quanto tempo pra sair os papéis

Meu pai tirou a dupla cidadania, e vai pegar o passaporte e BI agora em agosto.
Vou em outubro fazer um curso em Berlin de 2 meses.
Pensei em passar em Portugal no começo, e dar entrada nos meus papeis lá, para já ter a cidadania ao final do curso e poder começar a trabalhar na Europa.

Pergunta: dois meses é o suficiente para sair os papéis??
como funciona para fazer isso lá em portugal??

Outra pergunta: quanto tempo levaria para conseguir um emprego em portugal?
qualquer emprego

Comentários

  • como seu pai já tem, o seu processo mais recomendado é que seja feito via atribuição, que passa de pai pra filho, isso se o processo que seu pai fez foi por atribuição, se o processo dele foi por naturalização, você perde o direito, se for atribuição mesmo, leva em média 2 meses...temos casos aqui em que dentro de 38 dias, se conseguiu...então depende da situação....especifique melhor o processo do seu pai..qual foi?! quanto a emprego em Portugal, não sei te responder...
  • bom, pelo que entendi naturalização é quando vc vira português,
    e atribuição, é quando vc fica com dupla cidadania (portuguesa e brasileira)
    se for assim, meu pai fez por atribuião.
    Ele contiua brasileiro, mas a partir de agosto também terá passaprote português.

    Então vc acha que 2 meses seriam o suficiente para os papéis ficarem prontos, dando entrada direto em Portugal??
    Pois meu objetivo é teminar o curso na Alemanha (2 meses) e já ficar na Europa trabalhando.

    Obrigado pela resposta Wes, essa comunidade é muito boa mesmo!

    Se alguém mais tiver alguma informação...
  • Naturalização (aquisição) vc torna-se português depois da idade que vc deu entrada.
    Atribuição vc torna-se português desde o nascimento, com ambos vc tem a dupla cidadania.
    Como vc é filho de portuga vc deverá obrigatóriamente fazer por atribuição, tbm seria burrice fazer por aquisição.
    Em relação ao tempo creio que levará mais tempo juntando os documentos já que tem q passar pelo Itamaraty e pelo consulado do que para a própria atribuição.
    Eu chuto uns 4 meses, isso vai depender da sua agilidade em pegar os documentos no cartório, enviar, etc.
  • bom, na questão de juntar os documentos, to sussegado, ja mandei o que tinha que mandar para o Itamaraty e já recebi de volta.
    Pretendo ir em outubro, com os documentos certos (meus e do meu pai), e preciso saber quanto tempo demora depois de dar entrada nos papéis lá...

    obrigado pelo esclarecimento entre aquisição e atribuição...
  • ninguem nunca me disse que por naturalização eu deixo de ser brasileiro, pelo que eu sempre soube, eu teria também de certa forma dupla cidadania...se levar em conta as leis podem ate ser...mas na prática acho que isso não acontece...
    se ja tem os documentos...o tempo é rápido...bem mais rapido que naturalização
    cada caso varia...mas o seu vai ser bem rápido...
  • Lucas

    Não esqueça de mandar para o consulado, confere se os documentos foram emitidos em menos de 6 meses ok?!
    Se tudo estiver certo esses tempo cairá bruscamente. Será muito rápido.
  • legal... obrigado pelas respostas.

    alguem sabria onde eu poderia me informar sobre quais documentos são necessário.
    Possuo só o e-mail do Consulado de como entrar com o processo aqui.
    Creio que os documentos necessários sejam os mesmos. mas preciso confirmar.
    Mas quando perguntei como fazia para tirar lá a unica informação que me passaram foi o telefone da Conservatória de Registros Gerais em Lisboa (00XX351213817600)
    mas eles não atendem telefone, nem respondem e-mails.

    se alguém precisar de alguma informação, talvez eu possa ajudar, só pergutar.
    Fui eu que fiz o processo aqui no consulado para meu pai.

