Ajuda com busca de certidão de batismo

Amigos, boa tarde!

Estou tentando ajudar minha mãe com a cidadania dela e estou na busca pelos documentos. A avó dela é portuguesa e casou-se aqui no Brasil com um brasileiro chamado Nilo Alves Gama. Encontrei a certidão de casamento deles no link:

Não encontro de jeito nenhum o nascimento dela em Portugal. Na verdade não sabemos ao certo onde ela morava em Portugal.. Se veio com os pais.. Tentei buscar o passaporte do pai mas também não tive sucesso

Segundo a certidão de casamento ela é do ano de 1896 pois diz que ela tem 18 anos em 30/05/1914(data do casamento). Em um papel com dados de aniversários da família encontrei a data 24/01 mas sem ano. O chute é que seja de 24/01/1896.

Nome: PHILONEMA FERNANDES (Philomena Fernandes Gama após o casamento)

Pai: João Baptista Fernandes

Mãe: Anna Roza Fernandes (Em alguns lugares encontro Anna Roza Conceição - talvez nome de solteira)

Desde já agradeço a ajuda de todos e espero poder retribuir o apoio!

«1

Comentários

• Descobri com uma tia avó que a vovó Philomena dizia que era de Trás-os-montes. O distrito atual seria Vila Real? Estou com muita dificuldade de encontrar a Philonema e acho que isso vai impedir o processo.. caso os amigos @Leticialele ou @Kleber Silva Aguiar que são craques na busca pudessem dar uma luz ou caminho a seguir.. estou sem esperanças. Obrigado pela atenção de qualquer forma!

• @patrickpma

Trás-os-montes engloba os atuais Distritos de Vila Real e Bragança, bem como, partes do Distrito de Viseu e Guarda.

Em qual cidade ela desembarcou e fixou residência?

Possiveis Trisavôs:

ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

118802 João Baptista Fernandes Mirandela Mirandela Justíniano José Fernandes Luísa de Azevedo Sem Indicação 14 Brasil Solteiro

166450 João Baptista Fernandes Ervedosa Vinhais António José Fernandes Maria Dos Prazeres Rodrigues Trabalhador Agrícola 28 São Paulo Solteiro

275600 João Baptista Fernandes Bordonhos S. Pedro do Sul Sem Indicação Sem Indicação Negociante 41 Brasil Solteiro

João Baptista Fernandes Donai Bragança José Fernandes Maria de Jesus Jornaleiro 42 Brasil Casado

• @guimoss muito obrigado pela ajuda!

A Philomena fixou residência no Rio de Janeiro. Faleceu em Nilópolis.

Esses cadastros que você encontrou foram em algum site específico?

Obrigado!

• @patrickpma

Encontrei essa emigração https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1290082

Registro n° 19 https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1207950 ...0010.tif o nome da mãe é diferente

Sugiro solicitar informações do processo para o casamento no AN https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/copy_of_acervos-mais-consultados/registro-civil-da-cidade-do-rio-de-janeiro até alguém postar alguma novidade

Ficha:124503 / Fundo/Coleção: 2° Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias de Santa Rita, Ilha do Governador e Sacramento) - Registro Civil - 6K

Assunto: Habilitação para casamento de Nilo Alves Gama e Filomena Fernandes

Ano Inicial: 1914 / Número: 6488 / Maço: 2974

• @Kleber Silva Aguiar , @patrickpma , creio que a certidão que o Kleber encontrou seja a da Filomena.

A mãe pode ter falecido e o pai casado novamente com a Anna Roza. Olhei em Guide, Mirandela, mas os assentos de óbito e casamento não estão online. Creio ser uma hipótese a considerar!

• patrickpmapatrickpma Member
    editado August 2021

@Kleber Silva Aguiar Muito obrigado pelo seu achado! Já fiz a solicitação para visualizar a habilitação para casamento!

@Leticialele Te agradeço também por ajudar nas hipóteses! A grande questão é que na certidão casamento da Philomena a Anna Roza consta como mãe. Se isso tiver errado, terei que corrigir toda essa documentação, correto?

Cavei um pouco mais com algumas tias e descobri que ela tinha mais duas irmãs! Ermelinda e Maria. Possíveis nomes:

Ermelinda Baptista Fernandes

Maria Baptista Fernandes

Procurei como acompanhantes no cepese e não encontrei tbm..

Em tempo:

Encontrei o passaporte da Filomena de Jesus e consta como ela solteira um ano após o casamento da minha vó. Acredito que seja coincidência então.. Vou aguardar a resposta do arquivo nacional para ver os dados da habilitação.

