Documentação

VitorHolloVitorHollo Member
editado January 2023 em Processos de Atribuição

Bom dia pessoal,

Decidi fazer a cidadania do meu pai primeiro para depois tirar a minha.

Minha duvida é a seguinte:

Como vou fazer o envio direto lá para Porto, parece que a documentação é diferente se eu fosse enviar para o consulado.

Consulado pede uma documentação e o site do IRN pede outros.

Qual devo seguir para que eu não tenha problema ou para que eu não precise enviar mais documentações depois.

DOCUMENTAÇÂO PARA ENVIAR PARA PORTO:

  • RG do requerente ( reconhecida e apostilhada)
  • CERTIDÃO DE NASCIMENTO INTEIRO TEOR DIGITALIZADA do requerente ( reconhecida e apostilhada)
  • CERTIDÃO DE NASCIMENTO POR CÓPIA REPROGRÁFICA FIEL DO LIVRO DE REGISTRO do requerente (reconhecida e apostilhada)
  • CÓPIA SIMPLES DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA MÃE (no caso minha vó) PORTUGUESA COM AVERBAÇÃO DE CASAMENTO
  • FORMULÁRIO (RECONHECIDO POR AUTENTICAÇÃO)


LEMBRANDO QUE O PAI (no caso meu avô) NÃO É PORTUGUES, SÓ TEM O CASAMENTO AVERBADO.

SITE DO CONSULADO PEDE OUTROS DOCUMENTOS COMO CERTIDIDÕES DE NASCIMENTO BRASILEIRA DOS PAIS , E OUTRAS CERTIDÕES.

PORÉM VOU ENVIAR PARA PORTO, E NÃO PARA CONSULADO.


ENTÃO QUAIS CERTIDÕES PRECISO PARA NÃO TER PROBLEMA DE TER QUE ENVIAR OUTRAS DEPOIS.

DESDE JÁ, AGRADEÇO.

Comentários

  • @VitorHollo

    • RG do requerente emitido há menos de 10 anos ( cópia autenticada e apostilhada)
    • CERTIDÃO DE NASCIMENTO POR CÓPIA REPROGRÁFICA FIEL DO LIVRO DE REGISTRO do requerente (apostilhada)
    • CÓPIA SIMPLES DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DA MÃE (no caso minha vó) PORTUGUESA COM AVERBAÇÃO DE CASAMENTO
    • FORMULÁRIO 1c (RECONHECIDO POR AUTENTICAÇÃO) e pagamento dos 175 euros https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1c

    A Certidão de inteiro teor digitada só é necessária se a cópia reprográfica estiver ilegível

  • @gsilvestre

    Obrigado meu amigo...

    Então só preciso dessa documentação, não precisa de mais nada para meu pai fazer ? Nenhuma documentação do meu avô q não é português?


    Sobre transcrição de casamento já envio tudo junto? Ou faz dps que tiver pronto o processo de cidadania dele?

    Outra pergunta.

    Meu pai vai precisar transcrever o casamento dele tmb... (Porém é divorciado) na certidão de casamento já consta.

    O que precisa para transcrever o casamento (documentos)?

    Precisa q a certidão da minha mãe seja por fotocópia do livro de registro tmb? Ou somente de inteiro teor com a de casamento de inteiro teor tmb ?

    Quais documentos ?

  • @VitorHollo calma... vamos por partes pq senão confunde tudo

    1- o casamento dos seus avós precisa estar transcrito ANTES do processo do seu pai. Você pode fazer por Ponta Delgada, seguindo as orientações desse tópico: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1 (não deixe de colocar o e-mail no requerimento, pois eles analisam os documentos e depois mandam o link para pagamento da taxa por ele; pagamento por vale postal não é mais aceito)

    2- após transcrever o casamento dos seus avós, você dá entrada no processo do seu pai pelo Arquivo Central do Porto. Média de 6 meses para concluir.

