via Portugal

Olá pessoal, dei uma boa pesquisada no fórum e já tive muitas dúvidas esclarecidas. Agradeço a todos os postadores desde já! É ótimo saber que sempre tem gente disposta a ajudar os outros sem pedir nada em troca! parabéns a todos!

Eu ia dar início a minha cidadania (atribuição) hoje pelo consulado de Porto Alegre mas quase me joguei pela janela quando a mulher me disse que estava demorando de um ano a um ano e meio para a bendita ficar pronta e o BI está demorando em torno de 2-3 meses.

Tenho, como 98% dos membros :), muita urgência nesta cidadania e pesquisando no fórum descobri que é possível encaminhar a cidadania por Portugal.
Agora as minhas dúvidas:

1- Li em um tópico, mas para confirmar: enviar a documentação pelo correio e entregá-la pessoalmente em Portugal não tem diferença de tempo, não é? Eu estaria disposto a ir pra lá, alguém aconselharia? seria necessário?

2 - A minha certidão de nascimento deve ser de inteiro teor, porém eu não possuo nenhuma alteração nem averbamentos e me disseram num cartório que uma certidão de inteiro teor deve ter uma autorização de um tal juiz lá. Achei estranho, pois a cidadania do meu pai e tio foram feitas com uma 2a via normal. Para confirmar fui ao consulado e a mulher reafirmou que uma 2a. via normal, no caso de não existir nada averbado, funcionaria. Pergunto isso porque já tenho essa 2a. via fresquinha autenticada por Brasília e gostaria de aproveitá-la.

3 - A famosa pergunta que serve pra dar moral ao requerente: com relação ao tempo de espera, quanto que está demorando fazendo a atribuição lá por Portugal? Em 2 meses acham que sai? e pelo consulado (Porto Alegre) alguém sabe?

4 - É possível entrar em Portugal com a certidão de nascimento portuguesa (a imigração aceita?) para fazer o BI por lá mesmo? quanto demora mais ou menos? uma semana?

5 - Precisa comer bacalhau pra ser Português???

Valeu mesmo!!!
Abraços

Comentários

  • 1- Li em um tópico, mas para confirmar: enviar a documentação pelo correio e entregá-la pessoalmente em Portugal não tem diferença de tempo, não é? Eu estaria disposto a ir pra lá, alguém aconselharia? seria necessário?

    R.Nao aconselho a ir pra Portugal, faca pelo correio!

    2 - A minha certidão de nascimento deve ser de inteiro teor, porém eu não possuo nenhuma alteração nem averbamentos e me disseram num cartório que uma certidão de inteiro teor deve ter uma autorização de um tal juiz lá. Achei estranho, pois a cidadania do meu pai e tio foram feitas com uma 2a via normal. Para confirmar fui ao consulado e a mulher reafirmou que uma 2a. via normal, no caso de não existir nada averbado, funcionaria. Pergunto isso porque já tenho essa 2a. via fresquinha autenticada por Brasília e gostaria de aproveitá-la.

    R. Sim sua certidao deve ser de inteiro teor! Com ou sem alteracoes ela devera ser de inteiro teor.Tu es de Porto alegre? eu tb sou! entao te prepara para a super burocracia do nosso estado!Para se conseguir a tua certidao de inteiro teor , tu tens q ter autorizacao judicial, acredita?? isso mesmo!! vai ali no foro central q eles te informam como proceder, mas nao te assusta , pq sai em alguns dias!



    3 - A famosa pergunta que serve pra dar moral ao requerente: com relação ao tempo de espera, quanto que está demorando fazendo a atribuição lá por Portugal? Em 2 meses acham que sai? e pelo consulado (Porto Alegre) alguém sabe?
    R sim 2 meses e o tempo maximo, pelo menos da minha familia, foi.quanto ao consulado, deita , pq sentando vai cansar!! Por acaso eh a Maria Joao que ainda esta no consulado de POA? eita mulher mal educada!!

    4 - É possível entrar em Portugal com a certidão de nascimento portuguesa (a imigração aceita?) para fazer o BI por lá mesmo? quanto demora mais ou menos? uma semana?