    Obrigado
  • Lucas

    Existe um tópico chamado Respostas para as maiores dúvidas, lá vc consegue todas essas informações, dá uma olhada.
  • Vo aproveitar para fazer uma pergunta!

    Eu fui no consulado português, aqui no rio, dia 17/06/2008 para entregar os documentos do meu processo de Atribuição de nacionalidade (meu pai eh português).

    Ela disse que estava tudo certo, recebi o meu Boletim de nascimento, com nº do assento e tudo. Agora eu preciso pedir minha certidão de nascimento pelo portal do cidadão.
    Só que eu não sei se está pronta ainda. E agora estou precisando mais do que nunca.
    Vocês acham que se eu pedir agora no inicio de Agosto, ela já estara pronta? E pedindo o envio pelo correio azul, ela chegará aqui até o final de agosto?

    Preciso da certidão, pq em setembro vou estudar na Universidade do Porto, e como não quero tirar visto de estudante, pretendo entrar em portugal apresentando minha certidão de nascimento, e dizendo que vou tirar meus documentos (BI+Passaporte) lá.

    Só que como minha passagem de volta vai estar com a volta marcada para 6 meses após o embarque, será que eles vão implicar com minha entrada?
    Eu também terei em mãos uma carta de aceite da Universidade Porto, dizendo que fui aceito para estudar durante 6 meses lá.
  • Diego

    Liga para a CRC de Lisboa, tel 351 2138 17647, e pergunta , informando os dados que vc tem, se ja esta pronta, ai é so vc pedir, e acho que no maximo em 10 dias , ela chega.
  • Valeu sandra!
    Vo ligar essa semana pra la...ve se eles me informam!
  • Diego

    pelo que li seu processo ja foi analisado e o Sr.Conservador das Conservatorias dos Registos Centrais ja reconheceu sua origem. Portanto man, voce ja e Portugues. Voce ja tem numero de assento e sua certidao de nascimento portuguesa foi lavrada nas CONSERVATORIAS DOS REGISTOS CENTRAIS. E e pra la que voce tem que preencher do portal do cidadao. La esta sua mais nova certidao. Agora, como eu disse, pare de agir como brasileiro medroso que vai pro exterior com medo das autoridade estrangeiras, querendo provar alguma coisa, rsrsrsrs. Voce ja e Europeu, relaxa.
    Veja. Eles normalmente mandam uma copia da certidao para o endereco brasileiro que vc botou no processo. Se vc ainda naum recebeu , vai receber. Voce tera que tirar BI (bilhete de identidade) primeiro, ela e sua indentidade portuguesa. Mas essa certidao que eles mandam ainda nao serve. Tem que pedir uma nova. Depois e que tira passaporte com ela. Conselho:
    Faca como eu fiz quando morava na Suica. Peguei a certidao que eles mandam e peguei um aviao. Viajei com passaporte brasileiro. Quando entrei em PT foi pela porta da Uniao Europeia, aprensentei tudo e eles me perguntaram se eu era portugues. A lei diz que sim, a certidao de nascimento tambem, entao eu disse sim. Dai entregaram-me tudo e disseram bemvindo. Entao porque nao tirar passaporte e BI pelo Consulado no Brasil? Porque se vc tira em PT, sua identidade ja vem com endereco portugues. Evita de vc gastar duas granas. Se voce tirar BI no Porto, eles entregam em 3 dias, depois passaporte quando precisar viajar. Afinal de contas o cidadao brasileiro so tira passaporte para viajar pro exterior. O portugues tb. Voce ja e Portugues. Parabens gajo
  • Diego

    O que voce recebeu foi Boletin de Nascimento e nao vale pra BI passaporte.
    Voce tem que pedir um Registo de Nascimento que e outro documento.
  • Eu sei disso...eu estou querendo saber se vocês acham que minha certidão de nascimento já está pronta no CRC. Pq eu teria que pedir uma Certidão de Nascimento para Emissão de Documento de Identidade certo?
    Para isso preciso fazer esse requerimento no Portal do Cidadão, selecionando a CRC de Lisboa.

