Tenho os nomes mas não tenho as datas e não sei mais onde procurar

Olá!

Estou tentando encontrar a certidão de batismo do meu tataravô, que era português, para fazer o processo da minha avó, que ainda é viva. O nome do português era Francisco Antonio de Amorim, filho de Antonio Jose de Amorim e de Francisca Maria. Ele era casado com Maria Pereira. Aqui no Brasil ele morou na cidade do Rio de Janeiro. E eu não sei de que região de Portugal ele era e nem o ano de nascimento.

Nas minhas pesquisas no Family Search descobri que eles tiveram uma filha, Maria Rosa de Amorim, em 09/05/1894, cuja certidão de óbito dela aqui no Brasil diz que era portuguesa. Depois encontrei o registro do nascimento de Lucinda de Amorim em 28/12/1896, esse já ocorrido no Brasil. Com isso deduzo que eles vieram para o Brasil entre 1894 e 1896. E como eles tiveram uma filha em Portugal, deduzo que o casamento ocorreu lá.

O registro mais recente que encontrei com ele foi a certidão de nascimento do meu bisavô, José Joaquim de Amorim, em 19/07/1909. Não consegui encontrar a certidão de óbito do meu tataravô no Family Search, para tentar descobrir o ano de nascimento dele.

Não consegui encontrar nenhum registro de emigração (no site do CEPESE) ou imigração (na base presente no site do Arquivo Nacional) com os nomes deles e que se encaixassem nesse contexto, nem mesmo pesquisando por parciais do nome. Também não consegui encontrar nenhuma certidão deles no Family Search filtrando por Portugal.

Sinto que estou em um beco sem saída, não sei mais onde procurar na Internet. Pensei em ir no cemitério onde toda a família foi enterrada e pedir para eles procurarem algum registro dele, mas isso deve sair caro pois não sei a data exata do óbito, provavelmente foi antes de 1940, pois minha avó é de 1933 e não lembra dele, então ele morreu antes dela nascer ou quando ela era pequena, logo teria que pesquisar entre aproximadamente 1909 (ultimo registro dele que consegui encontrar) e 1940.

Essa semana também reparei que em 1926 foi criado um novo cartório, 14ª circunscrição do registro civil, que passou a abranger o bairro onde eles moravam, sendo que os registros desse cartório não estão no Family Search. Me pergunto se o motivo de eu não encontrar o óbito é por ele estar nesse cartório.

Alguém teria alguma dica de como mais eu poderia procurar pelas informações que faltam? Valeria a pena tentar encontrar algo no cemitério ou no cartório? Em qual dos dois seria melhor?

Obrigado!

Comentários

  • Boa tarde @lapsrj

    Os registros civis dos cartorios do Rio de Janeiro estão no site do arquivo nacional porém deve fazer o cadastro no SIAN https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp

    Depois do cadastro vá Favoritos e em seguida Registros Civis, lá ficam arquivos (nascimento, casamento e óbito) entre 1929 a 1961, apesar de ser uma pesquisa sem muitas datas, vá folheando os livros, veja os cartorios mais prováveis, pode demorar, mas é uma alternativa a sua busca.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.