Desvendar letra de documento

Olá, como já devem ter visto estou na saga da minha trisavó e finalmente consegui achar a certidão dela, o problema é que na segunda página parece um documento escrito com letras médicas, daquelas que a gente não entende, sabe? Só falta essa parte para eu entender tudo, quem por favor ter alguma habilidade nisso, pode me ajudar?

Obrigada



Comentários

  • editado August 2021

    @giuliab :

    "...digo neta paterna de Jacinto Jose Viegas, e de Felisberta de Jesus Pereira moradores em Monte de Lobos freguesia de Palla e materna de Antonio Pereira Pires natural de Horta freguesia de Tamengos e de Rosa Ferreira Caixeira, natural da Anta e ahi moradores. Forão padrinhos o Padre Mario de Ferreira Jorge e Maria solteira, filha de Manoel Pessoa dos Santos todos de Aguim. E para constar lavrei este assento de baptismo em duplicado, que depois de lido e conferido perante os padrinhos comigo o assignarão. Era ut supra.

    O prior Luiz Ferreira Baptista"

  • editado August 2021

    neta paterna de Jacinto José Viegas (?), e Felisberta (?) de Jesus Pereira, moradores em Monte de Lobos, freguesia de Pala

    e materna de Antonio Pereira Pires natural da Horta, freguesia de Tamengos (?) e de Rosa Ferreira Caixeira, natural de Antes (?).

    Existia a freguesia de Antes no concelho de Mealhada, distrito de Aveiro. Mas pode ser que exista um lugar chamado Anta, como a leticialele colocou... faria sentido "da Anta".

    Sempre melhor deixar também o link para o site do documento original. Tanto pela questão da resolução da imagem como também ali pode ter alguma informação que já ajude a decifrar mais rapidamente a letra, além de se poder comparar com outros assentos - o que facilita entender como o pároco escrevia cada letra.

  • @Leticialele MUITO obrigada pela a ajuda, de coração.

    @CarlosASP aqui, caso queira dar uma melhor olhada https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1259403 0064 e 0065 (na próxima folha) 8°

  • Realmente difícil!

    Consegui uns trechos, veja se ajuda em algo:



    digo neta paterna de (...) (...) (...) e de (...) de Jesus Pereira, moradores em Monta de Sabor, freguesia de Pilha e materna de Antonio Pereira Pires, natural de (...) freguesia de (...) e de Rosa Ferreira Caixira natural da Antes e (...) padrinhos e Padre (..) de Ferreira Jorge e Maria (..) filha de Manoel Pereira dos Santos, todos de (...) lavra este assento de baptismo em (...) que depois de conferido perante os padrinhos comigo a (...)

  • @glsoledade É bem difícil mesmo, muito obrigada, me ajudou bastante

  • @giuliab

    Com o link ficamos sabendo que é da freguesia de Ventosa do Bairro, também no concelho de Mealhada. Talvez isso confirme que é Antes - que pode ter sido uma freguesia mas depois virado apenas um "lugar" de uma freguesia maior.


    A anotação na lateral à direita do assento com o nome do "lugar" me faz pensar que é Antes sim. Olhando o assento de cima, que é do "lugar" de Arinhos, me parece que o padre às vezes puxava esse rabisco para baixo no "S" no final da palavra.

  • @CarlosASP Sim, estava pesquisando e é isso mesmo

  • @CarlosASP @Leticialele Vocês por acaso acham que Viegas e Caixeira podem ser sobrenomes de origem hispânica?

  • editado August 2021

    @giuliab

    Viegas existe bastante em PT também. Caso você não tenha visto:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Viegas

    Caixeira eu desconfio que colocaram na forma feminina o sobrenome Caixeiro. Já achei vários casos onde se fazia isso e a mulher ficava com sobrenome "Coelha" e outros. Não sei se foi prática só em algumas épocas e/ou lugares, mas ficava até engraçado ler esses assentos.

  • @CarlosASP , sim, alguns apelidos eram a profissão da pessoa e, quase sempre, eram flexionados em gênero.

    Eu fiquei viciada em ler assentos, e tem noites em que me acabo de rir com o que os párocos escreviam!!! Teve um que batizou uma criança que ele achava que estava morta porque "uma voz mandou".

  • @Leticialele meu deus, que estranho, mas engraçado kk

    @CarlosASP muito obrigada, até me assustei pensando ué, espanhóis na família?

  • @Leticialele

    Tem vários óbitos mais antigos de uns antepassados de uma minúscula aldeia no norte de Portugal onde parecia estar escrito no assento "ofertou o frango".

    Só depois que vi outros que "ofertou vinho, azeite" ou outros produtos que entendi que era frango mesmo.

    Não sei se era a forma de pagamento para quem não tinha dinheiro para as custas ou algum tipo de costume de doação da região.

  • @CarlosASP vocês parecem saber demais, então vou perguntar... caso um dia eu vá para essas paróquias que existem e constam os batismos, é possível achar o original? acho que não, né? tenho bastante curiosidade em saber como viviam essas pessoas, eu fui a última pessoa a nascer na família então só conheci minha avó e o irmão dela, de resto, todo mundo morto

  • @giuliab , esses livros estão sob a guarda dos Arquivos Distritais ou na Torre do Tombo, em Lisboa.

    Eu já percorri a pé, pelo Google Earth, diversos lugares onde minha família portuguesa vivia!!

  • @giuliab

    Ao que eu saiba, os livros todos foram enviados aos Arquivos Distritais. Imagino que por questões de conservação o acesso seja restrito apenas aos próprios funcionários. Inclusive porque os assentos antes de 1911 tem valor como documento civil. Mas PT fez um excelente trabalho de digitalização; não é todo país que é tão fácil consultar pela web esses registros antigos gratuitamente.

    Sugiro você entrar nas páginas dos concelhos de seus antepassados. Alguns tem pequenos museus sobre a história e cultura da região etc. Isso pode te dar alguma ideia como viviam e ajudar a montar um roteiro para uma futura visita. Para quem mora no BR, as distâncias em PT acabam parecendo muito curtas entre os lugares, então dá para fazer uma viagem pingando em vários.

  • @CarlosASP @Leticia54 adorei essas curiosidades!

  • @CarlosASP @Leticialele Prometo que é a ultima vez que vou pertubar vocês, mas queria perguntar se existe alguma maneira de eu achar fotos dessas pessoas, as mais antigas. Acho que não, né?

  • Em alguns poucos casos, onde existe um processo de passaporte depois de uma certa época, mas apenas em alguns distritos, há fotos nas fichas de processo.

  • Eu já percorri a pé, pelo Google Earth, diversos lugares onde minha família portuguesa vivia!!

    Também fiz isso, como é uma vila histórica está preservada como era a 100 anos atrás, foi sensacional fazer isso, fiquei emocionado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.