    Só que como passou apenas 1 mes e 10 dias, não sei se já posso pedir ou não. =(
    Mas vou fazer o que a Sandra me falou, vou ligar pra la, ver se eles me dizem se eu já posso pedir ou não.

    Mas obrigado a todos pela ajuda!
    E vou fazer oq Maestro falou, vou chegar lá, entrar pela entrada da UE, falar que sou português (pq sou!) e se pedirem alguma identificação vou mostrar essa certidão que vou pedir no portal, e dizer que vou tirar meu BI e meu Passaporte.
  • Diego

    Voce mesmo dissse la em cima que ja tem o Boletin com o numero do assento !
    Entao e so entrar no Portal do cidadao e pedir.
  • Paulo

    Aqui no consulado do Rio, quando se dá entrada na atribuição e os docs estão todos corretos, eles ja dão na hora o numero de assento, depois é que eles enviam para portugal para dar andamento no processo, mas geralmente eles avisam a partir de quando, ja pode pedir a certidão.
  • A atendente me disse que no máximo 2 meses e meio, 3 meses...
    mas que antes poderia pedir...
    só que não sei o quanto antes =(

    Ela até colocou uma observação, dizendo que fosse feito com urgencia o processo pois eu iria estudar em portugal e talz...
    acho que vou esperar soh virar o mês e pedir..
    o máximo que pode acontecer eh o pedido ficar parado no portal até sair a certidão..
  • [APAGADO]
  • Diego

    Vc leu minha resposta homem? La tem tudo. Mas se nao quiser fazer desta maneira que sugeri, vc ja pode SUA CERTIDAO JA ESTA PRONTA. Nada de dois meses e meio, ela ja esta pronta a na sua mao. So que nao vale para BI. Apenas para vc te--la se precisar viajar a PT pare mostrar ao controle que tu es portugues. Pede um novo para BI, mas aviso, demora demais tirando ai e tu vai gastar duas vezes, uma aqui e outra em PT, afinal seus dados vao mudar. La em PT e rapido. em 1 semana vc estara com tudo nao mao.
  • Diego

    Ja que voce e portuga agora, convido-o para entrar na outra Comunidade "Ja Tenho Cidadania Portuguesa". Foi uma Comunidade criada por mim e Paulo tb. Para aqueles que ja passaram no vestibular lusitano. Seja bem vindo se quiseres. Abrax
  • Maestro,
    O problema é que não estou com certidão nenhuma comigo!
    Eu queria pelo menos alguma para quando eu entrar em portugal, poder provar que sou português.
    Mas com relação aos outros documentos só vou tirar por lá mesmo.
  • Diego

    Em Portugal brasileiros não encontram muitas dificuldades para entrar, se vc não estiver com a certidão em mãos ainda terá um bom tempo para pegar a certidão, e tirar o BI e o Passaporte.
  • Diego

    Se com a certidão em mãos vc ficaria mais tranqüilo, lige no tel que a Sandra te passou e confirme se já está tudo pronto aí vc peça uma certidão pelo portal do cidadão vai ser rapidinho e vc irá despreocupado.
  • Diego

    RELAXA MAN, Tu ja e portuga. Imagina que viajei so com um fax, e o controlador so confirmo as informacoes com o passaporte brasileiro. Mas chega pra vc por esses dia uma copia da sua certidao pelo correio, Igual chegou pra mim. Mas eu estava na Suica e minha mulher mandou a copia por Fax. Eita trem bao...a coisa mais dificl pra quem ganha cidadania e aceitar que nao e o brasileiro que esta em pauta, mas um portugues. Dai man, os 27 paises sao seus, vc escolhe pra onde comeca...Oh Gloria
  • Com certeza Maestro!
    Eu estou assim pq ainda estou em um periodo de transição!
    Mas é uma alegria imensa você poder ser português, entrar e sair da europa sem preocupação nenhuma e o melhor poder ficar o tempo que quiser! ;D
  • Parabens Diego.

    Ana Maria
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.