Como resolver essas inconsistências?


@Leticialele

Bom dia,

Peço-lhe a gentileza de mais essa ajuda.


Na certidão de nascimento do meu pai, feita três dias após seu nascimento, cujo declarante foi meu avô, os avós paternos são:


Francisco Ferreira Veiga e

Anna de Jesus Monteiro.


No assento de batismo e no doc consular, Francisco Ferreira e 

Anna Emília


Já os avós maternos;

Certidão de nascimento do meu pai, constam:

João Gomes Serrano e 

Maria da Conceição Monteiro


No assento de batismo e no doc consular, 

João Gomes Serrano e 

Conceição de Jesus


Como resolver essas inconsistências?

Grata

Comentários

  • @Ferreira21 , terá que fazer retificação, usando as certidões portuguesas apostiladas em Portugal.

  • @Leticialele

    Eu solicitei no arquivo de Viseu os documentos dos meus avós, seguindo os passos da instrução que se encontra neste fórum.

    Então vou receber um assento certificado, narrativo. Certo?

    Já vi que o apostilhamento é feito em outro lugar. Vou ler mais ( aqui no fórum) para entender melhor esse processo.

    Como tenho os 2 avós portugueses, devo escolher um para fazer o apostilhamento, as retificações e dar entrada no pedido de cidadania?

    Qual você acha mais fácil de resolver?

    Grata pela atenção.

  • @Ferreira21 , escolha o avô que foi o declarante do nascimento do filho OU, se o casamento foi em Portugal, qualquer um.


  • @Leticialele

    O casamento foi no Brasil, e ainda não encontrei a certidão, mas estou no rastro dela.

    O declarante foi o pai, meu avô,então ele é o escolhido.

    Argumentos para retificação de nomes:

    Francisco Ferreira, está Francisco Ferreira Veiga no documento brasileiro ( certidão de nascimento do meu pai). Veiga foi tirado do nome da mãe do Francisco.

    Francisco Ferreira é filho de Manoel Ferreira e Maria Rosa Veiga.

    Então não deve ser difícil retificar, certo?

    Sobre o lado materno, vou refletir agora!

    Grata

  • @Ferreira21 , eu não faria retificação alguma para retirar o apelido "Veiga" do nome do pai. Pertence à mãe, não há erro.

  • @Leticialele gratidão pela paciência.

    Seguirei as sugestões de vocês.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.