CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA MINHA BISAVÓ

Olá pessoal!

Nem sei por onde começar.

Minha Bisavó Victorina Antunes nasceu em Portugal, diz meu pai que em Cerolico da Beira Alta no ano de 1893.

Tenho Cartão de Imigração no Brasil, porém nao confirma o local de nascimento, somente fala que em Portugal.

Estou contratando uma empresa para me assessorar nos documentos para tirar a cidanania do meu pai. Mas dentre outros documentos que são mais fáceis eles me pediram este de nascimento. Saberiam aonde devo iniciar minha busca online? Já destrinchei o

Familysearch inteiro e não consigo mais informações.

Comentários

  • @flaviakloss

    Possível irmão. Celórico da Beira fica no Distrito de Guarda.

    O passaporte abaixo é vizinho de Celórico da Beira:

    ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãeProfissão Idade Destino Estado Cívil

    130118 Diamantino Antunes Aldeia Nova Trancoso António Antunes Maria Luisa Jornaleiro 32 Rio de Janeiro Casado

    Espero que seja um parente!

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2021

    @flaviakloss

    Infelizmente, os livros de 1893 nao estão online.

    Você terá que se cadastrar no site abaixo e fazer uma busca ou pedir o assento. O endereço:

    "https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/"

    Acredito que o passaporte acima seja mesmo de um irmão.

    Abraços

  • JuDuarteJuDuarte Member
    editado August 2021

    @flaviakloss a empresa que deveria buscar esse documento para você, já que está pagando. A parte mais difícil é juntar a documentação mesmo, na maioria das vezes. Siga as instruções do fórum e faça seu processo sozinha, já que a parte mais difícil eles estão empurrando pra você.

  • @JuDuarte . essas empresas só juntam os documentos que você fornece e enviam para Lisboa. Podem colocar até 5 processos por envelope. Não gastam nem 100 reais e cobram uma fortuna.

  • @Leticialele sim, são meros despachantes. Absurdo isso

  • Oi Pessoal, Muito obrigada!

    Realmente acho que eram eles que deveriam me ajudar.

    Ainda não contratei, tenho reunião na segunda, se nao me ajudarem nao assino contrato.

    Achei mais uma informação no site "remessas", segue abaixo:

    IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    57852Victorina Da ConceiçãoCanedoSanta Maria da FeiraSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem Indicação24Rio de JaneiroSem Indicação

    Só que menciona a Freguesia de Canedo e não possui o sobre nome só o primeiro e segundo nome, será que é ela?

  • @flaviakloss

    Vc não precisa deles para nada, nem para encontrar o batismo de sua bisavó.

  • Pessoal,

    Achei no site de Remessas da Cepese os dados seguintes:

    IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    57852Victorina Da ConceiçãoCanedoSanta Maria da FeiraSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem Indicação24Rio de JaneiroSem Indicação

    Sabem aonde posso encontrar a copia do passaporte por este numero ID?


    Obrigada

  • @flaviakloss , você tem que procurar o assento na Freguesia de Canedo, Concelho de Santa Maria da Feira, Distrito de Aveiro.

    Ou pedir uma cópia do passaporte ao cepese, ao custo de 10 dólares.

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2021

    @flaviakloss

    Você procurou no local que te informei nessa mensagem abaixo?

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/257915/#Comment_257915"

    A freguesia no passaporte mencionado faz fronteira com Celórico da Beira, que fica no Distrito de Guarda.

    Além disso, o nome dos pais batem.

    Pelos dados que você mencionou, a sua busca deve ser concentrar nessa freguesia.

    E, por fim, na relação de imigrantes localizada pelo @Kleber Silva Aguiar , consta a data do nascimento: 02/08/1887.

    Também informa a data de saída de Portugal. Você pode procurar pelo passaporte no site da torre do tombo no Distrito de Guarda.

    Mas acredito que você já tenha bastantes informações para uma busca no Arquivo Distrital de Guarda, seja pelo irmão ou pela própria Victorina.

    E a @Leticialele cometeu um raro errinho. O valor do passaporte é 10 EUROS e, não dólares.

    Boa sorte!

  • @flaviakloss

    O endereço para você buscar pelo passaporte português, de 02/1912 a 12/1913.

    "https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1231628"

    O passaporte deve estar nessa lista, pois, de acordo com o documento do @Kleber Silva Aguiar , a saída se deu em 21 ou 28/02/1913 (estou na dúvida em relação ao dia) e a chegada no Brasil se deu em 11/03/1913.

    Mas acredito que o caminho mais rápido é o da busca no AD de Guarda.

    Abracos

  • @flaviakloss

    Ptocure marcar alguma pessoa nas suas mensagens, pois o sistema avisa que há uma mensagem nova, o que ajuda a resolver a sua dúvida.

    Para marcar é só usar o @+o apelido e ambos devem estar da mesma cor, no meu caso, fica em laranja e negrito.

    Abraços

  • @flaviakloss

    No Distrito de Guarda, há no Concelho de Celórico da Beira, duas freguesias de mesmo nome:

    Santa Maria:

    "https://tombo.pt/f/clb19"

    São Pedro:

    "https://tombo.pt/f/clb20"

    Infelizmente, em nenhuma dessas três freguesias (as duas aqui mencionadas e a do possível passaporte do irmão), os livros de 1887 e 1893 não estão online.

    Você pode tentar buscar o casamento dos pais em alguma dessas freguesias, se disponíveis nos endereços citados, do ano do nascimento (1887 ou 1893) para trás.

    Boa sorte!

  • @guimoss , tem razão... estou gagá!!! São euros, e não dólares!!

    Desculpe, @flaviakloss

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.