você pode fazer o seu! Se sua mãe n tiver sido a declarante do seu nascimento, vai ter que transcrever o casamento dela depois que o processo dela concluir e antes de iniciar o seu!

  • Muito obrigado, muito mesmo

    Nesse documento que enviei está escrito o nº de assento e nº da página ? Eles pedem no pedido de reprodução

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Joaopcaro o assento é nº 2/1908. n tem número da página, pode deixar em branco

  • @Joaopcaro Caso o assento dele não tenha sido ainda enviado para o Arquivo distrital pela conservatória, só pedir pelo civil online.

    Falo isso pq uma certidão que pedi no Arquivo era de 04/1909 e o livro ainda não estava na conservatória, (aí só consegui pelo C.O)mas como o colega bem indicou peça primeiro para o Arquivo, pois bem provável de já estar com eles, e também eles só cobram depois de acharem o livro.

  • @gsilvestre olhei aqui o meu caso é pq no arquivo era uma copia e não o original. Porque isso aconteceu eu não sei ...

  • @lucas21 muito obrigado !

    @Leticialele @gsilvestre muito obrigado darei prosseguimento ao processo da forma como voces demonstraram no passo a passo

  • @lucas21 em alguns locais acontece isso mesmo...

  • @Leticialele @gsilvestre Algumas perguntas

    a certidão de nascimento inteiro teor reprográfica tem q ser reconhecida por autenticidade e apostilhada? ou apenas apostilhada?

    Depois que eu pagar o valor referente ao imposto e enviar este documento até eles nesse endereço em Porto (corro riscos de extravio ?)como me manteria informado sobre o andamento do processo e saber se o envelope chegou realmente ?

    Quando o processo finalizar eles enviam a cidadania de volta pra mim como funciona ? Obrigado

  • @Joaopcaro , a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro tem que ser apostilada. Quando apostilam já reconhecem a firma de quem assinou a certidão.

    Os emolumentos, no valor de 175 euros, são pagos com cartão de crédito virtual. Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Se você mandar os documentos por DHL, poderá rastrear até a entrega à Conservatória.

    Quando o processo finalizar, você recebe uma carta e sua certidão portuguesa, pelos Correios.

    Alternativamente, quando acompanhar o processo pelo site da nacionalidade e souber que o registo foi criado, pode pedir a certidão pelo civil online.

  • @Leticialele muito obrigado!

    Nao estou conseguindo realizar o pagamento pelo TransferWiser e nem pelo Remessa Online do Nubank

    Tento pelo Western Union ou tento pelo Civil Online? Meu cartao de credito nao foi aceito e eles pediram por email pra fazer transferencia bancaria.

    Outra duvida se eu enviar os documentos da minha mae eu posso enviar os meus e do meu tio junto assim eles fazem os 3 de uma vez ? Ou cada processo precisa de um envio de envelope diferente para o Porto?

  • editado September 2021

    @Joaopcaro , pode mandar os processos juntos, da sua mãe e de seu tio, no mesmo envelope da DHL. Mas cada processo tem que estar completo, nenhum documento pode ser compartilhado. Separe-os com um clipe ou em envelopes

    P seu processo apenas após a finalização do processo de sua mãe e, se for o caso, da transcrição do casamento dela.

    Quanto ao pagamento, tente com um cartão virtual, do app do seu banco ou algum tipo Nubank. Pode ser o cartão de qualquer pessoa, colocando o nome do Requerente no local apropriado.

    A transferência bancária normalmente sai mais cara que o pagamento com cartão de crédito!!

  • @gsilvestre @Leticialele

    Ola boa noite tudo bem?

    Estou com algumas duvidas quanto a transcrição do casamento da minha mãe. Como funciona? Quais documentos são necessários?

    Minha mãe é brasileira e meu pai é argentino, ele foi declarante do meu nascimento.. tenho aqui em anexo o nascimento dele em PDF, ele pode ser entregue impresso da maneira que está ? Ou devo pedir um doc original em mãos? Ele precisa de tradução juramentada ?


  • @gsilvestre @Leticialele

    É normal no assentamento de baptismo português não vir o nome completo da pessoa ( nome completo do registado)? No caso, veio sem o sobrenome e incluem asteriscos

    Outro ponto é que o sobrenome da bisavó era Rosa e está escrito Roza


  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @Joaopcaro os assentos de baptismo vêm apenas com o primeiro nome sim... normal. você manda nos documentos dos processos da sua mãe e do seu tio a certidão de casamento do português ou de óbito para demonstrar qual o nome ele adotou na maioridade.

    Rosa=Roza. Não tem problema.

    A transcrição do casamento da sua mãe você só vai fazer após o processo de nacionalidade dela terminar... se seu pai é argentino, vai precisar da certidão de nascimento dele inteiro teor apostilada e traduzida. A tradução precisa ser feita na Argentina. Pode obter mais informações sobre a tradução com a Secção Consular da Embaixada de Portugal em Buenos Aires.

  • @gsilvestre @LeticiaJ

    Boa tarde , meu tio está cm RG de 1980, qual outro documento eu poderia utilizar? ( cnh, passaporte?)

    Ou agendar para tirar outro rg

  • @Joaopcaro

    Se vc fizer pelo Porto, eles aceitam cnh.

    O passaporte deve ter a filiação.

    E o documento utilizado tem que ter menos de 10 anos.

    A cópia deve ser autenticada e apostilada. Eu tiraria uma cópia colorida.

    Você marcou a @Leticialele de forma equivocada.

    Se o seu tio residir no RJ, há alguns cartórios que têm convênio no DETRAN para emitir RG, como o 1o, 3o, 4o, 9o Rcpn.

    Com essa pandemia, nao sei como seria feito.

    Abraços.

  • @guimoss @gsilvestre @Leticialele

    Boa tarde ! Eu tenho uma duvida quanto ao preenchimento do quadro 6, vcs recomendaram fazer por DHL o envio , eu fui lá e o rapaz disse que nao sabe sobre vale postal disse que quem dá esse numero é o SEDEX, e no topico que ensina a fazer o formulario diz q o envio pelo sedex tb. Logo, se eu for fazer o envio por DHL eu deixo o quadro 6 em branco ? É isso?

    Muito obrigado desde já!

    QUADRO 6:


    Assinale um X em "VALE POSTAL". A numeração você deixa em branco pois só deverá ser preenchida no momento em que for fazer o vale e postar o Sedex nos Correios.

  • @Joaopcaro , Se você pagou os emolumentos com cartão de crédito, o recibo está impresso no cabeçalho do formulário.

    Vale postal nada tem a ver com a DHL. Só é feito nos Correios (o que não obriga você a mandar por sedex) e serve para o pagamento dos emolumentos. Depois que começaram a aceitar pagamento com cartão de crédito, o vale postal está em desuso.

    Deixe o quadro 6 em branco.

    Mande pela DHL

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.