Documentos para nacionalidade - caso especial

Olá, pessoal

Estou começando a verificar qual a documentação necessária para o meu pai tirar a cidadania portuguesa, por casamento. Ele é casado com a minha mãe, portuguesa, há mais de 30 anos. Só que ele é libanês e nunca se naturalizou brasileiro (apesar de ter ido morar no Brasil aos 18 anos, ou seja, há mais de 50 anos). Ele fala português perfeitamente. Tenhos 3 dúvidas:

1. O que seria o comprovativo de nacionalidade? Porque já pedem a certidão de nascimento... nao serve? Teria que ser o passaporte ou algo assim (que eu nao sei como faria para traduzir e apostilhar, porque no Libano sequer há consulado português, apenas uma representaçãoonde nao fazem esses serviços). Quando fizemos a minha nacionalidade e dos meus irmãos, tivemos que mandar a certidão dele para o Chipre, que era onde havia consulado português, para eles "certificarem" o documento.

2. Como podemos comprovar que ele fala português?


3. Como podemos comprovar a ligação dele com a comunidade portuguesa? Eu, filha dele, vivo em Portugal há quase 3 anos. O fato de eu viver aqui é considerado uma ligação? Posso apresentar um comprovativo de matrícula da faculdade para provar que moro aqui (no site sugeria boletim de escola dos filhos, nao sei se seria o mesmo)? Ou o que?


Desculpem o texto enorme e obrigada!!

Comentários

  • @Hádidi , a comprovação da nacionalidade é com a carteira de identidade. Presumo que a do seu pai seja Carteira de Estrangeiro.

    Para comprovar que sabe a língua, pode mandar um diploma qualquer dele, tirado no Brasil.

    A ligação com Portugal é o casamento de 30 anos. Atualmente, os vínculos são 3 anos de casamento com filhos atribuídos ou 6 anos, em qualquer caso.

    Não precisa mandar nada dos filhos. A não ser que queiram mandar cópia simples dos assentos portugueses.

  • Muito obrigada, Leticia!

    Ele não tem nenhum diploma tirado no Brasil... há outras possibilidades, alguma prova/exame que ele possa fazer?