Atribuição de Neto somente com avô

Amigos, boa noite!

Consegui bastante informações rolando o fórum e quanto mais eu aprendia, mais dúvidas eu tive. Espero entender para começar a ajudar outros assim como estou sendo ajudado por vocês.

Minha situação é a seguinte. Estou ajudando minha mãe a conseguir a cidadania portuguesa por atribuição já que ela é neta de portugueses. A mãe dela chamada Ambrozina é filha do Antonio e da Jacintha. O Antonio é português e a Jacintha é brasileira. Eles se casaram no Brasil. Buscando a documentação, consegui encontrar o assento do Antonio porém nele não consta a averbação do casamento que ocorreu no Brasil.

Pergunta: A falta dessa averbação é um problema para esta nova lei? Digo isto pois tenho como solicitar esse assento (https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1056488 tif 201 e 202 nº25) conforme orientado aqui no forum, tenho também a certidão de nascimento e casamento da Ambrozina para provar sua origem e a alteração no nome dela por conta do casamento no Brasil, e enfim, tenho também os documentos da minha mãe de forma fácil. O documento que eu não possuo é a certidão de casamento do Antonio e da Jacintha.

Por outro lado, a Ambrozina casou-se com o Rubens, que tinha a mãe portuguesa, Philomena. Da Philomena eu tenho apenas a certidão de casamento dela com o Nilo que é brasileiro. Não tenho informações de onde eram, o que dificulta saber qual distrito procurar e assim, ainda não achei o assento dela.

Dos dois caminhos, acredito que o do Antonio é o mais facil, ou estou enganado?

Poderiam me dar a opinião de vocês e também orientação sobre essa questão do casamento do Antonio com a brasileira Jacintha?


Obrigado pela ajuda desde já!

Comentários

  • @patrickpma se foi o Antonio quem declarou o nascimento da Ambrozina, você pode conseguir fazer o processo da sua mãe sem transcrever o casamento

  • @gsilvestre Obrigado pela resposta! Mas é uma questão de chance maior ou é certo? De fato está difícil localizar a Jacintha e seu casamento com o Antônio. As informações que tenho da Jacintha são:

    Jacintha Rosa Pereira / Jacintha Rosa de Paiva (possível nome de casada)

    Casada com Antonio de Paiva Santos (Nascimento em 13/06/1884 conforme arquivo acima)

    A Jacintha tinha como pais Ambrosina Pereira e Luiz Pereira de Souza.

    Eu descobri que o Antonio esteve no Brasil em 1908 e veio solteiro. Depois parece que ele conheceu a Jacintha e a levou para conhecer os pais em Portugal. Lá ficaram por um tempo (possível passagem por Porto), tiveram um filho (Alvaro de Paiva Santos) em Portugal e depois voltaram ao Brasil segundo um passaporte de 1918. A filha Ambrosina de Paiva Santos quase nasceu no navio (essa é a mãe da minha mãe).

    A questão é que em algum ponto entre a chegada do Antonio ao Brasil em 1908 e o retorno deles ao Brasil em 1918, eles casaram e eu não sei se foi em Portugal ou no Brasil.

    Peço ajuda de vcs pois já vasculhei arquivos de vários lugares no Brasil e em Portugal e não encontro nada sobre esse casamento.. Talvez nem tenha ocorrido...

    Obrigado!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.