Solicitação de ajuda para obter informações sobre meu bisavô - LOCAL DE NASCIMENTO

Prezados Amigos, bom dia.

Várias foram as frentes que abrimos para obter a cidade de nascimento do meu bisavô, infelizmente, até o momento sem êxito. Recorro a vocês com este pedido de ajuda.

Uma tia avó, disse certa vez que ele era de Castro Daire. Porém já fiz buscas nos livros de batismos de todas as freguesias, utilizando-me do parâmetro Data de Nascimento, que podem ser duas, 27/01/1888 e 27/01/1890, pois a primeira consta no registro civil conseguido junto ao IFP/RJ, e segundo, no livro de registro de seu casamento com minha bisavó, conseguido no site FamilySearch.

O Nome dele: JOÃO CHRYSÓSTOMO DE PAULA RIBEIRO (não sei se possuía acento, existindo também a possibilidade de escrito com "I" - CHRISÓSTOMO)

Data de Nascimento: 27/01/1888 ou 27/01/1890

Região de Nascimento: Castro Daire (não sabemos a Freguesia)

Filiação: JOSÉ DOMINGOS RIBEIRO (podendo ser "Domingues" ou "Dumingues")

Casamento no Brasil.

Nome da esposa: GERALDINA DA COSTA MATTOS RIBEIRO

Não sabemos sobre seu falecimento. De acordo com minha mãe, ele foi declarado AUSENTE, após a Guerra.

Não localizai informação a respeito de CPF

Data da emigração: Seu Registro Civil , junto ao IFP/RJ, foi feito em 18/03/1913, ou seja, anterior a essa data.

Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou: RIO DE JANEIRO - RJ

Emigrou sozinho; ACREDITAMOS QUE SIM

Estado civil na época da emigração; ACREDITAMOS QUE SOLTEIRO


Não consegui informações junto ao site "http://www.remessas.cepese.pt"


Desde já agradeço a colaboração.

Comentários

  • Prezados, bom dia. Estou lendo em outras discussões que alguma pessoas tem facilidade em pesquisar o AN/Sian. Eu não estou conseguindo me entender com o site.

    Por favor, alguém me ajude. Pelo menos me diz que já fizeram a pesquisa por lá, pois lá eu nem consegui pesquisar.

    Grato.

  • Do meu bisavô, eu encontrei o registro de seu casamento (com as informações de cartório- já solicitei busca para confirmação), é seu registro civil, que deve ser do Instituto Pereira Faustino. Em ambos diz que ele é Português, mas não diz de onde.

    Minha mãe diz que ele era negociante, que ia é vinha de Portugal...Que vendia vinhos, mas nada encontrei com relação a sua (suas) chegadas ao Brasil. Nada com relação a passaporte.

    Só tá faltando isso, eu acho...E minha mãe já está com 74 anos, não posso vacilar...minha maior intenção é conseguir presentea-la com a nacionalidade portuguesa.

    Me ajudem por favor.

    Desde já agradeço.

  • Ah!!! Eu fiz duas discussões que tratam do.mesmo assunto, me desculpem. Eu não estava conseguindo publicar e queria fazer uma complementação das informações, por isso fiz a segunda discussão.

    Mas fiquem a vontade para responder em qualquer delas.


    Abraço.

  • editado September 2021

    @RodrigoRibeiro

    http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php

    Usa aqui pesquisa livre, pode buscar pelo nome do registrado, do pai ou da mãe, nem precisa preencher os outros campos caso não queira. Use todas as flexões possiveis, pois pode erro de grafia, por exemplo eu procurava um familiar Lygia e achei Ligia.

    Com os dados busca no Sian.

    https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp

    eu acho difícil buscar no Sian, mas eu vi uns videos no youtube e me ajudaram a achar os registros dos meus familiares. As vezes da impressão que só tem registros do RJ.


    Obs: consegui essa dica no fórum, lendo comentários do @Kleber Silva Aguiar e da @Leticialele talvez eles possam te ajudar mais.

  • @lucas21 Obrigado pelas dicas. Com relação aos videos no youtube, vou procurar aqui.

    @Kleber Silva Aguiar e @Leticialele por favor, me ajudem...

