Certidão de 1903

Caros amigos,

Estou iniciando a busca pela sonhada cidadania portuguesa. Com a ajuda deste fórum já consegui encontrar algumas informações que julgo serem importantes para localizar o registro de batismo dele, mas não consigo avançar além.

Para contextualizar, busco informações do meu bisavô. Os únicos documentos que tenho no momento são a certidão do casamento dele no Brasil, e a certidão de óbito. (Dados obtidos destes documentos: Joaquim Avelino, filho de Claudina Rosa, Nascimento 30/01/1903)

Pesquisando na internet, consegui as informações em anexo, mas não consigo avançar na pesquisa.

Alguém poderia me orientar?

Aproveito para agradecer imensamente a iniciativa do fórum, têm sido de uma ajuda inexplicável


Anexos:


Comentários

  • @LucasAldeia

    Ao que parece são indivíduos diferentes. O do pedido de passaporte em Vila Real deve ser este (clica no tif 58):

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1050991

  • @Guilherme Moreira

    Obrigado amigo,

    O nome da mãe não confere com o da certidão brasileira. Então como você disse, é provável que o registro de passaporte encontrado no arquivo de vila real seja de pessoa distinta.


    Na pesquisa feita no site Remessas, a informação (nome da mãe) confere com a certidão brasileira, mas não possui informação da freguesia. Consigo encontrar algo a partir daí?

    Muito obrigado pela valiosa ajuda.

  • editado August 2021

    @LucasAldeia vc tem que enviar um email para o CEPESE: cepese@cepese.pt pedindo o registro do passaporte do emigrante de id 162878, Joaquim avelino, eles vao te cobrar 10 Euros pela informação... mas te adianto que o que eles te enviam será a localização desse passaporte no arquivo e acredito que as informações no passaporte será idade, ano da viagem e acompanhantes. O restante ja esta escrito na pesquisa gratuita. Aí você quem sabe se vale a pena, no meu caso valeu pq eu não sabia o ano de nascimento e pela idade e o ano da viagem eu fiz a estimativa. EDITADO: Talvez por sorte no passaporte esteja a morada dele em Portugal, aí você mata a freguesia. mas não tem garantias disso.

  • @LucasAldeia

    Assento nº 2, ano 1903, freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real (clica no tif 2):

    PT-ADVRL-PRQ-PMDB04-001-006_m0002.tif - Livro de registo de baptismos - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq (arquivos.pt)

  • Excepcional pessoal! Muito obrigado pela ajuda!


    @Guilherme Moreira, @lucas21

  • Olá Gente tenho um caso pareciso, os seguintes dados da minha bisavó:

    DNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    57852Victorina Da ConceiçãoCanedoSanta Maria da FeiraSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem Indicação24Rio de JaneiroSem Indicação

    Mandei e-mail e realmente eles cobram pela informação, será que nao consigo achar de outra forma o passaporte?

    Tenho data de nascimento, nome dos pais, data de vinda p BR.

    Obrigada

  • @flaviakloss , pode procurar nos livros, estão online - https://tombo.pt/f/vfr03

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.