Como deve ser sinalizada a separação para atribuição de cidadania para neto de portugues

Pessoal, tenho uma dúvida:

Minha mãe é neta de portugues (já temos todos os documentos) porém ela se separou do meu pai e voltou para o nome original.

Vamos fazer o processo de pedido de cidadania dela agora e não sei o que devo fazer, quais documentos enviar com relação a separação dela. Não sei se tenho que fazer algum processo paralelo.

Alguém conseguiria me ajudar nesse ponto?

Muito obrigada desde já!

Comentários

  • @AudreyR , para o processo de cidadania não precisa de nada a respeito da separação!!!

    Se ela tem o RG com o mesmo nome de solteira, nem precisa mandar a certidão de casamento para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.

  • @Leticialele me recomendaram enviar ela como casada ainda, já que portugal não conhece o processo de separação apenas o divórcio. está correto? nesse caso também preciso transcrever o casamento no consulado?

  • @AudreyR ,


    Sua mãe ainda não tem a cidadania portuguesa, portanto não há o que se transcrever em relação ao estado civil dela.


    O envio da certidão de casamento é apenas para mostrar que o nome que aparece no RG é diferente do nome de nascimento dela.


    Mas se ela já tem um RG atual com o nome de solteira que usa desde a separação, nesse caso nem precisa enviar a certidão de nascimento.

  • @AudreyR , o @eduardo_augusto está correto. Só acho que ele quis dizer que não precisa enviar a certidão de casamento!

    A certidão de nascimento da requerente é de apresentação obrigatória, por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • @AudreyR e @Leticialele


    Isso, no ultimo paragrafo quis dizer certidao de casamento.


    A de nascimento é obrigatória.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.