Obrigado!!!

• @patrickpma

A C H E I !!!!!

Daqui a pouco volto.

• editado August 2021

@patrickpma

Assento nº 3, da freguesia de Tresminas, concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real; nascida em 24/01/1895.

Clica no tif 60:

PT-ADVRL-PRQ-PVPA12-001-028_m0060.tif - Livro de registo de baptismos - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq (arquivos.pt)

Se não tivesse buscado mais informações com suas tias, creio que não seria encontrado. A Ermelinda é 10 anos mais nova, a Maria é "da Glória" e o pai João Baptista era falecido quando vieram para o Brasil.

• @Guilherme Moreira Caracaaaaaaaaaa Inacreditável! Você foi muito samurai para achar isso! Que legal!!! Você achou informações da vinda deles? Ele morreu em que ano? Que legal! Minhas tias vão ficar muito felizes com a informação!

E eu vou tocar o processo! Preciso averbar o casamento dela ai nesse distrito né? Eu tenho a certidão de casamento dela aqui no Brasil. Basta isso para averbar ou preciso de algum documento do noivo?

Que legal Guilherme!!!! Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!

• editado August 2021

@patrickpma , você tem que solicitar cópia certificada do assento de batismo da Filomena no Arquivo Distrital de VilaReal.

Em Informações adicionais, coloque o link que o Guilherme encontrou, e o número do assento (número 3)

Veja como fazer aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

Como ela casou com Brasileiro, terá que transcrever o casamento dela em Portugal. Vai precisar do assento de batismo dela, da certidão de casamento inteiro teor e da certidão de nascimento do marido.

Se mora em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos;

Se mora no RJ ou ES, faça pelo Consulado do Rio

Em qualquer caso, pela Conservatória de Ponta Delgada (Açores)

editado August 2021

@Leticialele obrigado pelas informações! Estou aguardando o arquivo nacional me mandar a habilitação de casamento deles pois eu nem sei por onde começar a procurar o nascimento do Nilo. Não tinha me atentado que seria necessário na transcrição. Vou juntar tudo e seguir suas orientações!

Notei também que o nome de solteira era Filomena de Jesus, mas na de casamento ela usou Philomena Fernandes. Acha que isso pode dar algum problema?

obrigado!!!

• @patrickpma , o F e o PH não são divergências. Quanto ao Fernandes, era o sobrenome do pai.

Ela foi batizada como Filomena de Jesus. Mas, ao casar, adotou o nome Filomena (=Philomena) Fernandes. Provavelmente, o escrevente do Cartório estava acostumado a usar o PH. Como, naquela época, era tudo oral e a maioria das pessoas não sabia ler e escrever, essas diferenças são normais.

Coloque aqui todos os dados que tiver do Nilo, quem sabe alguém encontra?

Depois desse achado samurai do @Guilherme Moreira , acredito em tudo!!!

• @Leticialele Sim! kkk vai que..

O Nilo Alves Gama nasceu no ano de 1888 e consta na certidão de casamento que é natural do Rio de Janeiro.

Casou em 1914 com a Philomena no Rio de Janeiro mas parece que moravam em Nilópolis.

Faleceu em 1970.

Seus pais chamavam:

Antonio Pinto de Carvalho Gama (cert casamento) / Antonio S L Gama (cert obito)

Joana Pinto Alves Gama (cert casamento) / Maria Joana A Gama (cert Obito)

Acho que por conta do ano, não estou achando certidão de nascimento.. Talvez eu deva começar a procurar em igrejas pelo batismo? Existe a possibilidade de averbar o casamento sem esse nascimento do Nilo?

Abs!

• @patrickpma , não há como transcrever o casamento sem a certidão do Nilo.

É possível que só encontre a certidão de batismo, pois em 1888 ainda não havia registro civil no Brasil!

• @patrickpma , viu como o ninja encontrou rapidamente???

Parabéns mais uma vez, @Guilherme Moreira !!!

• @Leticialele Desculpe o abuso da sua boa vontade! Mas é que acho que encontrei o batismo do Nilo!!! Os nomes parecem bater com a certidão de casamento dele. Não entendi pq o familysearch indexou como Nilo Carvalho Gama, talvez eu não esteja entendendo bem a grafia.. Poderia dar sua opinião?

