Como enviar os documentos para o Colsulado de SP

Vou enviar os documentos do meu pai para o consulado, tenho umas dúvidas quem puder me ajudar eu agradeço.

1º Como é feito o pagamento via vale postal?
2º O envelope do sedex que devo enviar junto eu compro no correio mesmo e eu preciso pagar algo além disso, como devo fazer?
3º Qual é o tempo que demoram para enviarem os documentos de volta?

Comentários

  • errata

    No título é "consulado" e não colsulado.
  • Alguém sabe me responder também sobre o vale postal? nesse requerimento de legalização de documentos do consulado há um campo para colocar o número do cheque e o valor, se eu pagar via vale postal o que devo colocar nesse campo?
  • oi Serginho

    pra legalizacao no consulado de SP eu fiz assim (quer dizer, meu irmao no Brasil que me ajudou), ele mandou um sedex com:

    - as certidoes
    - o formulario preenchido (ele copiou aqueles campos da pagina da internet pra um documento Word, preencheu e imprimiu)
    - um cheque nominal em nome do Consulado no valor correspondente ao numero de certidoes (na pagina de legalizacoes tem uma tabelinha com 'descontos' progressivos, rs)
    - um envelope vazio de Sedex (no formulario vc ja informa qual eh o endereco de retorno dos documentos)

    nao existe necessidade de vale postal, eles pedem um cheque nominal e o valor cobre todos os gastos. o consulado devolveu tudo em 5 dias uteis, meu irmao enviou numa sexta-feira, na terca o consulado acusou recebimento (eles te dao um numero de acompanhamento) mas sexta os docs ja estavam prontos e foram enviados de volta por Sedex e na segunda estavam nas maos dos meu irmao, foi bem rapidinho.
  • Muito obrigado Lara
  • tambem fiz assim
    foi rapidinho
    demorou pouco mais por causa da greve, mas ja acabou neh
    to enviando hj pra portugal !
  • Tbem segui esse processo, mas mandei por vale postal. Tirei uma copia e mandei dentro junto.
    deu tudo certo e em 1 semana estava com os documentos em maos.

    Abcos.

    Ana Maria
  • Dúvida do Requerimento...

    Assim, eles falam que o requerimento tem que ser assinado na frente de um funcionário do consulado... Entretanto, tudo tem que ser enviado por SEDEX pra eles, para eles colocarem o selo branco... como eu faço com o requerimento então, eu tenho que agendar um horário?? mandar por sedex e esperar eles me chamarem?? depois que eu receber com o selo eu devo ligar???
  • Nino

    eu tambem empaquei nessa hora
    mas fui na coragem e mandei tudo por sedex
    voltou tudo selado direitinho...
    a assinatura do requerimento vc faz na frente da pessoa no cartorio e eles reconhecem firma, ai vc manda por sedex
    preenche o formulario q tem no site do consulado dizendo qntos legalizaçaoes(selos) vc quer, e poe junto..
    Na verdade todo lugar q tem assinatura precisa de selo, e eles sabem onde tem q selar...meus documentos vieram selados certinhos ...
    é isso ai
    lembrando q o consulado q mandei foi o de SP
    os outros nao sei se corre desta maneira
  • Nino, tbem fiz assim, assinei o formulario no cartorio, e reconheci firma.
    Mandei tudo junto para o consulado aqui de Sao Paulo,via sedex, e em uma semana recebi tudo selado direitinhó.

    Ana Maria
  • No consulado de Sampa não da para assinar na frente do funcionário do consulado pq vc mal pode chegar perto do consulado, quase tudo é feito via sedex. Então vc precisa reconhecer firma do requerimento presencialmente no cartório (esse tipo de reconhecimento custa uns 7 Reais é mais caro do que o reconhecimento por semelhança) aí vc manda para o consulado via sedex colocar o selo.
  • O envelope vazio de sedex deverá ser selado?
  • Selo

    Essa resposta acho que voce pode conseguir nos correios.
    Minha sogra mandou pra mim ano passado pra Sao Paulo, mas nao sei como ela fez.
    Talvez seja pago no ato quando voce envia.
  • Liguei lá no consulado e não precisa selar o envelope de sedex que vai junto com os documentos.
  • em Minas é o mesmo preço de um reconhecimento comum, R$ 3,51..ansioso aguardando meus documentos voltarem do Consulado de BH
  • Serginho

    Olá , você perguntou se pode ser enviado cheque nominal ...
    Pois mandei para o consulado de Curitiba e eles me devolveram ...
    Disseram que somente em dinheiro ou vale postal ...
    Mais cada Consulado pode ser diferente
    Bjusssss
  • Valeu Ju, aqui no consulado de sampa eles aceitam as duas formas liguei lá e ele me informaram.
    Cada consulado trabalha de forma diferente não entendo o porquê mas é assim.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.