Ajuda - Certidão de Nascimento Bahia (Santa Rita de Cássia)

Boa tarde, pessoal!


Consegui tirar a cidadania de minha avó, porém não consigo fazer a transcrição do casamento dela porque o cartório de Santa Rita de Cássia (antiga Ibipetuba - Bahia) não encontra a certidão de nascimento do meu avô (marido dela) e, dessa forma, não consigo tirar a cidadania do meu pai para poder tirar a minha.

Alguém sabe como contornar essa situação ou consegue me ajudar a encontrar a certidão de nascimento do meu avô?

  • Nome dele: Joaquim Soares dos Santos - data de nascimento: 14-2-1932
  • Mãe e pai: Petronilia Serpa dos Santos e André Soares dos Santos
  • Ele nasceu em Ibipetuba e a cidade se tornou Santa Rita de Cássia.
  • O filho dele é meu pai: André Fonseca dos Santos e meu tio: Manoel Fonseca dos Santos

Agradeço imensamente qualquer ajuda que possa me dar uma luz no fim do túnel.

Comentários

  • Dando uma olhada no histórico do Município, notei que a cidade somente passou a se chamar Ibipetuba à partir de 1943, antes disso se chamava Rio Preto ou Santa Rita do Rio Preto.

    Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/santa-rita-de-cassia/historico

    Como seu avô nasceu em 1932, muito difícil ele ser natural de Ibipetuba, a não ser que tenha sido registrado tardiamente.

    Nessas cidades pequenas, geralmente não havia cartório de registro civil, então as pessoas eram registradas no cartório da cidade grande mais próxima.

    Eu tentaria localizar a certidão dele no cartório de Barra/Ba - https://especiais.gazetadopovo.com.br/cartorios/barra-ba/cartorio-cns-00.665-0

  • @LeoSantos muito obrigada! Vou ligar lá amanhã, porque hoje já está fechado! Espero que dê certoooo

  • @marinaleeigh é isso aí, desejo uma boa sorte!

    Mesmo que não encontrem lá, não desista, tente obter mais informações, como onde eram feitos os registros daquela época na região, o pessoal dos cartórios sempre podem dar alguma outra pista.

  • Boa tarde, Leo! Para qualquer pessoa que possa precisar: fomos ao cartório na cidade onde meu vô reside e ele pode tirar a certidão de nascimento lá gratuitamente.

    @LeoSantos Como faz muito tempo que fiz a cidadania da minha vó, estou muito por fora do processo, se você souber onde em Portugal esse processo sairia mais rápido, poderia me falar?

    Tenho uma viagem para a Irlanda até o final do ano e pensei em passar em Portugal para fazer o processo pessoalmente. Acha que vale a pena em alguma CRC de lá?

  • @marinaleeigh , se for processo de filho, mande para o Arquivo Central do Porto.

    Se for de neto ou por casamento, só pode ser na CRCentrais - Lisboa

    Não vale a pena entregar pessoalmente.

    Não sei se o atendimento presencial ainda está se dando apenas com agendamento prévio.

    De qualquer modo, a entrega presencial é difícil, às vezes você fica horas da fila e vê um monte de advogados passando à sua frente!!

  • @Leticialele Muito obrigada!

    É de filho sim, vou transcrever o casamento da minha vó e passar para o meu pai, depois transcrever o casamento dele e passar para mim e meus irmãos. A Central do Porto é mais rápida então? Você tem alguma ideia de quanto tempo demoraria para sair?

    A da minha vó fiz em Tondela

  • editado August 2021

    @marinaleeigh . no ACP, atualmente, em 6 meses os processos têm sido concluídos.

    Se seu pai foi o declarante do nascimento dos filhos, até que estes tenham completado 1 ano de idade, depois que a atribuição dele for concluída, não precisa transcrever o casamento dele para atribuir os filhos.

  • Boa noite, pessoal!

    Uma atualização: o cartório confirmou que meu avô não apresentou certidão de nascimento para se casar e o cartório de nascimento dele disse que não existe registro dele.

    Eu vi uma vez que dá pra pedir a transcrição de casamento com a certidão negativa dos cartórios... Alguém tem o modelo de como solicitar?


    Obrigada desde já.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.