[Ajuda!] Estou em busca da certidão de nascimento da minha bisavó portuguesa
Pessoal, bom dia!
Estou em busca da certidão de nascimento da minha bisavó portuguesa, mas não consigo encontrar.
Nome: Bernardina Monteiro
Nome do pai: Augusto Canoa
Nome da mãe: Maria do Nascimento
Ano de nascimento: 1901
Na certidão de casamento dela, realizado no Brasil, consta que ela é natural de Balde Mida - Portugal.
Mas pesquisando, não achei essa localização, acredito que não seja Concelho nem Freguesia. Alguém tem alguma informação sobre este local que possa me ajudar com a pesquisa?
Agradeço desde já!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@giuliarf , não seria Vale da Meda?
Oi @Leticialele obrigada pela ajuda! Mas acredito que não.. acabo de ter mais uma informação: a localidade que consta em uma outra documentação é: Carazedo de Baldemida.. esse lugar existe?
@giuliarf
No Distrito de Vila Real, concelho de Vila Real, freguesia de Ermida tem um "lugar" chamado Carrazedo.
"Lugar" é um nível abaixo de freguesia na subdivisão territorial de Portugal. Eu daria uma olhada nessa freguesia de Ermida:
https://tombo.pt/f/vrl08
O "orago" (santo padroeiro) desta freguesia é Santa Comba (para você ficar de olho se esse nome aparecer em algum lugar).
Existem outros "lugares" chamados Carrazedo e até mesmo freguesia com esse nome, mas achei Ermida o mais parecido com "baldemida"
Nesse link de wiki, fala que tinha antigamente nessa freguesia um lugar chamado "Vale de Ermida"... E outro chamado Carrazedo... Com o sotaque português fazendo o V e o B se parecerem muitas vezes, não me surpreenderia se o escrivão mandou "baldemida" no documento.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ermida_(Vila_Real)
@giuliarf
O @CarlosASP encontrou a pista correta.
Assento nº 6, ano 1900, lugar de Val, freguesia de Ermida, concelho e distrito de Vila Real, filha de "Maria Pesqueira" e pai incógnito - tif 136 e 137:
PT-ADVRL-PRQ-PVRL08-001-013_m0136.tif - Livro de registo de baptismos - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq (arquivos.pt)
Pedido de passaporte de "Maria do Nascimento Monteiro" com seus filhos: Bernardina, Manuel e Maria. Repare a freguesia de nascimento.
Registo de passaporte - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq (arquivos.pt)
Manuel - Assento nº 16 de 1905, mãe "Maria Pesqueira":
PT-ADVRL-PRQ-PVRL08-001-013A
Maria - Assento nº 17, de 1909, mãe "Maria Pesqueira":
PT-ADVRL-PRQ-PVRL08-001-013A
@CarlosASP e @Guilherme Moreira
Muito obrigada!! A ajuda e orientações de vocês foram brilhantes!!