Certidão de óbito do meu avô materno

Olá,

Consegui a certidão de nascimento do meu avô materno, mas o Cartório pede a certidão de óbito do meu avô para provar que ele é falecido e minha mãe conseguir a emissão. Já procurei nos livros da 13ª Circunscrição, que estão no Family Search, perto dos dias do falecimento e não encontrei. E ninguém da família sabe onde está. Será que alguém poderia me ajudar?

Segue os dados do meu avô:

Nome: Joaquim Teixeira Lopes

Data do falecimento: 18/11/1986

Local: Santa Cruz - Rio de Janeiro - RJ

Pais: Antonio Teixeira Lopes e Maria Lourença Lopes


Ficarei super agradecida,

Juliana

Comentários

  • Bom dia!

    Alguém pode me ajudar com essa busca? Preciso desse documento.

    Atenciosamente,

    Juliana

  • mas o Cartório pede a certidão de óbito do meu avô para provar que ele é falecido

    Oi? a certidão de nascimento é um documento público, qualquer um pode pedir pagando as taxas.

    Se o cartório está se negando a fornecer, sugiro que faça uma reclamação na corregedoria.

  • Eles falaram que precisa provar meu que avô já está morto. Não vale só minha mãe provar que é filha dele. Falaram até de uma lei lá.


    " Nesse caso informo que não é possível emitir a certidão desejada pois a mesma contém algum impedimento legal mencionado nos Arts. 824 e 828 do Código de Normas Extrajudicial do Estado do Rio de Janeiro, nos Arts. 19, 57 § 7º e 95 da Lei dos Registros Públicos e no Art. 5º do Provimento nº 73 de 28 de junho de 2018 do CNJ.

    Para fazer a solicitação é necessário que:

     

     

    1º OPÇÃO – O próprio registrado deve solicitar diretamente na sede do Cartório.

     

    2º OPÇÃO – O registrado deve nomear um procurador para representa-lo junto ao cartório ou por meios eletrônicos. (conforme modelo anexo)

     

    3º OPÇÃO – O registrado deve fazer um requerimento com firma reconhecida (conforme modelo anexo) por meios eletrônicos.

     

    4º OPÇÃO – Se a solicitação for por e-mail o registrado, possuindo certificado digital, poderá assinar o requerimento eletronicamente. (conforme modelo anexo)

     

    5º OPÇÃO – Fazer a solicitação pela Central do Registro Civil (CRC). Para isso deve comparecer a qualquer Cartório de Registro Civil mais próximo e fazer a solicitação. 

     

     

    OBS. Se o registrado for FALECIDO, o requerente deve ser parente em linha reta ou em linha colateral até 3º grau. Para isso deverá comprovar o grau de parentesco e o falecimento do registrado. "

  • O seu caso é uma exceção, porque o avô provavelmente foi adotado ou mudou de nome por colaboração em processo criminal (ou mudou de gênero).


    Por isso pedem a certidão de óbito, favor desconsiderar o que falei.

  • O que eu faço? Onde eu encontro essa certidão de óbito?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.