Pai Falecido, não consigo achar a certidão.

Boa tarde.

Meu pai faleceu em 1999, português de Cinfães mas não sei qual a freguesia em que ele nasceu e não tenho contatos para saber essa informação também.

Seu nome era Moisés Soares Cardoso Mouta, nascido em 09/06/1941

Filho de Manuel Cardoso Mouta e Maria Alice Soares.

Busquei no https://digitarq.advis.arquivos.pt/

Mas acredito que eu esteja fazendo algo errado.


O único motivo de estar procurando a certidão é por querer dar entrada na minha cidadania portuguesa.

Pra dar entrada na cidadania em Portugal, preciso da certidão de nascimento dele mesmo ou com a certidão de óbito eu consigo também?


Esse é o único documento que possuo dele pois encontrei no acervo do governo brasileiro através do Family Search, fora a certidão de óbito.

Caso eu esteja perguntando obviedades, a cabeça está cheia e já foram horas de busca e leitura. Acabei me rendendo.

Obrigado aos que vão responder e desculpa aos que já responderam a muitos como eu.

Comentários

  • Pelos dados que você tem é bem capaz que consiga pedindo no civil online.

  • AshrielAshriel Member
    editado August 2021

    @Kleber Silva Aguiar

    Sim, enviei um pedido mas nos filtros coloquei o concelho de cinfães e freguesia de cinfães por não saber ao certo. Depois descobri que cada freguesia tem a sua junta de freguesia, o que me deixou desesperançoso já que não recebi sequer um email de volta confirmando o meu email ou algo do tipo. Vi também que demoram 6 meses para enviar a certidão.

    @LeoSantos , tentei por lá, Leo. Vamos ver. Especifiquei que sou filho dele e para quais fins preciso da certidão.

  • @Ashriel , não levam 6 meses!!

    Assim que encontrarem, vão mandar!!

  • @Leticialele Ufa! Menos mal. E no caso de não ser da junta de freguesia de cinfães? Eu tento em todas as outras freguesias até eles acharem ou eles fazem uma varredura em todas se não acharem onde eu indiquei?

  • @Ashriel , você deveria ter escrito em "Informações adicionais" que não tinha certeza da Freguesia. Mas eles procuram.

  • Prezados amigos/as, boa noite!

    Solicito ajuda sobre como fazer buscas de certidão de óbito de uma bisavó, falecida após a 2ª metade do Séc. XIX. Não tenho o local e nem a data do falecimento, apenas o nome completo.

    Desde já lhes agradeço.

  • @Marcelo do Valle , de que dados você dispõe? Marido, filhos, netos, local em que viveu

    Já procurou no Family Search?

  • @Leticialele, boa noite!

    Agradeço pelo retorno. Fiz a busca do Family Search, e mesmo não sendo expert no site, consegui localizar o registro de casamento.

    Nome do Bisa: José Gomes do Valle

    Nome da Bisa: Maria de Azevedo

    ambos se casaram em Estevão de Gião/Vila do Conde. Ano: 1864

    No registro diz que o Bisa era natural de Vilar de Figus/Barcelos e a Bisa era natural da Cidade de Lisboa. Não tenho o registro de nascimento e até gostaria de encontrá-lo, também.

  • editado August 2021

    @Marcelo do Valle , em Santo Estêvão do Gião, Vila do Conde, há o casamento de Jozé Gomes do Valle, com Roza Maria, em 16 de fevereiro de 1865. https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=783273 m0131.tif assento número 3

    Jozé Gomes do Valle, 30 anos, filho de João Gomes do Valle e Maria de Azevedo, natural de Vilar de Figos, Concelho de Barcelos, Distrito de Braga.

    João Gomes do Valle é natural de Vila Seca, Barcelos, Braga

    Maria de Azevedo é natural de Lisboa.

    Roza Maria, de 24 anos, filha de Paulo José da Silva e Maria Roza, natural de Vila do Conde (?)

    Paulo José da Silva é natural de Vila de Guimarães

    Maria Roza é natural de São Jorge de (...) ? (eu apostaria em Selho ) mesmo Concelho e Diocese. (presumo que de Guimarães)

    Alguma informação que você tem está truncada. Maria de Azevedo era mãe do Jozé Gomes do Valle!

    Assento de batismo do Joze Gomes do Valle - http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1019399&FileID=223965

    Para que você precisa da certidão de óbito da sua bisavó?

  • @Leticialele, bom dia!

    Isso mesmo, você tem razão, errei no nome. É João e não José. Sobre a Maria de Azevedo, como a mesma viveu e se casou em Gião, gostaria de tentar obter informações sobre o seu óbito e sobre a sua origem em Lisboa, visando uma futura visita a localidade.

    Agradeço pela sua gentileza em me ajudar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.