Como descobrir local exato de nascimento do avô português

Olá, pessoal, boa tarde!

Estou em busca de documentos de minha bisavó paterna vinda de Portugal.

Busco documentos como desembarque dela no brasil vindo de Portugal, certidão de nascimento e/ou de batismo, por exemplo, ou o que mais for possível encontrar para conseguirmos chegar à sua origem em Portugal e assim, buscarmos o que é necessário para requerer cidadania portuguesa. Não temos ao certo o local de nascimento, com distrito, concelho, freguesia, etc.

Tenho a certidão de óbito dela comigo, a carteira de identidade para estrangeiros e carteira de trabalho, mas nesses documentos não consta essa informação completa. Achei através do Family Search um documento que corresponderia a certidão de casamento.

Os dados dela são:

- Nome de solteira: Santanna dos Anjos Gomes

- Nome de casada: Santanna Gomes Victoria (em alguns documentos está como Sant’anna Gomes Victoria)

- Cônjuge: Antonio Ribeiro Victoria

- Data nascimento: 16/12/1915

- Local (não temos certeza desta informação): Vila Real, Trás-os-Montes, Portugal

- Óbito: 12 de julho de 1982 em Duque de Caxias, RJ

- Nome da mãe: Laura Baptista Gomes

- Nome do pai: Francisco Affonso Gomes

- Número Registro da Carteira de identidade para estrangeiros: 204024

- Data: 08/05/1944

Alguém conseguiria me ajudar, por favor?

Obrigada,

Bruna

Comentários

• @brunadvduarte

A mãe Laura era da freguesia de Mondrões, concelho e distrito de Vila Real, assento nº 27, do ano de 1886 (clica no tif 167):

PT-ADVRL-PRQ-PVRL16-001-022_m0167.tif - Livro de registo de baptismos - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq (arquivos.pt)

A irmã Maria Deolinda, nascida em 1913, também.

Mas sua bisavó Santana dos Anjos (não tem o Gomes no registro de nascimento) ao que parece não nasceu no concelho de Vila Real. Vou ver se consigo encontrar mais alguma informação.

• @brunadvduarte

Santana dos Anjos é da freguesia e concelho de Murça, distrito de Vila Real. A data de nascimento correta é 12/12/1915.

Pode solicitar a certidão pelo civilonline:

Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa

• Oi, Guilherme! Nossa, muito obrigada pela ajuda e por sua resposta!

Passada em como você conseguiu as informações! Fiquei intrigada com a questão da data de nascimento, pq todos os documentos que temos dela até então mostram 16/12/1915 e não 12/12/1915....

• brunadvduartebrunadvduarte Member
    editado August 2021

O link que me passou ( https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp ) infelizmente não tá funcionando

Será que aqui ( https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1248890 ) conseguiria acessar o assento de nascimento de Santanna dos Anjos/

• editado August 2021

@brunadvduarte já reparei que o civil online fica instável nas madrugadas, mas consegui certidões por lá sem nenhum problema, tenta durante o dia.

Se preferir envie um e-mail para eles : civilonline@irn.mj.pt

na data coloque 1922, e no campo de observações você coloca a data certa do nascimento. eles vão entender, pois o sistema só está preparado para certidões com 100 anos. mas acabei de pegar uma certidão de 1909 sem problemas.

• @brunadvduarte Só pra constar, acabei de utilizar o civil online para pedir mais uma certidão . tentei a varias vezes de madrugada e realmente estava fora, normalizou agora pela manhã

• brunadvduartebrunadvduarte Member
    editado August 2021

Oi, Lucas, obrigada pelo seu comentário! Realmente abriu aqui agora! Vou tentar fazer conforme falou, mas eu eu tô meio perdida em tudo ainda… preenchendo essas infos no site eu conseguiria obter a certidão de nascimento da minha bisavó pra valer mesmo?

• @brunadvduarte então é assim que funciona, certidões com mais de 100 anos são encontradas pelo arquivo distrital, por exemplo: eu pedi 2 certidões certificadas ao arquivo distrital de Viseu, pois eram de 1890/91. Entretanto tinha uma outra certidão que o arquivo não tinha, pois ela se encontrava ainda na conservatória... aí que entra o civil online(a certidão é de 1909). como ela temais de 100 anos fiz o pedido dizendo que era de 1922, só pra burlar o sistema e no quadro de observações escrevi a data certa e coloquei o link de onde eu achei a certidão. Deu tudo certo, em menos de 48 horas a certidão estava digitalizada e me deram um código de acesso.

entrega do código de acesso a qualquer entidade pública ou privada, equivale para todos os efeitos legais, à entrega de uma certidão do assento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.