Um bisavô na certidão portuguesa e outro bisavô nas certidões brasileiras - o que fazer?

Boa tarde!

Sou neta de portuguesa, mas as certidões que obtive têm várias inconsistências:

Na certidão de nascimento da minha avó portuguesa consta que o pai dela é Jacinto Maria Rodrigues e que ela nasceu em 8/8/1918. E o nome completo da minha avó consta como Otília Maria de Carvalho Rodrigues.

Ocorre que, segundo minha mãe, quando minha bisavó chegou ao Brasil (acho que “fugida”), ela casou de novo e nos documentos da minha avó Otília consta como pai o nome do novo marido da minha bisavó, ou seja, ao invés de Jacinto, como na certidão de nascimento portuguesa, consta Manoel Nunes da Cruz. Consta, também , que ela nasceu no dia 06/08/1920 (dia e ano diferentes) e o nome completo dela era: Otília Maria de Carvalho Cruz (sobrenome diferente).

Resumindo:

Na certidão de nascimento da minha avó portuguesa:

Nome: Otília Maria de Carvalho Rodrigues

Nascimento: 08/08/1918

Filiação: Jacinto Maria Rodrigues e Ermelinda de Carvalho Rodrigues


Nas certidões de casamento e de óbito da minha avó portuguesa:

Nome: Otília Maria de Carvalho Cruz (sobrenome diferente - adotou o sobrenome do novo marido da minha bisavó)

Nascimento: 06/08/1920 (dia e ano diferentes)

Filiação: Manoel Nunes da Cruz e Ermelinda Augusta de Carvalho Cruz (consta como pai da minha avó o nome do segundo marido da minha bisavó -  está diferente também o sobrenome da minha bisavó)

Não sei o que fazer. Alguém pode me ajudar?

Qual meu próximo passo? Retificar as certidões brasileiras para colocar o nome do bisavô como Jacinto já que é esse que consta no registro português, bem como para consertar a data de nascimento da minha avó? É esse o caminho? Se for, como proceder?

Será que com essas inconsistências eu consigo obter a nacionalidade portuguesa?

Preciso de um help!! Please!!!

Muito obrigada!!

Karla Marques

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2021

    @Karla Marques

    Boa noite,

    Quando há divergências entre docs brasileiros e portugueses, o correto é sempre o que está na certidão portuguesa.

    Se vc tem o assento de nascimento português da sua avó com os dados corretos, vc terá que apostilar esse documento na PGR de Lisboa ou Porto e usá-lo para retificar o nome, data de nascimento e nome do pai na certidão brasileira de casamento da sua avó.

    A de óbito da sua avó, vc não precisa usar.

    Como está o nome da sua avó portuguesa nas certidões do filho(a) dela e na sua? Deixe todas essas informações para uma ajuda melhor.

    Vc tem os dados dos seus bisavós, como batismo, casamento e óbito, caso o cartório crie algum empecilho?

    Na certidão brasileira do segundo casamento consta a viuvez da sua bisavó?

    O seu bisavô, o primeiro marido da sua bisavó, faleceu no Brasil?

    Você tem o óbito dele?

    No pedido de retificação, vc pode juntar um ou os dois documentos para provar a divergência e fazer a correção.

  • @guimoss , essa retificação dos documentos da @Karla Marques terá que ser judicial.

    Terá que provar que

    Nome: Otília Maria de Carvalho Rodrigues

    Nascimento: 08/08/1918

    Filiação: Jacinto Maria Rodrigues e Ermelinda de Carvalho Rodrigues

    é a mesma pessoa:

    Nome: Otília Maria de Carvalho Cruz 

    Nascimento: 06/08/1920 

    Filiação: Manoel Nunes da Cruz e Ermelinda Augusta de Carvalho Cruz

    Não creio que apenas o assento de batismo português, certificado e apostilado, será prova suficiente.

  • @Leticialele

    Eu também imagino que seja um caso de Retificação Judicial, mas quis apresentar uma alternativa, mesmo que improvável.

    @Karla Marques

    É melhor vc questionar no cartório o procedimento necessário. Pergunte se pode pela via administrativa, mas se prepare para fazer pela via judicial.

    E, como disse antes, separe ou procure o segundo casamento emo óbito do primeiro marido, pois serão úteis nessa Retificação.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.