1c - mãe portuguesa com nomes de casada diferentes no BR e em PT após transcrição

Boa tarde a todos! É minha primeira postagem no fórum então espero que esteja fazendo certo. Procurei bastante e não achei um caso igual.

Queria pedir a ajuda de vocês que já tem muita experiência no processo de atribuição 1c. Quero enviar meu pedido como filha da minha mãe portuguesa nascida em Portugal e que imigrou com meus avós pro Brasil aos 3 anos.

Ela casou no Brasil em 1976 e fez a transcrição em Portugal pelo Consulado de São Paulo em 2012. Nesse momento, o nome de casada dela ficou diferente em Portugal e no Brasil, pois não aceitaram o nome de casada que ela adotou no Brasil. (Aqui ela substituiu os sobrenomes de solteira pelo sobrenome do meu pai.)

Ex com nomes fictícios:

solteira: Maria Rita Oliveira da Silva Furtado (assento de nascimento em Portugal)

casada no Brasil: Maria Rita Schmidt (esse é o nome na minha certidão de nascimento no BR)

após transcrição em 2012: Maria Rita Oliveira da Silva Furtado Schmidt (esse é o nome atual no assento português da minha mãe)

A minha dúvida é se preciso tomar algum cuidado antes no envio do meu processo (enviar algum documento a mais ou enviar pra alguma Conservatória específica ou alguma outra coisa).

Desde já agradeço a ajuda!

Comentários

  • @deab se no assento de casamento português não tiver qualquer ressalva em relação a isso, eu mandaria uma certidão de casamento inteiro teor do BR apenas para demonstrar o nome adotado aqui no BR, que é o que consta dos seus documentos... realmente as leis portuguesas não permitem a supressão total dos sobrenomes "originais", por isso não aceitaram fazer a transcrição com esse nome

  • deabdeab Member

    Obrigada @gsilvestre! Vou seguir a sua indicação e enviar a certidão de casamento inteiro teor junto. Eu não tenho o assento de casamento português, só tenho a informação de que foi transcrito. Vou tentar pedir online para ver como está.

  • Olá! Eu tenho mais uma dúvida em relação a esse assunto. No formulário, eu preencho o nome da minha mãe com o nome de casada dela brasileiro (como está no meu RG) ou com o nome dela de casada em Portugal (que é o nome atual dela em Portugal)?

  • @deab , coloque como está no seu RG

  • Muito obrigada @Leticialele!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.