  • editado September 2021

    Momento de tensão...

    Achei aqui o que parece ser a indicação de um processo criminal do meu bisavô, isso em 1921.

    Será que ao final isso pode atrapalhar?!?!?

    Pelo o que minha mãe se lembra, minha avó, que nasceu em 22, conviveu com o pai até uns 10 anos de idade, quando ele não mais voltou. Era negociante, e numa das idas a Portugal não retornou . Que minha bisavó conseguiu uma declaração de ausente e em 1933 contraiu novo matrimônio, tendo outros filhos inclusive.

    Cada uma que me aparece...Deus do Céu!!!!


    Pena que não dá maiores informações sobre o processo...

  • Vale a pena se inscrever no site MyHeritage, ou naondiferencia do Family Search???


    Grato,

  • @RodrigoRibeiro , não tem problema algum com relação a esse processo criminal!!

    Não creio que vá encontrar mais informações no My Heritage. O Family Search é mais completo, na minha opinião.

  • @RodrigoRibeiro , peça cópia, a ser descarregada pela web, ao Arquivo Distrital de Braga, do processo de passaporte. Nele, certamente, tem cópia do assento de batismo

    Processo do passaporte de Joao Crisostomo Paula Ribeiro

    1908

    Entidade Detentora

    Arquivo Distrital de Braga

    Âmbito e conteúdo

    Filiação: Jose Domingos Ribeiro e Maria Augusta Paula. Natural da freguesia de FARIA, Santa Maria, concelho de BARCELOS

    Os livros de Faria só estão online até 1887. http://pesquisa.adb.uminho.pt/results?t=Joao%20Crisostomo%20Paula%20Ribeiro&dp0=UnitDates&dpinit0=1885&dpfn0=1908

  • @RodrigoRibeiro os processos de passaporte tem anexado uma copia da certidao de batismo. Resolve sua busca. Ouça o que a @Leticialele te orientou.

  • @Leticialele Muito obrigado pelo empenho. Não estou nem acreditando. Minha mãe ficou eufórica, sob cuidados ...kakakakaka. Num domingo, vocês aqui do Fórum estão de parabéns em ajudar as pessoas. Sei que vai dar certo. Pra onde mando o vinho?

  • @RodrigoRibeiro , achei depois de ter bebido meia garrafa de vinho...,. hahahahaha

    Claro que vai dar certo!!

    Nos processos de passaporte, há a transcrição do assento de batismo.

    Descarregar pela web custa alguns cêntimos de euro por página.

    Sabendo freguesia e data, você pede a certidão certificada. Bem simples.

    Parece complicado, mas não é!!

  • Já encaminhei um email pro arquivo distrital de Braga solicitando cópias digitais (descarregadas pela web), dos documentos apresentados quando da solicitação do passaporte...

    Agora é aguardar eles responderem e esperar a conta...hehehehe

    Vcs ajudam muito. Sabem demais. Além de.buscarem as informações, dão todo o passo a passo...muito bom.


    Parabéns a todos os colaboradores, principalmente a @Leticialele , e ao @lucas21 também, pq não.

    Abraços

  • @RodrigoRibeiro @Leticialele

    Mas pela data do passaporte em 23/12/1908 e o Crisóstomo com 20 anos, parece não haver dúvida que a data de nascimento em 1888 na freguesia de Faria é a correta.

  • editado September 2021

    @Guilherme Moreira , sim, mas na Freguesia de Faria, só há assentos online até 1887.

  • Pessoal, boa tarde.


    @Leticialele @lucas21 @Kleber Silva Aguiar Estou com dúvida de como fazer o pagamento da certidão ao Arquivo de Braga...me passaram as informações:


    "A fim de lhe ser remetida a certidão de batismo/nascimento pretendida, para o Brasil, deverá enviar-nos o montante de € 24,00, conforme se discrimina a seguir:

    1 Certidão paroquial

    € 20,00

    Portes de correio registado

    € 4,00

     

    Opções de pagamento

    1. Vale postal ou cheque (de agência portuguesa, em Portugal) em nome de Universidade do Minho / Arquivo Distrital de Braga enviado para:

    Arquivo Distrital de Braga

    Universidade do Minho

    Largo do Paço

    4704-553 Braga - P

    2. Transferência bancária para a conta:

    IBAN: PT50-0033-0000-45404319012-05 (Millennium BCP)

    BIC/SWIFT-BCOMPTPL

    Os custos da transferência são da responsabilidade do utilizador."