    3- após concluir o processo do seu pai, se ele tiver sido o declarante do seu nascimento, você pode fazer seu processo sem transcrever o casamento dele. se não tiver sido ele, tem que transcrever, e aí você segue as orientações do link acima.

  • @gsilvestre

    Dos meus avós já está tudo certo, com transcrição de casamento deles. Esta tudo certo para meu pai tirar, até pq o meu tio já tirou o dele.

    Porém meu tio fez pelo consulado do Brasil. Ele já encaminhou a documentação de casamento dele para já fazer a trasncrição, assim as filhas dele podendo tirar tmb a cidadania. Então meu tio fez dois formulários, um para a cidadania e outro para a transcrição de casamento.


    O do meu pai quero fazer pra ele mandando para porto, então eu posso encaminhar tudo junto com os dois formulários para fazer a mesma coisa que meu tio, ou tenho que mandar apenas a documentação para fazer a cidadania dele primeiro para dps de 6 meses mandar a documentação para poder transcrever o casamento?


    Outra pergunta, como vc disse que: " 3- após concluir o processo do seu pai, se ele tiver sido o declarante do seu nascimento, você pode fazer seu processo sem transcrever o casamento dele. se não tiver sido ele, tem que transcrever, e aí você segue as orientações do link acima"

    Como posso saber quem foi declarante do meu nascimento?

    E se no caso foi meu pai e minha mãe que foram declarantes?

    Pode me ajudar com isso?

  • @VitorHollo

    Não pode mandar tudo junto. Tem que fazer a nacionalidade primeiro. Depois que terminar faz a transcrição de casamento, seguindo o link que passei.

    Para descobrir quem foi o declarante do seu nascimento tem que pedir sua certidão de nascimento inteiro teor (preferencialmente a cópia reprográfica). Se lá falar que seu pai compareceu e declarou que..... quer dizer que ele foi o declarante. Também pode ser "compareceram os pais...", não faz diferença se sua mãe também tiver ido. O importante é que seu pai tenha ido. Se não foi, precisa transcrever o casamento

  • @gsilvestre

    Entendi,

    Mas e se eles recusarem o meu processo ou pedir para que seja transcrito o casamento do meu pai antes? mesmo tendo na minha certidão que meu pai foi declarante.

    Seria mais seguro transcrever logo de uma vez? Ou faz direto que é sucesso?

    Não sei se vem ao caso, (UMA OBSERVAÇÃO: meu pai e nem eu temos o sobrenome da minha mãe. Meu pai não puxou o sobrenome da minha mae quando casou e nem eu tive o sobrenome da minha mae quando nasci. )

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @VitorHollo pode fazer direto que é sucesso, se ele tiver sido o declarante do seu nascimento. mesmo se acontecer algo, eles dão um prazo para você transcrever antes de negar seu processo.

    a questão do sobrenome é indiferente

  • Boa noite

    Gostaria de saber se passaporte sem filiação serve para pedido de nacionalidade para filho de mãe portuguesa nascido no estrangeiro?

    Obrigada

  • @CarolinaMendesReis , não. O passaporte tem que ter filiação.

  • Obrigada

    @Leticialele, neste caso no formulário 1c) e nele deve constar informações sobre o documento de identificação a ser utilizado no processo? Certificados de registo criminal estrangeiro também deve ser incluído no o processo e deve nele deve constar informações pessoais que constam do documento de identificação?

  • @CarolinaMendesReis , nos processos pelo art 1C não precisa mandar certificado de registro criminal!!

    No Formulário, você coloca o documento de identidade (cópia autenticada e apostilada) que está sendo enviado

  • editado July 2022

    @CarolinaMendesReis

    revendo seu post anterior (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/295083/#Comment_295083), você viu minha resposta de que só pode mandar para a CRCentrais, correto?

    Vou lhe responder alguns detalhes por Mensagem Privada, naquele envelope no canto direito, na tarja verde.

