É possível solicitar a cidadania apenas com os dados da avó?

Olá pessoal,

Estou tentando conseguir a cidadania para o meu pai, seus avós são portugueses. Graças à ajuda do pessoal do fórum consegui encontrar o assento de batismo da avó, mas não tive sucesso em encontrar o do avô.

Seria possível dar entrada no processo apenas com os dados da avó?

Os dados que tenho do avô são:

Domingos Tomé 

Nascimento: 1907

Filiação: Silvina Tomé e Julio Nunes

O Kléber conseguiu encontrar o passaporte dele: passaporte nº 1592 do Domingos https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314194 ...m0523.tif

Consta como concelho de Águeda freguesia de Aguada de Cima. Já pesquisei os assentos de batismo dos anos 1905, 1906, 1907, 1908 e nada.

Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @ThaisMTome só se o casamento deles estiver averbado no baptismo da avó ou se eles tiverem se casado em PT e você encontre o assento de casamento.

    caso contrário, terá que localizar o assento dele

    você tentou ver com o Arquivo Distrital se eles têm o processo do passaporte do avô? (eu indicaria o passaporte e faria essa pergunta. n sei se é possível eles localizarem assim, mas eu tentaria rs)

  • @ThaisMTome , veja em https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1080808 m0016.tif

    Nasceu em 15 de abril de 1902, filho de Silvina Tomé

  • @Leticialele Meu deus, como você achou????? Que incrível!

    Não tenho nem como agradecer, eu nunca ia pensar em procurar tão longe de 1907, que era a data que ele achava que tinha nascido!!

    Muito muito muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • @ThaisMTome , tenho feito a genealogia da família, e fiquei obcecada em procurar certidões. Já cheguei à conclusão de que os portugueses, quando vinham para o Brasil, costumavam rejuvenescer uns 5 anos!!! hahaha

  • @Leticialele hahahahahahhahaha chorei de rir! Minha bisavó não foi malandra e rejuvenesceu só 1 ano!

    De verdade, te agradeço imensamente! Vocês são incríveis e ajudam muitas pessoas.

  • No meu caso meu bisavô rejuvenesceu e minha bisavo envelheceu, pq a diferença era grande

    Eles falavam qualquer idade nessa época hehe

  • editado August 2021

    @ThaisMTome , @leocarreiro , faziam o que queriam!! Trocavam os nomes, se diziam solteiros quando eram casadíssimos em Portugal, enganavam a idade... Valia tudo!! Quando fazemos a genealogia da família, vamos descobrindo segredos nunca antes revelados... filhos nascidos 1 mês após o casamento dos pais... e colecionamos adversários dentro da própria família!! hahahahaha

  • @Leticialele ,

    Exatamente isso, até comecei a escrever um livro da descoberta da minha familia aqui. Meu pai e tio ficaram abismado com o tanto de coisa q a gente foi descobrindo. Essa semana a vó q eles conheceram como Maria Amabile e consta nos documentos como Maria Scoti nasceu antes dos pais se casarem, foi reconhecida depois e nunca teve Maria no nome. Foi registrada como Amabilia. Até agora meu pai não acredita em mim, kkkk

  • @leocarreiro, os mais velhos não entendem!! Minha mãe também não gostou de saber (na verdade, ficou indignada) que a irmã mais velha nasceu 1 mês após o casamento de seus pais... hahaha Disse que eu estou desconstruindo a família!!!

  • @Leticialele hahahahaha.

    Espero q a historia tenha um final feliz. Eu falava pro meu pai, nossa, como o vô era mentiroso, meu pai respondia: Não, ele gostava de contar historias. Acho bom tb saber a verdade mas tb preservar a memoria daqueles que ja foram

  • Oi pessoal boa tarde, sou nova no fórum e queria pedir a ajuda de vocês. Estou fazendo o processo de neto para a minha avó (ela é a neta dos portugueses), porém não consigo achar a certidão de nascimento da minha vó em lugar algum.

    Eu tenho o batismo dos avós portugueses, incluindo a certidão de casamento deles que foi aqui no Brasil, tenho as certidões de nascimento e casamento dos pais da minha avó que são brasileiros e tenho apenas a certidão de casamento da minha avó. Na época do seu casamento ela disse que teve que deixar a certidão de nascimento no cartório que casou, eu já fui a este cartório e me informaram que eles guardam os documentos por apenas 5 anos e depois eles são incinerados, que a certidão de nascimento da minha avó foi incinerada.

    Eu já procurei no Family Search, já olhei mais de 200 livros no SIAN, já pedi ajuda nos grupos do facebook e agora vim recorrer à vocês. Tem duas semanas que não durmo, olhando livros e mais livros atrás dessa certidão, estou esgotada fisicamente e psicologicamente. Por favor me ajudem, já não sei mais o que fazer nem onde buscar.

    Os dados da minha avó são:

    Carmelita de Carvalho Lima, brasileira, nascida em 27/04/1939 filha de Guilherme Alves de Lima e Aurea de Carvalho (brasileiros), neta paterna de Fernando Alves de Lima e Maria de Jesus (portugueses) e neta materna de Carolina Senhorinha de Carvalho (brasileira). Minha avó Carmelita casou na 11ª Circunscrição (6ª zona - Freguesia de Inhaúma) em 17/10/1960. Eu localizei a certidão de nascimento da irmã dela (Paulina que nasceu em 6/06/1940) na 7ª pretoria - Freguesia de Irajá e Penha (registro no SIAN BR.RJANRIO.17.IRJP.LTN.3.200), nesta mesma pretoria tbm localizei os registros dos primos dela, porém o nascimento da minha avó eu não consegui localizar.

    Edit: Tbm já fui à escola dela e disseram que perderam os arquivos numa enchente. A identidade dela é do Felix Pacheco e não traz as informações da certidão, tbm já fui ao Instituto e eles não conseguiram me dar nenhuma informação. Já fui à igreja que ela casou e disseram que enviaram os documentos dela para o cartório, estou rodando em círculos :(

    Por favor me ajudem, não sei mais onde procurar, nem a quem recorrer.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.