Há procura de Informações do Avô da minha Esposa

Gostaria de saber se me podiam ajudar a encontrar informações referentes ao avô da minha esposa que era português de nome José Pedro Alves, a sua naturalidade dizem que é de Amarante. Era casado com Domingas Luiza de Oliveira. Fizeram vida em Alfenas/MG.

Comentários

  • @PAzevedo

    sobre o José Pedro...

    ...qual a filiação?

    ...qual a provável data de nascimento?

    ....sabe detalhes da emigração? ...idade, veio só ou com parente, etc...

    ...sabe se tinha irmãos e os nomes?

  • editado August 2021

    @PAzevedo e @Kleber Silva Aguiar Guarda essa informação abaixo porque te um José Pedro Alves de Paços de Ferreira (PORTO), como é bem perto de Amarante (PORTO) pode ser o português.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    416903 José Pedro Alves Paços de Ferreira Paços de Ferreira &bnsp; &bnsp ; Negociante 28 Rio de Janeiro Sem Indicação

    Infelizmente não fala o nome dos pais

    http://www.remessas.cepese.pt

  • Kleber Silva Aguiar e Lucas 21

    Obrigado por me ajudarem.

    Poucas informações tenho do avô da minha esposa e o meu sogro filho de José Pedro Aves agora com 87 anos não sabe muitas informações sobre o pai. Ele Nelson Eugenio de Oliveira é o primeiro filho do casal. Segundo minha esposa o avô José Pedro Alves e a esposa Domingas Luiza de Oliveira tiveram 11 filhos.

    Esse José Pedro Alves de Paços de Ferreira talvez possa ser mas se eles se casaram no Brasil e registaram os filhos deve ser mais fácil encontrar mais dados.

  • editado August 2021

    @PAzevedo o ideal é tentar achar a certidão de nascimento do seu sogro que terá os nomes dos avós deles (provavelmente), porque sem a filiação do português é difícil achar o assento de batismo, pq as pessoas antigamente eram batizadas apenas pelo primeiro nome, o que difere é a filiação. Que dia seu sogro nasceu? (ideia de provável bairro), veja se ele tem uma cópia da certidão dele, quem sabe guardada junto de outros documentos.

  • Obrigado @lucas21 pelas dicas. Meu sogro nasceu a 17 de Novembro em Gaspar Lopes/Alfenas/MG. Ele não tem qualquer documento guardado.

  • editado August 2021

    @PAzevedo então vou passar as buscas aqui do que encontrei da sua família em MG, por sorte minha família é mineira.

    no Óbito de José Pedro, vai ter a filiação, parece que a mãe dele se chamava Maria de Nazaré, você vai pedir a certidão de Óbito e vai ter o nome do pai dele e a idade, daí você pega o ano que ele nasceu. (ele morreu em 1963).

    Tem também o registro de casamento do seu sogro, entra em contato com o cartório e tenta ver se eles tem a habilitação do casamento, ou mande fazer uma busca pela certidão de nascimento do seu sogro, grande chance dele ter sido registrado no Cartório- Alfenas - Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais.

    tem também o registro de óbitos dos irmãos dele, não sei se será útil.(se conseguir a certidão nascimento de um deles chega nos avos, mas de qualquer jeito você vai precisar da certidão do seu sogro que é item obrigatório ).

    Se quiser pode pedir as certidões pelo https://registrocivilminas.org.br demora 16 dias para chegar.(pelo menos para RJ, liga pro cartório e tenta ver se eles mandam por sedex.)

    Boa sorte, confirmando a filiação do José Pedro volta aí pro @Kleber Silva Aguiar te ajudar, em certidões portuguesa ele é fera.


  • @lucas21 muito obrigado pelas informações. Estou muito grato a você. Assim fica mais fácil. O @Kleber Silva Aguiar pode ajudar me a descobrir em Portugal a origem correta do José Pedro Alves. Vocês são mesmo pros. Muito Obrigado.

  • @PAzevedo pede busca por esse site: https://registrocivil.org.br/birth-certificate

    se eles não acharem, eles devolvem o dinheiro, tem 2 cartórios de Alfenas cadastrados com eles, pode ser que não digitalizaram suas certidões.


    Localizado em: Rua Treze de Maio, 413 - Centro - 37130-135, Alfenas - MG, o cartório tem horário de funcionamento De: 08:30 Até:17:00em dias de semana.

    Para você saber se o cartório abre aos sábados, você pode entrar em contato por telefone: (35)3297-4425 ou por email: cartorioalfenas@bol.com.br.

    O cartório está registrado sob o código CNS 05.047-6.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.