Formulário 1D

Boa tarde!

Estou juntando a documentação para atribuição de cidadania, entretanto, no momento de realizar o pagamento da taxa, utilizei o cartão de crédito da minha filha.

Embora, o e-mail de confirmação do pagamento tenha vindo em meu nome, no formulário saiu o nome dela como requerente.

Como devo proceder?

Comentários

• Não tem problema, preencha o formulário normalmente com seus dados, reconheça sua assinatura por autenticidade.

Mande um print do email que encaminhou o formulário.

Escreva embaixo que, por engano, o nome no cabeçalho é de sua filha, a titular do cartão.

Não terá problema.

• @VerônicaR

Para evitar rasuras, pode preencher os dados corretos no formulário padrão. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

Junte os dois: o form errado em branco como recibo do pagamento, e o form padrão preenchido, assinado diante do tabelião, com assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE.

Grampeie os dois formulários junto com uma cópia impressa do e-mail, e junte a carta de 2 linhas explicando o problema no pagamento.

Não terá problemas.

• lice28lice28 Member
    editado August 2021

1.Nas certidões de batismo só aparece o primeiro nome, ao preencher o formulário 1d, devo tb só colocar o primeiro nome? tanto do batizado como dos pais, como na certidão ? nao tenho a certidão vou pedi-la ... 2. Pode-se juntar ao formulario uma folha livre com explicacoes sobre pequenas divergencias, diferença s de nomes e datas dos documentos entregues por mim no pedido?

• @lice28 , quais são as divergências? O ideal é que não haja mas, se houver, ou retifica ou não manda explicação alguma.

No nome do avô , coloque o nome completo que ele adotou com o casamento ou o óbito.

• lice28lice28 Member
    editado August 2021

Minha vó mudou o nome de ana elmira para ana belmira, na certidao de obito,certidao minha e de meu pai aparece assim, e o ano de nascimento na mesma certidao de obito dela tb está errado um ano, acho q ela nao sabia o ano em q era nascida...

• @lice28 , da certidão de óbito não vai precisar.

Eu acho que você deve usar a certidão de nascimento e a de casamento dela para retificar seu nome tanto na certidão de seu pai quanto na sua.

• lice28lice28 Member
    editado August 2021

Tem espaço no formulário para colocar explicações..pode? No espaço diz para colocar comprovações de lacos com Portugal (?) mas pode ser interpretado como uma sugestão e nao obrigação... de colocar somente comprovacoes de ligação com portugal, poderia se colocar outras observações ...?. Infelizmente eu nao tenho a certidão de casamento dela..ela pode ter mudado com o casamento. Eu nao tenho dinheiro e tempo para retificar... infelizmente, agora. Eles vao ter q aceitar ou não...

• @lice28 , neste caso, mande um requerimento explicando. Não adianta colocar nada diferente no Formulário.

Mas, prepare-se, se cair em exigência, terá que retificar.

• lice28lice28 Member
    editado August 2021

... eu posso retificar ... só q não agora. Desculpe...como assim mandar um requererimento? Vc quer dizer q eu posso mandar junto com o formulario 1d, uma folha a parte com explicacoes e minha assinatura é isso ? não entendi mto bem.. o que vc quis dizer" requerimento" de cidadania...outro requerimento a parte...para se explicar...? Ah ..eu tenho o passaporte dela com o nome "belmira"nao sao eles que devem averbar na certidao dela q mudou de nome? Se já nao fizeram e eu nao sei...os documentos dela de identidade no brasil com visto do consulado já estava como " belmira" então pode- se deduzir q portugal já averbou a mudança de nome ? Certo?

• @lice28 , se você tem o passaporte português com o nome "Belmira", peça uma cópia certificada e mande junto com o assento de batismo certificado. Se ela saiu de Portugal com o nome trocado, você não pode fazer nada!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.