Atribuição de filho, nome do RG diferente do da certidão de nascimento.

Boa noite!

Começo agradecendo pelos valiosos conselhos que o fórum nos dá.

Só me restaram algumas dúvidas. Pois já estamos com quase toda documentação necessária.

Estamos (eu e meu marido) fazendo a solicitação de nacionalidade da minha Sogra que é filha de portugueses, casados em Portugal (temos as certidões todas de Portugal), ela nasceu aqui no Brasil, registrada aqui pelo pai, mas ao se casar alterou o nome. Minha dúvida é:

Ela consegue fazer a nacionalidade enviando a cópia da certidão de casamento apostilada e autenticada ou ela deve transcrever o seu casamento com meu Sogro que é brasileiro?

Aproveito para perguntar sobre transcrição de casamento, pois assim que ela conseguir a nacionalidade dela o meu esposo irá iniciar o processo como filho. Como é feito a transcrição de casamento? Tem como fazer direto pelo ACP? O quê enviar? Vi que pelo consulado é bem caro.

Enfim, agradeço desde já. Toda ajuda é importante, pois não consegui essas informações e querem me cobrar (em outras plataformas) pelas mesmas.

Comentários

• @kmscardoso , sua sogra só poderá transcrever o casamento após a conclusão do processo de cidadania!

No processo de atribuição, APENAS para justificar a diferença entre o nome da certidão de nascimento e o RG, mande uma certidão de casamento inteiro teor.

Mande o processo para o ACP, a Conservatória mais rápida, no momento.

Finalizado o processo e criado o registo português, ela vai transcrever o casamento. Custa 120 euros. Pode fazer pelo Consulado (santos ou Rio) ou por Ponta Delgada.

Depois de transcrito o casamento, manda o processo do filho, para o mesmo ACP.

Não precisa pagar para ter informações, pode perguntar aqui, à vontade.

O processo nada tem de complicado.

• @Leticialele muito obrigada pela sua explicação. Sempre vejo suas explicações em outras conversas e anoto suas dicas. Vc é um anjo. rs

• @kmscardoso , de anjo não tenho nada!!!!! kkkkk

• @Leticialele , já estamos com a certidão, preciso só saber se tem que apostilar.

Certidão de casamento inteiro teor. Apostila tbm?

E você sabe o telefone do ACP do Porto? Não consigo de jeito nenhum ligar pra lá.

Muito obrigada e desculpa o tanto de pergunta, mas é um processo caro e trabalhoso.

• @kmscardoso , se a certidão de casamento vai ser mandada apenas para justificar a diferença de nome entre a certidão de nascimento e o RG, não precisa apostilar.

Nunca atendem o telefone no ACP, mas o número é +351 22 557 3840

Que dúvida você precisa tirar?

• kmscardosokmscardoso Member
    editado November 2021

Exato, nunca me atendem, eu vejo um pessoal na internet falando de um Senhor que trabalha lá, creio que não vou conhecer. kkkkkk

Então, queria saber sobre o formulário 1c, pois o pagamento será feito por cartão de crédito internacional, se precisa mandar o comprovante e que comprovante seria esse, estava vendo que tem uns processos que o pessoal manda pela DHL e envia o comprovante, qual comprovante?

Ah! O preenchimento do 1c tbm, tenho algumas coisinhas, tipo: O dono do cartão não é do dono do processo, tem algum problema? Quanto a colocar o número de identificação, é o do RG ou Passaporte?

E aproveitar para fazer um check list tbm dos documentos.

obs: Quanto a ligar pro ACP é que tem uma galera da família do meu marido fazendo, então a gente ia ligar pra tirar algumas dúvidas, tipo pode mandar na mesma remessa? Entre outras coisas que os outros integrantes querem saber. Eu estou ajudando a minha Sogra a fazer a dela, então as perguntas aqui são para o processo dela, que é um pouco mais simples.

• @kmscardoso , você deve estar falando do Sr Mario, que não está lá há muito!!

O cartão de crédito pode ser de qualquer pessoa, tomando cuidado para colocar o nome do REQUERENTE no local apropriado. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

Confirmado o pagamento, vai receber o Formulário 1C com o recibo impresso no cabeçalho. Aconselhamos a mandar um print do email que encaminha o Formulário porque ele também vale como recibo. Já tivemos alguns relatos em que o email foi solicitado pela Conservatória.

Vai colocar no formulário o número e o órgão emissor do documento que irá mandar (RG ou CNH ou passaporte que contenha a filiação.

No código postal do endereço do requerente, coloque o primeiro dígito antes do primeiro quadradinho, ou não cabe.

Coloque o email com letra bem legível pois é para onde vão mandar o número do processo e a chave de acesso.

Os documentos são:

Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado ao Cartório para assinatura e reconhecimento da firma por autenticidade;

Print do email que encaminhou o formulário;

Cópia simples do assento do português;

Certidão de nascimento do requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;

Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação.

Quanto ao envio, faça, preferencialmente, pela DHL, mais rápida e segura.

Podem ser mandados até 5 processos por envelope de envio, mas NENHUM documento pode ser compartilhado, Cada processo tem que ir completo, separado por envelope ou clipe.

Se tiver mais dúvidas, pergunte aqui. sempre terá alguém para responder.

• Amanhã estarei com todos os documentos e vamos pagar o formulário, certeza que voltarei aqui, porque toda hora é uma dúvida diferente.

Muito obrigada pela sua ajuda.

Eu confio muito nesse fórum, todo o processo estou pesquisando aqui, só algumas vezes que não consigo achar o assunto e tenho que fazer postagem, mas no geral com a dúvida dos demais consigo sanar as minhas.

Gratidão de verdade. @Leticialele 

• É o sr Mário, quase uma lenda nos posts sobre o ACP do Porto. kkkkkk

Pelo jeito estou vendo postagens bem antigas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.