Dúvida sobre Certidões / Retificação

Prezados,

Primeiramente, gostaria de agradecer o apoio para encontrar o local de nascimento do meu bisavó.

O meu objetivo é solicitar a cidadania para a minha mãe (Suzanete Felicia Linden), neta de portugueses.

Seus avós, conforme consta na certidão de nascimento de Eva Luiz (sua mãe, filha dos portugueses) e na sua própria certidão de nascimento são:

  • Antonio Luiz (português), filho de Antonio Luiz Rodrigues e Maria Julia - Obs informações compatíveis com o registro de nascimento do próprio Antonio.
  • Anna Luiz (portuguesa) filha de José Bento e Margarida Bento

1) A filha de português (Eva) foi registrada pelo pai. Não tenho informações sobre o casamento (Antonio e Anna) ou mais detalhes sobre a Anna. Isso é um problema?

2) Na certidão de óbito de Antonio Luiz foi acrescentado o sobrenome Rodrigues. Isso é um problema? Esse documento precisa ser enviado? Nesta certidão consta o nome da esposa e primeiro nome dos filhos.

3) Minha avó (Eva) não era casada com meu avô. E por questões de bons costumes da época, ele acrescentou seu sobrenome ao nome de minha avó na certidão de nascimento da minha mãe (Suzanete). Sendo assim, na certidão de nascimento da minha mãe consta filha de Eva Luiz Linden. Preciso solicitar a retificação? Eles não serem casados é um problema?

Comentários

  • @Lalinden :

    1) A filha de português (Eva) foi registrada pelo pai. Não tenho informações sobre o casamento (Antonio e Anna) ou mais detalhes sobre a Anna. Isso é um problema? Não. Se o português foi o declarante do nascimento até que ela tenha completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.

    2) Na certidão de óbito de Antonio Luiz foi acrescentado o sobrenome Rodrigues. Isso é um problema? Esse documento precisa ser enviado? Nesta certidão consta o nome da esposa e primeiro nome dos filhos. Não precisa mandar certidão de óbito

    3) Minha avó (Eva) não era casada com meu avô. E por questões de bons costumes da época, ele acrescentou seu sobrenome ao nome de minha avó na certidão de nascimento da minha mãe (Suzanete). Sendo assim, na certidão de nascimento da minha mãe consta filha de Eva Luiz Linden. Preciso solicitar a retificação? Eles não serem casados é um problema? Não é problema

  • @Leticialele Muito Obrigada pelo retorno.

    Ainda estou com dúvidas sobre o item 3. Acho que não fui clara em minha questão.

    Requerente: Suzante Felicia Linden, filha de Elzio Aberton Linden e Eva Luiz Linden... acontece a Eva Luiz nunca foi Eva Luiz Linden.

    Sigo o processo com esta divergência mesmo?

  • editado September 2021

    @Lalinden, eu ja reparei que o problema sempre é o contrário, por exemplo, minha é vó é a Portuguesa, mas meu avô quem registrou meu pai/mãe e ele é brasileiro. Então eu preciso validar o casamento deles pra Portugal, pois é uma maneira de mostrar que realmente meu pai/mãe é filho da portuguesa pelo matrimônio, ja que ela não foi a declarante. Meio que a resposta dela está no item 1, eu acho ... e também acrescentar um nome que vem do marido ou companheiro, isso é fácil de entender.

  • @Leticialele

    Help! Sobre a certidão do Português:

    "Se o assento for de batismo, obtido no Arquivo Distrital, tem que ser mandada cópia em papel, certificada ou assinada digitalmente pelo Arquivo.

    No caso dos assentos de batismo, em que só aparece o primeiro nome do batizado, mandar uma certidão de casamento ou de óbito, Inteiro Teor, para fixar o nome utilizado pelo português na vida adulta."

    Este é o meu caso. Mas só tenho certidão de óbito onde incluíram "Rodrigues"

    Todos os demais documentos consta apenas António Luiz.

    Isso é um problema?

  • @Lalinden , nos documentos dos filhos aparece o sobrenome Rodrigues?

    Se sim, não há problema

  • @Leticialele Não, não aparece. Na certidão da minha vó (Eva, filha do português) só indica Antônio Luiz.

    Ele assinou como Antônio Luiz, inclusive.

    A certidão de óbito indica: deixa três filhos a saber: Eva, Adão e Vitória

  • @Lalinden , não tem problema algum, não mande a certidão de óbito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.