    R. Nao tenho certeza. Mas podes fazer assim: entra como Brasileiro e se complicarem contigo, mostra a certidao!
  • A ultima pergunta....

    5 - Precisa comer bacalhau pra ser Português???
    Independente de ser Portuguesa eu AMO bacalhau, tenho varias receitas
  • Valeu pela atenção Dani!!!
    Me diga outra coisa, tu fizeste todo teu processo por correio então? deu tudo certo?? boas notícias sempre animam a gurizada!

    Num outro tópico li que os documentos seriam:
    A - As certidões de nascimento do portugues c/ casamento averbado (no meu caso meu pai)
    B - Certidão de nascimento de inteiro teor (minha), autenticada no cartório, legalizada no Itamaraty e autenticada no consulado.
    C - Copias autenticadas de:RG,CPF,TITULO,PASSAPORTE(se tiver), depois autenticadas no consulado.
    D - Formulário de solicitação de atribuição Modelo 1C,


    1- No consulado eles pedem comprovante de residência, isso não precisa mandar pra portugal, ou precisa?
    2 - Essa autenticação no consulado é o tal do selo branco?
    3 - O xerox do passaporte é só da página da foto e número?
    4 - A minha mãe é brasileira, não precisa de nenhuma documentação dela?
    5 - Fora o Modelo C1 eu não preciso assinar mais nada?
    6 - O meu pai não precisa assinar nada nessa minha etapa?
    7 - Não teria nenhum documento a ser acrescentado à lista?

    Desculpem a fuzilada de perguntas, mas é impressionante como nessas situações sempre aparece um micro-detalhe que te empenha por 3 anos o processo, e dessa vez eu não posso deixar passar nada!


    Valeu!!!!!
  • Juliano

    O casamento do seu Pai está averbado?Se sim siga em frente com os passos abaixo,se não tem que averbar primeiro para vc poder dar entrada na sua atribuição.

    Para a sua atribuição vc vai precisar de:

    1- As certidões narrativas de nascimento do portugues(seu pai,vc pega no portal do cidadão)
    2- Certidão de nascimento de inteiro teor sua, autenticada no cartorio, legalizada no Itamaraty e autenticada no consulado(selo branco).
    3- Copias autenticadas de seus documentos:RG,CPF,TITULO,PASSAPORTE(se tiver), depois autenticadas no consulado.
    4-Formulario de solicitação de atribuição Modelo 1C, assinado na presença de funcionario do consulado e autenticado no consulado tambem.

    Do 1 a 4 são passos para vc virar Portugues e depois que o processo seu terminar é que vai ter que averbar o seu casamento(se for casado)ai pode dar entrada no BI e Passaporte.

    Espero que deu para dar uma esclarecida,qualquer duvida é so perguntar.
  • Juliano

    E quanto as perguntas ai vai:

    1-No consulado eles pedem comprovante de residência, isso não precisa mandar pra portugal, ou precisa?

    R: Não precisa,o consulado pede mais documentos do que direto com PT

    2 - Essa autenticação no consulado é o tal do selo branco?

    R: Sim

    3 - O xerox do passaporte é só da página da foto e número?

    R: Não sei ao certo mas creio que sim,logo alguém podera de falar sobre isso.

    4 - A minha mãe é brasileira, não precisa de nenhuma documentação dela?

    R:Se ainda não foi averbado o casamento( seu pai e sua mãe),vc precisara da Certidão de nascimento dela de inteiro teor e a Certidão de casamento.

    5 - Fora o Modelo C1 eu não preciso assinar mais nada?

    R: Não

    6 - O meu pai não precisa assinar nada nessa minha etapa?

    R: Não

    7 - Não teria nenhum documento a ser acrescentado à lista?

    R: Para atribuição creio que não,se alguém souber me corrija por favor.
  • Valeu Cláudia!!

