Assento de nascimento - Oliveira de Azeméis

Olá,

meu nome é Débora Albuquerque e procuro o assento de nascimento do meu bisavô. Seu nome era Manoel Alves, nascido em Oliveira de Azeméis, em 22 de Outubro de 1900, filho de José Alves e Maria Clara. Infelizmente tenho poucas informações sobre sua vida em Portugal. Tinha um irmão, que também imigrou para o Rio de Janeiro, chamado Francisco Alves.

Grata!

Comentários

  • Como o nascimento é antes de 1911, deve existir só o assento de batismo.

    Oliveira de Azemeis é um concelho no distrito de Aveiro.

    Todo concelho é dividido em várias freguesias. Sem saber a freguesia exata, teria que olhar os livros de cada freguesia. Como você tem a data de nascimento não seria tão trabalhoso assim.

    Aqui está o link para todas as freguesias deste concelho... clique neles e aí vão aparecer os links para livros de batismo de cada freguesia:

    https://tombo.pt/m/oaz

    Como existe uma freguesia homônima do concelho, eu começaria por ela... Vai que deu sorte que colocaram o nome da freguesia certa já na sua fonte de informação.

  • @Débora11

    Bom dia,

    O assento do seu bisavô é o de número 42 do seguinte endereço (tif 36):

    "https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1184078"

  • @Débora11

    A freguesia do assento é Pinheiro da Bemposta, o concelho é Oliveira de Azeméis e o Distrito é de Aveiro.

    Para pedir o assento, utilize esse guia:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1"

    E o passaporte de um irmão do seu bisavô:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    292043 António Alves Pinheiro da Bemposta Oliveira de Azeméis José Alves Maria Clara Jornaleiro 22 Rio de Janeiro Solteiro

    Abraços

  • Débora11Débora11 Member
    editado August 2021

    Agradeço em nome de toda minha família!! Votos de saúde, paz e prosperidade para todos e, em especial, para @guimoss e @CarlosASP.

  • Débora11Débora11 Member
    editado August 2021

    Desculpe @guimoss , não sei se posso pedir diretamente para o (a) senhor (a), mas como tenho acesso ao passaporte do irmão dele? Tem o link disponível?

    Agradeço!!

  • @Débora11

    Sem problemas! Fico feliz por ter achado o batismo correto

    O irmao era mais novo ou mais velho?

    Vc tem que pedir pelo cepese. A não ser que vc tenha algum dado de idade dele, junto com o ano para estimar a data precisa do nascimento e olhar nos livros de batismo e nos de passaporte.

    O pedido é feito pelo rmail cepese@cepese.pt . Custa 10 euros e o pagamento é por transferência bancária.

  • Certo! Era mais novo! Vou procurar no site do arquivo distrital, sei que ele nasceu em 1906.

    Grata.

  • Obrigada pela gentileza, @Leticialele!

  • @guimoss @CarlosASP Olá boa tarde,

    Segui as instruções que deram, busquei em todas as freguesias do concelho de Oliveira de Azeméis mas não consegui encontrar o Assento de nascimento, será que conseguiriam por favor me ajudar de alguma forma? Os dados que tenho da portuguesa são

    Nome: Silvina Lobo dos Santos (casou-se no Brasil, nome de casada Silvina dos Santos Bonates)

    Filiação: Lino Martins dos Santos e de Maria Lobo da Silva (ou Maria Lobo dos Santos )

    Data de Nascimento: 16/09/1894

    Local de Nascimento: Oliveira de Azeméis

    Desde já muito obrigada!

  • @RaphaelaAnunciação

    De onde vem a informação do nascimento de Silvina?

    Nesse casamento de um filho, consta que ela é de Manaus:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSV8-992D-W?cc=2765317

  • @CarlosASP Olá Carlos boa tarde, obrigada pela resposta.

    Vem da certidão de óbito dela, que diz que faleceu em 22/07/1977 com 83 anos. E da certidão de casamento dela que diz que se casou em 17/01/1918 com 24 anos de idade. Ela se casou, constituiu família e faleceu em Manaus mesmo. Na freguesia e vila e concelho de Oliveira de Azeméis eu busquei até o ano de 1900 e em mais 4 freguesias desse concelho, mas no restante só busquei até 1895. Vou buscar em todos então nos anos posteriores considerando essa informação que você me passou de que ela nasceu em 1896. Desde já muito obrigada! Se eventualmente você conseguir alguma informação por favor, me ajude! Muito obrigada e desejo-lhe uma excelente semana!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.