    Como faço para converter o valor?

    Como efetuo o pagamento? O que seria vale postal?

  • editado September 2021

    Outra coisa:

    NOVO PEDIDO DE AJUDA

    Hoje eu fui ao Cartório da 11a Circunscrição de Cascadura/RJ, e eles não encontraram a certidão de nascimento da minha avó, conforme o pessoal do IFP havia me dito.

    Voltei ao Cartório da 10a Circunscrição do Méier, onde consegui a certidão de casamento de meus bisavós, e solicitei uma busca para a certidão de nascimento dela.


    NEUZA DE MATTOS RIBEIRO

    Pai: João Crisostomo de Paula Ribeiro

    Mãe: Geraldina da Costa Mattos Ribeiro

    DN: 18/01/1922 - Natural do RJ


    OBS: Já encontrei o registro de casamento dela e a certidão de óbito.

    Cônjuge: Percy de Freitas Souza


    Grato,

  • editado September 2021

    @RodrigoRibeiro no meu caso eu só usei transferência bancária (Câmbio) do Santander, em 2 ou 3 dias batia na conta na Europa.

    Aí o câmbio era automático e eu pagava o valor ja convertido em Real. Para não pagar nenhum imposto eu informava que a mercadoria era com entrega na Europa. Se quiser saber o valor de 24 EUROS, digite no google: 24 EURO IN BRL

    EDITADO: olhe as fotos, também tem outras opções, como: Western Union, Wise mas eu não uso pq não precisei.


  • @RodrigoRibeiro @lucas21 uma opção seria usar o RemessaOnline, pois a tarifa dos bancos tradicionais é beem mais salgada heh

  • editado September 2021

    @gsilvestre acho que deve ser meu tipo de conta, pq tenho pagado apenas IOF, tarifa zero.

    Essa taxa de câmbio que não sei se ta alta

  • Olá, pessoal! Acabei de chegar e também tenho o mesmo problema do Rodrigo, não consigo encontrar o Concelho e Freguesia de nascimento da minha bisavó. Nas certidões apenas aparece a sua naturalidade portuguesa.

    O Nome dela de solteira era Soledade de Aguiar

    Data de Nascimento: 06 de junho de 1904

    Região de Nascimento: Trás-os-Montes

    Filiação: Antonio de Aguiar e Nazareth de Aguiar

    Imigrou pro Brasil ainda criança por volta de 1910.

    Se fixou no Rio de Janeiro, acredito que pela região de Nova Iguaçu por que foi por lá que casou com Hugo Soares Ricci

    Qualquer ajuda ou dica será muito bem vinda! Já perdi dias persquisando em arquivos online...

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @lucas21 bom saber!

    em 2018, quando o euro estava com uma cotação bem boa comparado a hoje (rs), fiz uma transferência ao AD de Leiria que era cerca de 20 euros e no Itaú deu em torno de 200 reais...

  • @Leticialele Boa noite minha amiga...E Boa noite a todos os demais amigos.

    Preciso de um conselho...

    Ainda no aguardo da certidão/assento de nascimento/batismo do meu bisavô, peguei a certidão de nascimento de minha mãe (neta), sendo que veio com uma averbação errada...vindo anotado que ela se casou no ano de 1981, certo que ela se casou realmente em 1967, vindo a se desquitar em 72, e a se divorciar em 81...antes de casar com meu pai em 82.

    Bem, penso em retificar isso junto ao cartório, mas não sei se vai ser necessário averbar também o casamento com meu pai, e o seu divórcio, que ocorreu em 2011...hj ela é divorciada.


    O que acham?

    E se ela conseguir a nacionalidade, eu precisarei transcrever isso tudo em Portugal?


