Certidoes Portuguesas

Bom dia a todos,

eu estou com uma dúvida e gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar. Eu gostaria de tirar a cidadania da minha avó (SONIA) como neta de português. Seus avós eram portugueses (MARIA E FRANCISCO) e casaram em portugal (eu não possuo a certidão de nascimento ou casamento deles mas encontrei o registro nos arquivos distritais) e seus pais (ALZIRA E ERNANI) eram brasileiros casados no Brasil, sendo ALZIRA a filha dos portugueses.

BISAVÓS:

MARIA DE JESUS (PT)

FRANCISCO DOS RAMOS (PT)

AVÓS:

ALZIRA DE JESUS VASCONCELLOS (BR) - FILHA DOS PORTUGUESES

ERNANI MEDEIROS DE VASCONCELLOS (BR)

REQUERENTE:

SONIA MARIA MEDEIROS MATTOS (BR)


A minha dúvida seria:

1 - Eu preciso pedir uma cópia da certidão de nascimento e casamento dos avós portugueses (MARIA E FRANCISCO) da minha avó ou apenas a certidão de nascimento de um deles basta?

2 - Eu recebi uma sugestão para fazer o averbamento do casamento deles na certidão de nascimento porém ao tentar fazer o averbamento nos arquivos distritais me deparei com a seguinte situação: "Alertamos que, nos termos da lei, os pedidos de averbamento só podem ser submetidos por Conservatórias do Registo Civil, Consulados ou Notários, à exceção do averbamento do óbito em testamentos, que pode ser solicitado por qualquer pessoa, mediante a apresentação da certidão de óbito do testador."

3 - Uma última dúvida é que nos arquivos distritais consta o nome de "Francisco DOS Ramos" no entanto, todos os documentos de seus descendentes brasileiros constam apenas "Francisco Ramos", isso seria um problema ou eu posso prosseguir da mesma forma?


Obrigada!

Comentários

  • @vitoriamattos quando ocorreu o casamento? o arquivo distrital estava ciente de que o casamento ocorreu em PT (pq, pela resposta, parece que eles entenderam que você queria transcrever casamento ocorrido no BR)?

    em tese, sendo eles casados em PT, bastaria o assento de um deles + o assento de casamento (já que não está averbado no baptismo)...

    a falta do "dos" não tem problema

  • @gsilvestre O casamento ocorreu em Portugal antes de virem para o Brasil. Na verdade essa informação estava no site do arquivo distrital.. Mas tudo bem, eu vou pedir o assento + o casamento pois creio que não esteja averbano no baptismo.

    Muito obrigada pelo esclarecimento.

    Tenha um bom dia!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.