Renovação de Cartão do Cidadão e Passaporte

Bom dia,

tenho cidadania portuguesa a mais de 20 anos e renovei meu passaporte algumas vezes ao longo desse tempo. Entretando, tanto o cartão do cidadão quanto o passaporte estão expirados já a algum tempo.

Entrei no site recentmente para ver o processo e confesso que tive dúvidas quanto ao "timing" de solicitação dos documentos. O Cartão do Cidadão é pre requisito para tirar o passaporte mas existe alguma maneira de agendar os 2 em simultâneo ou preciso fazer o Cartão do Cidadão antes de solicitar a renovação do passaporte ?

Alguém poderia me descrever como seria o processo ?

Ainda, como andam os agendamentos ?

Muito obrigado antecipamente,


Avelino.

Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @AvelinoFerreira qual o consulado da sua região? para tirar o passaporte, precisa do CC válido, mas alguns consulados tem a opção de agendamento simultâneo CC+PEP.

  • Boa tarde! Muito obrigado pelo pronto retorno!

    O meu consulado fica no Rio de Janeiro.


    Avelino.

  • @AvelinoFerreira

    o agendamento é por aqui: https://agendamentosonline.mne.pt/AgendamentosOnline/index.jsf

    não sei se o RJ oferece o serviço de CC + PEP, mas você pode confirmar na hora de agendar. Em Brasília, apesar de ser oferecido esse serviço, n consegui achar vaga para agendamento. Marquei CC e depois o PEP, mas tudo ficou pronto em 2 meses.

    Em tese, você tem que ir, renovar o CC, esperar cerca de 30 dias pela carta PIN, e aí você pode solicitar o PEP. Não sei se no pedido simultâneo tem que comparecer apenas uma vez...

  • @AvelinoFerreira , @gsilvestre , no Consulado do Rio, você agenda o CC, comparece e diz se quer ou não o passaporte. Se quiser, eles já agendam uma data para você voltar, pegar o CC e tirar a foto do passaporte. O passaporte chega em sua casa, pela DHL.

  • Bom dia!


    Muito obrigado. Irei tentar. De fato, agendamento anda muito difícil. Tentei por meses sem sucesso mas voltarei a tentar.


    Avelino.

  • @gsilvestre, tu fez o CC há muito tempo? Marquei o meu em Brasília para o fim do mês e gostaria de saber quanto tempo levou para ficar pronto o CC e quanto tempo levou para o PEP também.

    Ah, tu lembra dos valores tb? Em cada consulado eu leio um valor diferente e Brasília me parece o menos caro.

  • @Anderson640 CC cerca de 30 dias - 152 reais acho

    PEP 20 dias - 620 reais (entrega na residência). Acho que se optar por pegar na embaixada é 450 +-

    isso foi entre junho e agosto deste ano

  • Bom dia. Eu fiz a transcrição de casamento da minha sogra em Santos e agendei a emissão do CC para fevereiro de 2022 em São Paulo, nesse intervalo de espera ela resolveu também tirar o passaporte.

    Pergunto: será que dá para solicitar o passaporte e aproveitar a mesma data do agendamento acima?

    Obrigado

  • Oi @Carlos Klomann Neto , acho que não vai dar certo não, meu pai foi hoje ao consulado (15/09) pois tinha agendado a averbação do casamento + CC + PEP e só conseguiu o CC sem a averbação do casamento, mesmo com mais de 6 meses de envio dos documentos e vai ter de voltar em dezembro para finalizar o processo do PEP. Se ele que tinha agendado teve problemas, acho que no seu caso tentar acrescentar serviço na mesma visita vai ser difícil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.