    Pode continuar perguntando aqui no fórum público outros assuntos que desejar. É só que ao deixar ali o post de 09/Julho sem resposta, nessa nova série de perguntas pode não ficar claro sua situação de Cabo Verde. A maioria aqui é de Brasileiros, que têm um acordo PT-BR que cria uma situação diferente da sua nas respostas.

  • Boa tarde...

    @gsilvestre

    Essa cópia do RG com menos de 10 anos... meu RG tem mais tempo!

  • detleypestanadetleypestana Member
    editado January 2023

    Boa tarde!

    Alguém tem o link do formulário 1C para impressão ou para digitar?

  • detleypestanadetleypestana Member
    editado January 2023

    @mabego

    Maior...

  • @mabego boa noite

    vc teria como enviar o formulário 1C para menores?

    Outra pergunta, ambos os pais tem que assinar o formulário no caso de ser filho menor?

  • Boa tarde, será que algu posso me ajudar a encontrar o casamento de

    Manoel Joaquim Teixeira, filho de Francisco Teixeira e Delfina Lourenço

    Com

    Benedicta Maio de Carvalho, filha de João Alves Felis Maio e Thereza Pires de Carvalho

    Eles declararam o casamento em São Salvador de Torgueda, que deve ter acontecido entre 1879 e 1887

  • Boa tarde!

    Fui agora no cartório pedir para mim, solteira (hoje filha de mãe portuguesa - fiz a dupla cidadania dela e transcrevi o casamento):

    • Certidão de nascimento de inteiro teor c/ cópia reprográfica e apostilada;
    • Cópia RG (pedi segunda via, pois já tinha mais de 10 anos) autenticada e apostilada.

    Já para meu irmão surgiu uma dúvida... pois ele é casado, e também pediu a segunda via do RG (que veio atualizado como casado).

    Minha dúvida é: no cartório vou pedir a certidão de casamento ou a certidão de nascimento de inteiro teor c/ cópia reprográfica e apostilada?

  • @detleypestana

    certidão de nascimento em cópia reprográfica e apostilada.

    Para casados, averbados com o casamento.

  • Boa tarde!

    Estou para enviar meus documentos e do meu irmão ainda essa semana pelos correios - 2 processos.

    Aqui na minha localização o viável é apenas correios.

    Qual seria o tipo de postagem que tenho que enviar (estou enviando para o Porto)?

    E posso enviar os 2 processos numa mesma postagem?

  • @detleypestana

    te recomendaria enviar por DHL (se estiver no Brasil), porém, tem um custo maior.

    Pode enviar por carta (documento prioritário ou econômico) ou EMS (serviço premium, tipo sedex).

    Levam mais tempo... talvez o premium chegue mais rápido - em 15 dias...

    Não dá para rastrear e vc só é notificado da entrega.

    Coloque os dois processos separados e completos dentro do seu respectivo envelope e coloque os dois dentro de outro envelope para enviar à Portugal

  • Olá, boa tarde!

    Gostaria de um conselho sincero: Fiz o envio da minha documentação para obtenção da cidadania como filha de português em setembro do ano passado (27/07/2022) via EMS, porem até hoje (30/01/2023) meus documentos se encontram em processo de desalfandegamento pelo CTT, não consigo prosseguir por conta de um bendito "Nº Contribuinte / Pessoa Coletiva" do site, que não faço ideia de como preencher isso.

    Fuçando no site do CTT achei a opção de voltar para origem (meu endereço), considerei essa ideia já que eu reenviaria pelo DHL (como eu deveria ter feito de primeira!!), mas estou com medo da validade dos documentos enviados já terem passados, e também não quero perder o dinheiro que usei no primeiro envio. Se alguem souber como eu preencho esse "Nº Contribuinte / Pessoa Coletiva", ajudaria muito. Ou se é melhor eu pedir pra devolverem pelos meus documentos ainda estarem dentro da validade...

    Agradeço desde já!


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.