Não encontro a certidão de nascimento da minha avó brasileira.

Olá!

Meu avô era portugues e minha avó brasileira.

Existe alguma alternativa caso eu não encontre a certidão de nascimento da minha avó? Do meu avô, já tenho.

Segundo a certidão de casamento, ela nasceu em Piracicaba em 1887, já óbito em 1884, entrei em contato com o cartório mais antigo, e recebi a seguinte resposta:

"Este 1º subdistrito iniciou em 1889, juntamente com a república. Portanto, pesquisamos no período de 1889 e 1890 e não localizamos o nascimento solicitado"

Minha avó chama Maria Thereza Camargo, filha de Leopoldo Augusto Camargo e Maria Franco Camargo.

Desde já agradeço!

Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @Flaviah você tentou procurar a certidão de baptismo dela?

    É possível que ela tenha somente o batismo, pois nasceu antes de 1889, mas também é possível que ela tenha sido registrada mais tarde, para se casar, o que demandaria uma busca entre o nascimento e o casamento

  • Bom dia, @gsilvestre!

    Mais uma vez venho para este fórum pedir ajuda. Consegui descobrir todas as certidões dos meus antecedentes em arquivos de imagens dos livros. Estou encontrando problema agora com a parte física de tudo isso. Muita dificuldade com o cartório do Tanque, onde imaginei que deveria estar todas as certidões, visto que são emitidas em anos diversos, mas sempre com a informação de 12ª Circunscrição, 6ª zona de Registro Civil de Pessoas Naturais Freguesias de Irajá e Jacarepaguá. Quando muito antiga, 13ª pretoria.

    Por exemplo: A certidão de casamento dos meus avós datada de 1915 na 13ª Pretoria foi encontrada no cartório, já a certidão de nascimento da minha avó datada de 1895 na 13ª pretoria não foi encontrada.

    A pessoa responsável para atendimento por email, visto que não moro no Rio, é o Sr. Adilson, sinto que ele não tem interesse em me atender apesar de repassar para ele todos os dados por escrito além das imagens dos livros com a capa, o termo de abertura e a página com a imagem do registro.

    Não sei mais o que fazer, visto que no momento a dificuldade de circular pelo Rio devido a pandemia é imensa, além de, como falei anteriormente, não moro no Rio.

    Existe algum profissional que possa contratar para realizar esse serviço? Alguma indicação?

  • @ILCIANE_RODRIGUES ish, vou marcar a @Leticialele para ver se ela consegue te dar alguma sugestão, pois ela que é entendida dessas mudanças de cartórios do RJ

  • @ILCIANE_RODRIGUES , a 13ª Circunscrição em 1895 é o atual 11º RCPN - Av. Dom Hélder Câmara, 6776 - Pilares, Rio de Janeiro - RJ, 20751-002

    Tel: 21 2269 - 8672

  • Olá, @Leticialele !

    Muito bom te conhecer. Talvez você seja a minha salvação! As várias gerações da minha família nasceram e morreram num mesmo bairro e suas documentações eram registradas em um mesmo cartório, mas parece que houve um problema com esse cartório e seus livros foram "espalhados" o que está me dificultando muito para solicitá-los, além da dificuldade de não morar mais no Rio. Vou colocar a seguir as informações que possuo das certidões que preciso e, se você puder me ajudar serei muito grata.

    ANTONIO RODRIGUES - Certidão de ÓBITO 

    Sexta Zona do RCPN - 12a circunscrição - Freguesia de Irajá - Óbito: 06/07/1970 - Emissão: 07/07/1970

    JULIA AUGUSTA RODRIGUES - Certidão de ÓBITO 

    Sexta Zona do RCPN - 12a circunscrição - Freguesias de Irajá e Jacarepaguá - Óbito: 20/03/1978 - Emissão: 21/03/1978

    MARLI AUGUSTA RODRIGUES - Certidão de NASCIMENTO 

    Sexta Zona do RCPN - 12a circunscrição - Freguesia de Irajá - Nascimento: 30/11/1942 - Emissão: 13/12/1942

  • @ILCIANE_RODRIGUES , a partir de 2012, a 12ª Circunscrição, em 1942 , 1970 e 1978 - 11º RCPN

    Todas as certidões podem ser solicitadas no mesmo lugar.

    11º RCPN - Av. Dom Hélder Câmara, 6776 - Pilares, Rio de Janeiro - RJ, 20751-002

    Tel: 21 2269 - 8672

  • Olá, @Leticialele !

    Consegui encontrar a certidão de nascimento da minha mãe MARLI AUGUSTA RODRIGUES - Sexta Zona do RCPN - 12a circunscrição - Freguesia de Irajá - Nascimento: 30/11/1942 - Emissão: 13/12/1942, no CARTÓRIO DE CASCADURA.

    11ª Circunscrição Sucursal Cascadura

    • Endereço: Rua Sidônio Paes, 38 - Sala 201 - Loja A""
    • CEP: 21350030
    • Bairro: Cascadura
    • Cidade: Rio de Janeiro
    • Estado: RJ
    • Telefone do Cartório: (0xx21) 2289-6179

    Ainda na procura das certidões de óbito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.