    O casamento de meus pais já está averbado.
    Pelo jeito acho q vou amanhã lá pedir essa certidão de inteiro teor, tomara que não demore... Uma pena q eu não possa usar a segunda via que arrecém autentiquei no itamaraty :(

    Bom, dai eu mando tudo isso pra CRC em Lisboa e rezo, eh isso?
  • Oi Juliano

    Isso mesmo, depois é so encaminhar td para o CRC de Lisboa, e aguardar.
    Não esqueca de tirar uma copia do vale postal e mandar junto com os documentos, ou preencher no formulario C1 os dados do vale postal.
    Depois é so ir acompanhando pelo correio, para ver quando chega em Lisboa.
    Apos a chegada la, aguarde uns 15 dias, e ligue no CRC para saber como esta o processo, e para pegar o numero do mesmo.
    Ai é so ir acompanhando.

    Boa sorte.

    Ana
  • Ana

    Valeu pelas dicas e pelo apoio!!!

    Agora vou enfrentar o ciclone extra-tropical que tá passando aqui em poa e ir no fórum solicitar a certidão de inteiro teor.
    :)
  • Juliano e Dani

    Pelo sotaque tche, deves ser do sul guri, Bah...Que tal churrasco de bacalhau para animar a gurizada luso brasileira.
    Dani, quem disse que vc nao e portuguesa de origem derivada? Ta no sangue mana, nao fuja da raia.
    Foi bonita a festa Pa, fiquei contente, anda guardo remitente um perfume de jasmim...Chico Buarque
  • Isso aí Maestro

    Mas tem Portuga de tudo que é pelo do sul do norte e do meio!!! cada um do seu jeito mas todos com o sangue luso-brasuka!!
    Mas é isso que dá graça pra coisa, não é???
  • Selo branco

    Gurizada,
    Essa legalização do consulado, selo branco, pode ser feita em qualquer consulado ou somente no de SP???
  • Juliano

    Qual sua area de jurisdição?? no meu caso, como eu moro em Poços de Caldas, MG...a minha área de jurisdição é MINAS. então eu faço por BH, se a sua área de jurisdição for alguma cidade do Estado de São Paulo...aí você faz em SP...RJ, RS, SC ...e etc...você morando em São Paulo não pode fazer por Minas, nem vice-versa..e isso serve pra qualquer estado...
  • wes

    Moro em Porto Alegre, RS. Então deve ser por aqui mesmo!
    Valeu wes!!
  • juliano

    Oiii, o de Poa nao faz, pq nao tem poderes para isso, pq parece q tem q ser honorario o consulado ou nao honorario , nao tenho certeza.

    A unica coisa certa e q Poa nao faz! e pra fazer em SP reconhece firma do tabeliao de Poa e depois manda chancelar!! pelo q sei nao e so o de Sp q faz, de curitiba e RJ tb faz! mas o de POA nao faz!
  • E agora??

    Vou ligar pro consulado daqui pra perguntar, mas quero perguntar a coisa certa.
    Quem tem certeza de como se chama o processo: legalizar, autenticar, chancelar, tascá o selo branco ou tanto faz?
    como eu não entendo nada desta nomenclatura... Talvez elas tenham diferença.

    A moral desta etapa, seja lá como ela se chame, é de grantir ao CRC de Portugal que os documentos tenham validade, não é?
  • Juliano

    Aqui no consulado do Rio, eles camanm de autenticar.Abraços.
  • oii juliano, em todas as certidoes q mandei veio atras um selo ( que nao e branco) assinado pelo chanceler!

    Na epoca que fiz as certidoes isso faz uns tres meses, tinha que ser em um consulado que tivesse chanceler! mas agora nao sei entao se mudou...
  • Hã?? como assim Dani?? não entendi isso muito bem..nos meus documentos vieram com um selo branco em alto relevo, reconhecido firma da assinatura da mulher do cartório, que reconheceu firma em todos os documentos...
  • Wes

    sim atras da certidao vai um selo com o chanceler reconhecendo a assinatura da pessoa do cartorio. Quyanto ao selo em alto relevo, na minha certidao tinha 2 um deles deve ser do consulado!
  • bom, acho que o meu ta tudo certo..como diz Maestro Alex e o Paulo...vou deixar nas mãos de Deus.
    já foi enviado...e em breve serei o mais novo Portuga!! hehe

    Obrigado Dani
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.