Formulário 1D
Boa tarde!
Estou juntando a documentação para atribuição de cidadania, entretanto, no momento de realizar o pagamento da taxa, utilizei o cartão de crédito da minha filha.
Embora, o e-mail de confirmação do pagamento tenha vindo em meu nome, no formulário saiu o nome dela como requerente.
Como devo proceder?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Não tem problema, preencha o formulário normalmente com seus dados, reconheça sua assinatura por autenticidade.
Mande um print do email que encaminhou o formulário.
Escreva embaixo que, por engano, o nome no cabeçalho é de sua filha, a titular do cartão.
Não terá problema.
@VerônicaR
Para evitar rasuras, pode preencher os dados corretos no formulário padrão. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410
Junte os dois: o form errado em branco como recibo do pagamento, e o form padrão preenchido, assinado diante do tabelião, com assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE.
Grampeie os dois formulários junto com uma cópia impressa do e-mail, e junte a carta de 2 linhas explicando o problema no pagamento.
Não terá problemas.
1.Nas certidões de batismo só aparece o primeiro nome, ao preencher o formulário 1d, devo tb só colocar o primeiro nome? tanto do batizado como dos pais, como na certidão ? nao tenho a certidão vou pedi-la ... 2. Pode-se juntar ao formulario uma folha livre com explicacoes sobre pequenas divergencias, diferença s de nomes e datas dos documentos entregues por mim no pedido?
@lice28 , quais são as divergências? O ideal é que não haja mas, se houver, ou retifica ou não manda explicação alguma.
No nome do avô , coloque o nome completo que ele adotou com o casamento ou o óbito.
Minha vó mudou o nome de ana elmira para ana belmira, na certidao de obito,certidao minha e de meu pai aparece assim, e o ano de nascimento na mesma certidao de obito dela tb está errado um ano, acho q ela nao sabia o ano em q era nascida...
@lice28 , da certidão de óbito não vai precisar.
Eu acho que você deve usar a certidão de nascimento e a de casamento dela para retificar seu nome tanto na certidão de seu pai quanto na sua.
Tem espaço no formulário para colocar explicações..pode? No espaço diz para colocar comprovações de lacos com Portugal (?) mas pode ser interpretado como uma sugestão e nao obrigação... de colocar somente comprovacoes de ligação com portugal, poderia se colocar outras observações ...?. Infelizmente eu nao tenho a certidão de casamento dela..ela pode ter mudado com o casamento. Eu nao tenho dinheiro e tempo para retificar... infelizmente, agora. Eles vao ter q aceitar ou não...
@lice28 , neste caso, mande um requerimento explicando. Não adianta colocar nada diferente no Formulário.
Mas, prepare-se, se cair em exigência, terá que retificar.
... eu posso retificar ... só q não agora. Desculpe...como assim mandar um requererimento? Vc quer dizer q eu posso mandar junto com o formulario 1d, uma folha a parte com explicacoes e minha assinatura é isso ? não entendi mto bem.. o que vc quis dizer" requerimento" de cidadania...outro requerimento a parte...para se explicar...? Ah ..eu tenho o passaporte dela com o nome "belmira"nao sao eles que devem averbar na certidao dela q mudou de nome? Se já nao fizeram e eu nao sei...os documentos dela de identidade no brasil com visto do consulado já estava como " belmira" então pode- se deduzir q portugal já averbou a mudança de nome ? Certo?
@lice28 , se você tem o passaporte português com o nome "Belmira", peça uma cópia certificada e mande junto com o assento de batismo certificado. Se ela saiu de Portugal com o nome trocado, você não pode fazer nada!!