Ajuda - Busca de Documentos dos Bisavôs

Olá, pessoal!

Possuo o assento de nascimento do meu avô localizado no civil online. Consta no documento que seu pai se chama "José Pires", porém aqui no Brasil a certidão de casamento dele consta como "filho de Manoel Pires" e na certidão de nascimento do meu pai consta como "neto paterno de Manoel Pires". Já entrei em contato com o cartório para poder realizar a retificação extrajudicial, contudo estão por contestar a veracidade do documento presumindo dúvida de que o nome do seu pai (meu bisavô) estaria escrito de forma errônea (algo absurdo), exigindo que eu apresente algum documento do meu bisavô para comprovar o nome.

Antes de "declarar guerra" ao cartório (ainda não realizei o pedido formal) e apresente recurso ou outras medidas possíveis, estou tentando encontrar o documento do meu bisavô para facilitar o trâmite e a celeridade do procedimento. Ocorre que estou tendo uma certa dificuldade em achar algo. Necessitaria do assento de batismo ou de casamento, ou então o passaporte do meu bisavô, bisavó (não sei se constaria o nome do cônjuge) ou do meu avô.

Deixo aqui os dados do assento de nascimento do meu avô:

Outras informações: Meu avô se casou no Brasil em 1940, a família me comunicou que ele veio ainda na infância para cá. Não sei a data de nascimento dos meus bisavôs e se a idade no documento acima está correta (costumavam mentir naquela época). Também não sei quando e onde em Portugal meus bisavôs se casaram. No arquivo distrital de Bragança não encontraram registro de casamento com base nesses dados, dentro da época de 1900 a 1910 em Pinheiro Novo e Quirás. Por fim, encontraram um assento de batismo de 1888 em Pinheiro Novo de um José Pires, porém consta como seus pais o Sr. José Pires filho de Manuel Pires e Sra. Anna Pires, não acredito que poderia ser meu bisavô e a pesquisa foi curta entre 1888 e 1889.

Desde já agradeço o tempo despendido por vocês em ajudar, fico eternamente agradecido! Obrigado!

Comentários

  • editado August 2021

    @ViktorPires , mande um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e peça para verificarem se, na certidão de seu avô, a filiação está correta. Explique que, em todos os documentos no Brasil, consta "Manuel Pires" como o nome do pai. Essa Conservatória de Vinhais costuma se enganar quando informatizam as certidões, é o terceiro caso que vejo de divergências lá! mas eles consertam com rapidez!


    CORRIGIDO PORQUE EU ESCREVI O EMAIL ERRADO!!!

  • @Leticialele - Que loucura! Muito obrigado novamente pelas informações, não sabia disso! Vou encaminhar um e-mail ao endereço citado e comentarei depois aqui o desfecho do caso. Fui informado por familiares que poderia haver essa divergência pois na época o Manoel Pires viajou ao Brasil, deixando a sua mulher Alcinda grávida em Portugal, ao qual veio a nascer meu avô e outro familiar acabou por registrar. Vou confirmar a filiação com a Conservatória, tomara que seja somente isso e que se possa arrumar, pois facilitaria muito a vida.

  • @Leticialele - Enviei o e-mail como orientado para o endereço rcentrais.retiicacoes@irn.mj.pt, no entanto, infelizmente, até o presente momento não recebi qualquer resposta. Cheguei a reenviar o e-mail porém não mudou nada, saberia me dizer se o endereço está correto, existe algum outro ou se há outra solução? Muito obrigado!

  • @ViktorPires , tem que aguardar um pouco. Eles vão entrar em contato com a Conservatória de Vinhais, que irá verificar a documentação . lembre que agosto é mês de férias em Portugal, o ritmo de trabalho diminui muito!!

  • @ViktorPires você mencionou rcentrais.retiicacoes@irn.mj.pt. não sei se está assim também nos e-mails que você enviou, mas aqui está faltando o "f" em retificacoes.

  • @Leticialele - Obrigado! Não sabia desse detalhe, é que como encaminhei o e-mail há mais de uma semana achei que poderia ter algo errado.

    @gsilvestre - Obrigado! Encaminhei o e-mail para exatamente o endereço descrito aqui neste tópico do fórum. Até percebi a falta do “f” porém acreditei que o e-mail fosse propositalmente dessa forma. Estranho que nenhum dos dois e-mails retornaram com erro de envio, apesar de não ter recebido nenhuma resposta até agora. Encaminharei novamente, agora constando o “f” no endereço. Ficarei no aguardo e atualizarei o tópico sobre o desfecho.

  • @ViktorPires , eu escrevi errado, peço desculpas!!!

    Estou gagá!!!

  • @Leticialele - Hahahahaha, capaz! Já me ajudaste muito aqui! São tantos tópicos e comentários, também me perco. Inclusive já encaminhei o e-mail no endereço correto, aguardar a resposta e que seja positiva.

  • Olá, pessoal!

    Infelizmente tive alguns contratempos que exigiram minha atenção e acabei não podendo dar continuidade na busca da nacionalidade ou vir aqui no fórum.

    Pois bem, atualizando aqui o tópico, enviei o e-mail para o endereço correto e vindo, após transcorridos alguns dias, receber a resposta da Conservatória de Vinhais informando que verificaram a filiação, sendo que o nome José Pires, referente ao nome do pai do meu avô, se encontra correto, não havendo assim o que retificar.

    Com a resposta questionei se poderiam verificar a existência do documento do registro de casamento dos meus bisavôs (com base no nome e dados da certidão de nascimento do meu avô), ocorre que me responderam alegando que seria necessário informar a data do casamento, do qual infelizmente não possuo tal informação.

    Gostaria aqui de agradecer a ajuda do fórum até o momento e também dizer que caso alguém possa me ajudar e venha a descubrir algum dado ou documento, ficarei eternamente grato!

    Obs: Caso tal informação possa contribuir com algo, também fiquei sabendo nesse meio tempo que meu avô possuía uma irmã chamada Sabina Pires, portuguesa e da mesma localidade que ele.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.