Certidão de óbito do meu avô materno
Olá,
Consegui a certidão de nascimento do meu avô materno, mas o Cartório pede a certidão de óbito do meu avô para provar que ele é falecido e minha mãe conseguir a emissão. Já procurei nos livros da 13ª Circunscrição, que estão no Family Search, perto dos dias do falecimento e não encontrei. E ninguém da família sabe onde está. Será que alguém poderia me ajudar?
Segue os dados do meu avô:
Nome: Joaquim Teixeira Lopes
Data do falecimento: 18/11/1986
Local: Santa Cruz - Rio de Janeiro - RJ
Pais: Antonio Teixeira Lopes e Maria Lourença Lopes
Ficarei super agradecida,
Juliana
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Bom dia!
Alguém pode me ajudar com essa busca? Preciso desse documento.
Atenciosamente,
Juliana
mas o Cartório pede a certidão de óbito do meu avô para provar que ele é falecido
Oi? a certidão de nascimento é um documento público, qualquer um pode pedir pagando as taxas.
Se o cartório está se negando a fornecer, sugiro que faça uma reclamação na corregedoria.
Eles falaram que precisa provar meu que avô já está morto. Não vale só minha mãe provar que é filha dele. Falaram até de uma lei lá.
" Nesse caso informo que não é possível emitir a certidão desejada pois a mesma contém algum impedimento legal mencionado nos Arts. 824 e 828 do Código de Normas Extrajudicial do Estado do Rio de Janeiro, nos Arts. 19, 57 § 7º e 95 da Lei dos Registros Públicos e no Art. 5º do Provimento nº 73 de 28 de junho de 2018 do CNJ.
Para fazer a solicitação é necessário que:
1º OPÇÃO – O próprio registrado deve solicitar diretamente na sede do Cartório.
2º OPÇÃO – O registrado deve nomear um procurador para representa-lo junto ao cartório ou por meios eletrônicos. (conforme modelo anexo)
3º OPÇÃO – O registrado deve fazer um requerimento com firma reconhecida (conforme modelo anexo) por meios eletrônicos.
4º OPÇÃO – Se a solicitação for por e-mail o registrado, possuindo certificado digital, poderá assinar o requerimento eletronicamente. (conforme modelo anexo)
5º OPÇÃO – Fazer a solicitação pela Central do Registro Civil (CRC). Para isso deve comparecer a qualquer Cartório de Registro Civil mais próximo e fazer a solicitação.
OBS. Se o registrado for FALECIDO, o requerente deve ser parente em linha reta ou em linha colateral até 3º grau. Para isso deverá comprovar o grau de parentesco e o falecimento do registrado. "
O seu caso é uma exceção, porque o avô provavelmente foi adotado ou mudou de nome por colaboração em processo criminal (ou mudou de gênero).
Por isso pedem a certidão de óbito, favor desconsiderar o que falei.
O que eu faço? Onde eu encontro essa certidão de óbito?