    Grato a todos,

    Rodrigo

  • @RodrigoRibeiro , depois que sua mãe conseguir a nacionalidade, sim, terá que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio (desquite não existe em Portugal) e transcrever o segundo casamento, SE foi seu pai brasileiro o declarante do seu nascimento.

    Providencie a retificação da certidão, incluindo a averbação! Veja com o cartório que documentos eles exigem.

  • editado September 2021

    @Leticialele Então, ela casou em 67, desquitou em 72, iniciou o relacionamento com meu pai em 74, teve minha irmã em 77, em nasci em 80, e ia casar em 82, mas antes se divorciou em 81...meu pai declarou meu nascimento em 80 mesmo...

    Eu retifica somente o primeiro casamento, que está errado na averbação em sua certidão de nascimento, e deixo pra ver a questão do 2o casamento depois, ou já averbo tudo agora?

    Vou precisar homologar os dois divórcios?

    Li em um post que para homologação de divórcio se gasta uma nota...

    E se eu conseguisse, ao invés de retificar a averbação, retira-la...nesse caso eu precisaria transcrever o 1o casamento e homologar seu divórcio também ou pularia só para o 2o?

  • A bom dia. Sou bisneto de português. Já tenho a certidão de nascimento da minha bisavó, gostaria de saber se possível encontrar do meu bisavô. Não temos informações sobre ele além do nome. Obrigado

  • @RodrigoRibeiro, seus pais não eram casados quando vocês nasceram?

    Se não eram casados, mande os processos para Ovar. A Conservadora de lá entende que o Código Civil Português de 1978 retroage!

    Pai e mãe são os que constam na certidão.

  • @Leticialele

    Só fui descobrir isso agora...que meus pais não eram casados quando eu nasci...que minha mãe já tinha sido casada...uma revolução...kkkkkk

    Com relação ao fato deles não serem casados, vc já me disse que dá para pedir por Ovar...mas isso só deve ocorrer daqui uns 3 anos...ainda terei que passar pelo processo de minha mãe...e com relação ao fato dela não ser divorciada à época, pois o divórcio dela só foi feito em 1981 (nasci em 1980)...antes ela era só desquitada...vc já disse que em Portugal não há a instituição do desquite, mas Portugal reconheceria isso?

    Outra coisa pessoal...principalmente aos feras das buscas...

    já fiz de tudo e ainda não consegui achar a certidão da minha avó (filha do português)

    fiz pesquisa no FamilySearch, SIAN, acervo do Judiciário, detran, IFP, seideweb, google, nos cartórios 3ºRCPN, 6ªRCPN, 7ºRCPN, 10a Circunscrição - Méier, 11a - Cascadura, 14a - Madureira/Bangu

    No SIAN em pesquisa de certidões, só tem após 1929, busquei em alguns livros, mas a título de aprendizado, pois é como tentar encontrar uma gota no oceano.

    Nos cartórios mesma coisa, se não der sorte e for um registro tardio, não vão localizar, uns pesquisam 2 anos da data de nascimento, outros 3 anos, alguns chegam a pesquisar 5 anos, mas nenhum encontrou nada (uns cobram vinte e poucos, outros trinta e poucos outros não cobram, outro cobra mais de 100,00, mas dá direito a pedir gratuidade.

    Ainda tive a má sorte das certidões que recebi de nascimento de minha mãe estarem erradas e precisarem ser retificada...e disseram que vão cobrar de novo.

    Como minha avó era funcionária da prefeitura do Rio, amanhã ligarei pro arquivo municipal para saber se guardam alguma coisa de funcionários das décadas de 40 a 60

    Vou tentar ver se acho a escola em que ela estudou, eu sei na que trabalhou, vou tentar ligar amanhã também

    Bem...o nome dela é:

    NEUZA DE MATTOS RIBEIRO (casada virou Neuza Ribeiro Souza)

    DN- 18/01/1922 - Rio de Janeiro (entre centro, méier, inhaúma, cascadura, madureira, bangu)

    pai - JOÃO CHRISÓSTOMO DE PAULA RIBEIRO

    mãe- GERALDINA DA COSTA MATTOS RIBEIRO

    irmã- JENY DE MATTOS RIBEIRO (Jeny de Castro Mello)


    Vai dar certo.

    Obrigado a todos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.