Continuidade no processo
Olá, bom dia. Meu pai vai dar entrada no processo por atribuição de neto. O mesmo, sendo viuvo da minha mãe, ele precisa averbar o casamento na certidão de nascimento? Os seus pais não foram casados, então não precisa averbar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Existe uma ordem para fazer as coisas. A primeira é obter a cidadania do seu pai como neto. O processo demora de 2 a 3 anos. Precisa ver quem foi o declarante na certidão de nascimento do seu pai e se a declaração foi feita na menoridade. Só depois de obtida a cidadania dele é que você vai precisar transcrever o casamento dele.
Boa tarde.
Fiz o pagamento no Instituto dos Registros e do Notatório para processo de nacionalidade. Sou neto de portugueses . Quando fui efetuar o pagamento o link apareceu a Aquisição da Nacionalidade - artigo 6, nº 6. Me falaram que o correto seria Atribuição Nacionalidade -artigo 1 nº1, alinea d.
Minha pergunta: fiz errado mesmo? Existe a possibilidade de devolução para fazer a Atribuição Nacionalidade? Vou perder esses 250,00 euros?
Aguardo,
Obrigada
Braid
@braid sim, está errado. o processo de netos custa 175 euros. mande um e-mail para rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt explicando a situação e veja o que eles sugerem