Batismo: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R89H-D?i=101&cc=1719212&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A8B67-D1ZM

Casamento: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DH4Q-T9Z?i=173&cc=1582573

Devo pedir uma certidão para igreja ou não se aplica?

Obrigado!!!

• @patrickpma , leia o post acima do seu!! hahahahaha

• @Leticialele O @Guilherme Moreira é muito ninja mesmo! Nem acabei de digitar e ele já achou tudo!!! kkkk

Não tenho palavras para agradecer. Na verdade, terminando meu processo, vou dedicar tempo a ajudar a procurar para os novos integrantes do forum assim como fizeram comigo!

Aproveitando a conversa, na certidão de nascimento consta o nome da mãe diferente da de casamento, acha que pode ter impacto na transcrição do casamento aqui no consulado do RJ?

Mãe do Nilo: Joanna Conceição Alves Gama (cert nascimento Nilo) / Joanna Alves de Carvalho Gama (cert casamento Nilo)

Obrigado!

• @patrickpma , terá que usar a certidão de casamento no Nilo usando a certidão de nascimento!

Veja no cartório do casamento dele o que eles exigem.

editado August 2021

@Leticialele o texto ficou confuso. Você quis dizer que preciso consertar a certidão de casamento do Nilo usando a de nascimento? Mesmo ele sendo o brasileiro existe essa necessidade? Outra coisa.. preciso averbar o casamento deles no nascimento do Nilo ou não precisa?

No batismo em portugal da Filomena consta a mãe como Anna Rosa e no casamento consta Anna Roza Fernandes (Fernandes era sobrenome do Pai). Esse não teria problema né? O problema é o Conceição da Joanna que não tem explicação?

Obrigado!

• @patrickpma , sim, você precisa retificar a certidão de casamento do Nilo, usando a certidão de nascimento dele, Nilo, para acertar o nome da mãe dele. Joanna Conceição Alves Gama é diferente de  Joanna Alves de Carvalho Gama

Quanto a Anna Rosa e Anna Roza Fernandes, não há problema, pois Fernandes é o sobrenome do marido.

• @Leticialele Muito obrigado pela ajuda! Já estou em contato com o cartório.

• @Leticialele bom dia!

Estava pesquisando sobre as pretorias e quais cartorios as absorveram e vi que você tem experiência identificando aqui no Rio. Será que poderia me dar sua opinião? As duas certidões abaixo segundo minha pesquisa estão no 1 RCPN na ilha do Governador. Estou errado? Pergunto pois para pedir a correção eles exigiram copia autenticada de ambas e o pagamento no portal é antecipado e caro. Fiquei com medo de estar pedindo ao cartório errado e queimar dinheiro.

nascimento:

casamento:

Muito obrigado!!!

• @patrickpma , você está correto

É o 1º RCPN - atendimento@cartoriocandelaria.com.br

A de nascimento está no livro 1, fl 70v, termo 135;

A de casamento, livro C 34, fl 172v, termo 404.

• Preciso encontrar onde minha avó AURORA FERREIRA DOS SANTOS foi batizads. Tenho procurado muito e não encontro , consegui o ID . Será que o ID ajuda? O ID é 59108 . Agradeço muito a quem puder me ajudar. Salette

• @katiareginabarbosa , esse ID é do Cepese ? Tem que pedir a eles.

• @Leticialele obrigado pela ajuda! Quanto a essa correção da Joanna, a mudança de Conceição para Carvalho não poderia ser justificada pelo fato do marido ser Carvalho? Digo isso pq acabei de ver a certidão do Rubens que é filho do Nilo e da Filomena (Rubens é pai da minha mãe) e a avó Joanna também está com carvalho no nascimento dele. Terei que retificar a dele também para fazer o processo da minha mãe?

@katiareginabarbosa coloca os dados que você tem da sua parente que os amigos do forum e até mesmo o ninja @Guilherme Moreira as vezes conseguem achar! Vamos tentar achar!

• @patrickpma , a questão é que não é apenas o acréscimo do sobrenome do marido! Houve invesão dos nomes, podem até achar que não é a mesma pessoa!!

Você colocou que no batismo consta - Joanna Conceição Alves Gama

e, no casamento, Joanna Alves de Carvalho Gama

• @Leticialele Entendi! Além da troca de um sobrenome, eles ainda trocaram a ordem dos outros. E pior que todos os documentos seguintes ficaram Joanna Alves de Carvalho Gama.. vou ter que corrigir todos. Tomara que não criem problema para fazer essa retificação.

Obrigado pelas informações!!! você é 10!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.