Processo de nacionalidade em aberto por falta de transcrição de casamento dos meus pais
Olá, Eu sou Miguel Carvalho sou Angolano e os meus pais Portugueses, e ando na luta para adquirir a nacionalidade desde 2018, Os meus pais casaram se em Angola mas não transcreveram o casamento em Portugal e infelizmente faleceram, eu dei entrada no meu processo em 2018 e está em Aberto por causa da transcrição que está em falta, segundo o consulado.
Na altura do meu registo o meu pai não assinou, ele era militar e estava ausente e na altura não era obrigatório a presença dos dois para que se realiza-se o registo ou seja bastava a mãe estar presente que a coisa andava.
Me foi informado que a transcrição só poderá ser realizada em Portugal em uma Conservatória secundária porque eles casaram se em 1974 quando Angola ainda pertencia a Portugal.
Eu não consigo encontrar os dados de óbito da minha mãe infelizmente não fizeram o registo de óbito dela, será que me podiam ajudar com alguma forma de poder adquirir a nacionalidade ? Obrigado
Comentários
@Miguelcarvalho você não precisa da certidão de óbito da sua mãe
siga as instruções desse tópico e faça a transcrição do casamento deles pela Conservatória de Ponta Delgada (não faça por tondela!):https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
1.Cópia simples do assento de nascimento dos portugueses, preferencialmente (ou a indicação do número do assento e Conservatória, em um papel a parte).
2. Certidão de casamento inteiro teor apostilada. (Não precisa ser reprográfica).
3. Cópia autenticada do teu passaporte com filiação (você pode confirmar se aceitam algum documento de identificação de Angola)
4. Requerimento assinado no cartório com a firma reconhecida por autenticidade. O pagamento é feito por cartão de crédito ou multibanco após a conservatória checar os documentos e encaminhar o link para o e-mail informado). 120 euros
Documentos endereçados à:
Conservatória do Registro Civil de Ponta Delgada
Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
Açores - Portugal
Muito Obrigado, nunca me foi dado essa informação. DEUS LHE ABENÇOE TODOS OS DIAS.
Já agora. epara tratar disso preciso ir a portugal mas não me cedem o visto, posso delegar alguem que faça esse processo todo em portugal?
@Miguelcarvalho não precisa ir a Portugal, pode fazer tudo à distância...
@Miguelcarvalho , faça tudo aqui do Brasil, de preferência mandando os documentos pela DHL.
Muito Obrigado, nunca me foi dado essa informação. DEUS LHE ABENÇOE TODOS OS DIAS.
Já agora. e para tratar disso preciso ir a Portugal ou o consulado de Portugal em Angola pode transcrever?
@Miguelcarvalho , o Consulado de Portugal em Luanda faz a transcrição - https://luanda.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-actos-consulares-neste-posto-consular/registo-civil#casamento
Se preferir, pode fazer, pelos Correios, para Ponta Delgada.
Não precisa ir a Portugal.
@Miguelcarvalho pode ser que o consulado em luanda exija a transcrição do óbito. caso isso aconteça, faça por Ponta Delgada, que não exige.
Eu vivo em Benguela e tambem tem consulado cá. vou tentar por este, senão vou enviar pelo correio em ponta Delgada
@gsilvestre
O meu caso é igual, sou Angolano e meu pai português não foi declarante por causa da guerra em Angola ele não estava presente. Mas mesmo assim consegui dar entrada do processo na CRC Lisboa. Estou aguardando o deferimento ou indeferimento.