Atestado criminal dos Estados Unidos

Boa tarde, tudo bem?

Eu morei por quase dois anos nos Estados Unidos e para pedir a nacionalidade eu preciso de um atestado criminal de lá.

Eu procurei saber e parece ser um tanto complicado de pedir. Mas é o seguinte, eu tenho um amigo de lá que se ofereceu para ajudar. Ele já teve que fazer o pedido do atestado pois passou um tempo no Equador.

Ele disse que pode pedir para pegar o registro pelo estado em que eu morava (Oregon), e se quisermos ele é conhecido do xerife da cidade em que eu morava e pode pedir para ele emitir uma carta oficial sobre isso. Sendo que de qualquer uma das opções facilitaria muito para pegar esse documento.

Será que alguma dessas formas funcionaria ou eu teria que pedir o processo do FBI de qualquer forma?

 Muito obrigado!

Comentários

  • @marcw_ferreira o antecedente exigido é o do FBI

  • @gsilvestre ok, mas se eu estava vendo no site do estado e tem essa informação:

        CJIS provides the following services for public access where allowed under the law.

    • Open Record (copy of another person's Oregon record - based on name only)
    • Copy of Your Own Oregon Record (fingerprints required)
    • Copy of Your Own Record from FBI (fingerprints required)

    Minha dúvida é, se eu pedir pelo estado o atestado criminal contendo o documento com a informação do FBI seria aceito? Ou teria mesmo que pedir direto pelo FBI? Eu pergunto isso porque pelo estado eu consigo pedir já em português, o que ajudaria bastante. Além de ser mais rápido.

    Que no caso eu só precisaria apostilar e ficaria tudo certo, né?

    Obrigado

  • O FBI tem um serviço onde você pode pedir online, porém tem que enviar as digitais pra eles via correios.

    https://www.edo.cjis.gov/#/

  • @LeoSantos Mas de qualquer forma eu não teria que pedir para apostilar e traduzir?

    De qualquer forma eu vou ter que enviar as impressões digitais e o formulário mas meu amigo de lá perguntou se pode ser o do estado, porque como eu disse ele pode pedir para o documento já ser feito em português e pode apostilar para mim.

    Ou tem alguma forma de pedir o documento em português pela FBI?

  • @marcw_ferreira eu ACHO que só aceitam o do FBI mesmo… não vão aceitar um emitido pelo estado, ainda que contenha “cópia” do registro do FBI.

    mas vc n pode pedir pra isso ser enviado ao seu amigo e ele te auxiliar com o apostilamento e tradução?

    Aliás, eu acho que se for pra Lisboa nem precisa traduzir… o @gandalf que é mais ligado nesse assunto talvez possa ajudar

  • @marcw_ferreira

    Ele já respondeu. Tem que ser do FBI, que você pode pedir online, mandando as digitais.

    Morando fora do país, terá que fazer o fingerprint na PF, e mandar pelo correio. Pode fazer o scan, mas tem que ter em papel.

    O pagamento dessas coisas em geral se faz com Money Order.

    https://ec.usembassy.gov/u-s-citizen-services/local-resources-of-u-s-citizens/background-check/

    The U.S. Embassy does not provide fingerprinting services. In order to have your fingerprints taken, you must take a fingerprint card to a local enforcement agency to request this service. Fingerprint cards can be downloaded from the FBI’s website: https://www.fbi.gov/file-repository/standard-fingerprint-form-fd-258-1.pdf

    Tem que mandar para apostilar no Dept of State. Há pessoas que mandam sem apostilar, mas não sei o resultado disso.

    Se for mandar para Lisboa, não precisa traduzir documentos em inglês. Normalmente só pede esse atestado nos processos que tramitam na CRCentrais. Então não se preocupe com a tradução.

    Alteração do Código do Registo Civil, Decreto-Lei n.º 51/2018, Artigo 49.º alínea 8 - Os documentos referidos no n.º 1, quando escritos em língua estrangeira, devem ser acompanhados de tradução feita ou certificada nos termos previstos na lei, salvo se estiverem redigidos em língua inglesa, francesa ou espanhola e o funcionário competente dominar essa língua.

    A CRCentrais é um dos centros de tradução autorizados, portanto eles entendem.

  • Obrigado pela ajuda pessoal!

    Só mais uma dúvida, eu li em algum lugar aqui no fórum que o background check tem validade, alguém pode me explicar como isso funciona e como fazer?

  • editado September 2021

    @marcw_ferreira

    90 dias a partir da emissão, até numerar o processo, ou dar entrada em caso de exigência (ser escaneado).

    Costumam ser mais flexíveis com documentos mais difíceis de se obter, e aceitá-los com uma pequena margem.

    Se mandar apostilar, terá que ter um endereço de algum amigo pra receber pelo correio e mandar para o DoS, receber, e mandar para PT. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/229147/#Comment_229147

    Atualmente eu estou mais relax que nesse post antigo. Acho até que poderia mandar o original sem apostilar. Já travei uma discussão aqui sobre isso aqui, e não me provaram ser possível. Então seria a seu próprio risco. Mas entendo que apostilar para quem está fora dos EUA é tão complicado, que vale a pena arriscar sem isso. A regra diz que tem que ser apostilado no DoS. Se cair em exigência, faz outro. Já terá aprendido a trilhar o caminho espinhoso. Hehe

    Cada tipo de documento tem um método de apostilamento diferente. No caso do FBI, cai na categoria de documento federal. O preço mudou em Julho, e o formulário mudou por causa disso. Já deve estar disponível.

  • Olá ....será que o consulado faz o apostilamento ??seria super rápido!!Alguém já tentou??

  • @fmprio , Consulados não fazem apostila de Haia.

    A apostila é feita no país emissor do documento

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.